terça-feira, dezembro 01, 2009

Pavilhão do Inatel

A propósito do post sobre Manuel Machado o habitual leitor e amigo Lourenço Lima referiu ,com todo o propósito, o Pavilhão do Inatel de Guimarães que durante décadas foi a verdadeira academia do desporto vimaranense.
Muito em especial do andebol e voleibol praticado por diversos clubes do concelho.
Num tempo (anos 70 e 80) em que não havia a variedade de infraestruturas desportivas que hoje existe era lá que "desaguavam" vários clubes para realizarem os seus treinos e jogos das duas modalidades referidas.
Creio que seria o pavilhão com maior taxa de ocupação do país dado que seis dias por semana (ao domingo era dia de descanso...ás vezes !), de manhã á noite, estava permanentemente ocupado.
Treinos,jogos,desporto escolar.
Por vezes,muitas vezes,o recinto tinha de ser dividido em três partes com umas cortinas para poderem treinar em simultâneo várias equipas tal a carência de espaços que então se vivia.
Por lá passaram gerações e gerações de desportistas vimaranenses.
Lá se realizaram grandes jogos(até da selecção nacional de andebol),por lá passaram grandes atletas,lá se viveram tardes e noites inolvidáveis.
Especialmente,perdoem-me os outros,com o andebol do DFH e o voleibol feminino do Vitória.
Era comum,para a minha geração,passar as tardes de sábado no pavilhão (entremeadas com o lanche no Meia Noite) a ver jogos de várias competições e escalões etários de formação e lá regressar no pós jantar para ver jogos do DFH ou do Vitória no escalão sénior.
Como não recordar com enorme prazer esses tempos ?
Ou o "eterno" , e eficientissimo, funcionário do pavilhão o sr António ?
E as suas inolvidáveis "Laranjinas C ".
O tempo passou.
O Fermentões, o DFH, o Vitória, construiram os seus pavilhões e o velhinho Inatel desapareceu do mapa das competições.
Fruto da falta de manutenção, e dos impasses em que somos pródigos ,esteve muitos anos com a bancada interdita por questões de segurança.
Apenas o terreno de jogo podia ser utilizado.
Felizmente foi agora recuperado e está novamente em condições de utilização plena.
Ainda bem.
Porque faz parte da História do desporto em Guimarães.
E quem lá jogou muitas e muitas vezes sente isso de forma particular.
Depois Falamos

5 comentários:

Sangue Vitoriano disse...

O Inatel foi de facto a catedral do desporto amador vimaranense !
Grandes jogos e não só nacionais, lá se ralizaram, e foi desse espaço que sairam grandes atletas de várias modalidades.
Lembro-me de ser considerado -o melhor piso do país- o que enchia de orgulho todos os vimaranenses.
Ainda bem que foi recuperado, sendo uma mais-valia para o desporto de Guimarães, que tem dede já bons espaços desportivos.
Espero pelo 1º jogo a sério naquele recinto, para poder reviver o passado...

luis cirilo disse...

Caro Sangue Vitoriano:
Inteiramente de acordo.
É seria giro,um dia,organizar lá alguns jogos de "velhas guardas" dos clubes que durante anos fizeram dele a sua casa.
Era uma forma bonita de relembrar o passado.

Anónimo disse...

Infelizmente o relógio do tempo não pára, e a dinâmica referida não regressará.
De certa forma tenho pena, mas é facto que hoje em dia, os exíguos 800 liuaes do pavilhão do INATEL seriam insuficientes

lourenço lima disse...

Que anos maravilhosos para o desporto vitoriano. Como me lembro dos jogos de andebol do Vitória, do Académico de Guimarães,do Fermentões.
Quem não se lembra do Lazáro Nunes a guarda-redes do Vitória. Ainda no Vitória o Manuel Machado, o Mizé, o Abreu, Abertino. No Fermentões o Domingos Nunes, o Ricardo Paredes, o Reis. No DFH o Tété, o Peixoto, Gualberto, Correia, Alfredo Xavier, Xico Zé e mais tarde as roscas do Dimitriv Nicolov, o melhor jogador de andebol que passou por Guimarães.
No volei o Filipe Guimarães, José Mesquita, Qurubim, Rola, Prof. José Dias, Laurentino Dias, Romano no DFH e Ivone, Guilhermina Rodrigues, Laura, Olga, Isabel Oliveira etc. no Vitória. Todas estas personalidades passaram pelo velhinho Inatel. Todos eles tiveram sempre de conviver com o exigentissimo sr. António, Dª Conceição, Dª Glória e sr. Machado.
Caro Sangue Vitoriano, o Pavilhão da Inatel para além de ter o melhor piso a nível nacional, o que é verdade, era um pavilhão limpo, com uma gestão organizada por estes funcionários que acima referi. Como refere no seu artigo, os anos 70 e 80, foram anos de ouro para o desporto vimaranense. Conquistaram-se alguns titulos, mas mais importante do que isso, formaram-se muitos homens e muitas mulheres.
Parabéns e obrigado por este artigo, pois fez-me voltar vinte anos atrás da minha vida.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tudo tem o seu tempo é claro.
E hoje existem em Guimarães pavilhões bem melhores.
Vitória,DFH,Multiusos.
Mas o Inatel ainda pode ter imensa utilidade.
Caro Lourenço Lima:
A que poderiamos acrescentar Almor Vaz,Zé Sampaio,Dinis Monteiro,Jorge Pena(infelizmente ja falecido) Zequinha Martins Fernandes,Sidónio Silva,Palmira Castro,Luis Marta e tantos outros que nos proporcionaram grandes momentos de andebol e voleibol ao longo dos anos.
É um tempo que não volta.
Mas que deixa uma saudade imensa