segunda-feira, março 01, 2010

Fábula e História


Por razões que se prendem com o processo eleitoral no Vitória tenho,nos últimos dias,acompanhado um pouco mais á distância as directas no PSD.
Não tão longe que não consiga ter uma opinião, muito pessoal e falível como é óbvio,sobre o actual estado das coisas.
Creio,para começar pela análise mais fácil,que Aguiar Branco não tem qualquer hipótese de vencer ou sequer de ficar em segundo lugar nesta eleição.
Não tem "máquina",não tem apoios no terreno,não entusiasma ninguém.
Irá até ao fim,o que compreendo no plano da honra pessoal,mas o destino está traçado.
Paulo Rangel,pese embora todas as contradições de que se revestiu o seu processo de candidatura (Aguiar Branco que o diga...), parece-me claramente um candidato em ascensão.
Tem "máquina", está a ganhar adesões em vários pontos do país (algumas até bem surpreendentes) e a aura de ter ganho as europeias.
É certo que com um resultado fraquinho,face ao estado do PS e ao inenarrável Vital Moreira,mas ...vitorioso.
Se no congresso de Mafra conseguir uma prestação bem sucedida, o que é provável face ao seu estilo de discurso,poderá cavalgar a onda nos quinze dias finais de campanha.
Pedro Passos Coelho, o grande favorito, tinha até há pouco um desafio importante: ganhar com mais de 50% para não experimentar as fragilidades de uma liderança sufragada por menos de metade dos eleitores.
Hoje o desafio aumentou.
Agora é mesmo o ganhar que pode estar em causa.
Porque para além do crescimento,esperado apesar de tudo, de Rangel surgiu um novo problema.
A Madeira.
Problema aliás desnecessário e bem evitável.
"Comprar" uma guerra com Alberto João Jardim nesta altura do campeonato,e sabendo-se das especificidades dos ficheiros eleitorais do PSD/Madeira,pode ser um verdadeiro "hara quiri" político.
Porque para o "veneno" de uma votação massiva na Madeira não há "antídoto" no Continente por maior que seja o empenho de algumas distritais.
Ainda por cima quando se fica com a sensação de que a campanha no terreno,que não nas livrarias que essa tem corrido bem,está lenta no arranque e indefinida nalgumas opções.
Creio que se as eleições fossem hoje a vitória,apesar dos óbices referidos,não fugiria a Pedro Passos Coelho com um resultado claro.
A 26 de Março,com um congresso envolto em neblinas pelo meio, é legitimo que se instalem algumas interrogações.
Pessoalmente acredito que Pedro Passos Coelho continua a ser favorito.
Mas terá de fazer mais por isso!
Depois Falamos

9 comentários:

pirandello disse...

Meu caro Luis Cirilo, tive oportunidade de manifestar com desagrado no seu blog o post do pinguim. Manifestei-me porque considero que quando se vai para o lado pessoal da coisa significa que de facto já não há nada para pegar. Muitos outros tem ido por aí e não se tem dado bem. Da minha parte já serviu para eu decidir em quem não vou votar dia 26. Este tipo de argumentação também explica porque que é que boa gente não queria o congresso. É uma massada ter que dizer alguma coisa de sustentável. Fique bem.

rei dolce disse...

Caro Dr.Cirilo,

para além do diagnostico que fez, gostava de saber para quem vai o seu apoio.

Eu, como no passado vou apoiar Pedro Passos Coelho.
E tenho a ceteza de uma coisa, se PPC tivese ganho em 2008, o resultado eleitoral do PSD seria sem duvida bem diferente, para melhor claro.
Quanto a Rangel, gosto dele, do seu discurso, do estilo argumentativo, mas sinceramente, julgo que não é o tempo dele.

Cumprimentos

luis cirilo disse...

Caro Pirandello.
As conclusoes,que respeito,sao suas mas nos meus posts nada existe de pessoal.
Contra ninguem.
Quanto ao congresso sempre escrevi que me parecia uma boa ideia.
Caro rei dolce.
Penso que daquilo que escrevo se pode concluir que apoio a candidatura de Pedro Passos Coelho.
Considerando que Paulo Rangel sera um nome a ter em conta no futuro.
Em 2008 apoiei Pedro Santana Lopes.
Creio que se ele ou PPC tivessem ganho Portugal e o PSD estariam bem melhor.

mil disse...

Quanto ao 1º parágrafo -já tínhamos notado...

Realmente os 'croquetes' apostaram numa cara não demasiado conhecida para poder enganar o eleitorado. Depois da arrogância de 37%, produzir os 'belos' resultados que vimos..., nenhum tinha mais de 20% -e era preciso pagar os 25 'aérios'.

Rangel pode ter qualidades pessoais, mas para mim a história da ficha pré-datada, é de morte. como os diplomas (há 2 versões-pelo menos) do Sócrates. Uma pessoa que diz que se filiou e depois não paga quotas, nem participa em N actos eleitorais... -no more comments.

Quanto à «guerra» com AJJ foi muito pouco pensado, ou não? Agora claro que já não tem interesse prático, mas ficou a mágoa. E AJJ não esqueceu -ainda ontem disse.

PPC é o menos mau. Se certos 'passarões' não se tivessem colado, seria perfeito. Estou a falar de bípedes de Lisboa, que participaram neste suicídio da CPN e agora dizem que não estiveram lá. Mafiosos como são, não gosto. Não gosto mesmo nada. De apoiante do Preto para apoiantes da irmã? Tirem-me desse filme!

Por isso vou votar PP
C. Deus livre o partido de ele não ganhar, mas quando ganhar, irá ter a cãzoada à perna. Já sabemmos como funcionam -se ganham:

-calem-se todos que nós somos os donos disto;
-se perdem rosnam e ameaçam até à exaustão de quem lá estiver.
´
É a democracia do croquete. Gémea da socialista...

luis cirilo disse...

Caro Mil.
Na minha modesta opiniao creio que PPC tem todas as possibilidades de ganhar.
Desde que as coisas sejam bem feitas e nao se cometam erros que estiveram na origem de insucessos de outros lideres.
Saber escolher as equipas e fundamental.
Ter consciencia de que nem todos os gatos cabem no mesmo saco tambem.
E fazer uma campanha de grande proximidade com os militantes pode ser meio caminho andado.
A ver vamos

Observador disse...

Estou a ver que por aqui os amigos do Ken têm muita presença.
O que não percebem é que a candidatura de Paulo Rangel tem vindo em crescendo pois o candidato tem conteudo ao contrário de outros que não passam de marionetes de interesses obscuros.
Em qualquer dos casos a posição de Luis Cirilo é muito equilibrada e registo que tem vindo a perceber os sinais que por todo o lado surgem do entusiasmo com uma candidatura de ruptura assumida.

luis cirilo disse...

Caro Observador.
Apenas constato o que se vai passando.
Longe de partilhar as teses quanto aos interesses obscuros e tendo alguma dificuldade em perceber como ]e que Rangel pode protonizar rupturas quanto esteve sempre ao lado das estrategias que nos levaram a este estado.
Mas aguardo pela campanha para tentar perceber

Rui Miguel Ribeiro disse...

Confesso que já estou por tudo. Não há um candidato que me entusiasme e nenhum me parece capaz de dar rumo ao PSD e um rumo que seja correcto.
Espero um desfiar de lugares comuns e um desfilar de apoios interesseiros e depois... a ineficácia e vacuidade do costume...

luis cirilo disse...

Caro Rui.
Espero que estejas enganado.
Porque a margem de erro ja e pequena