quarta-feira, dezembro 02, 2009

O Sorteio e a Sorte

Sexta feira são sorteados os grupos para o Mundial de futebol e Portugal ficará a saber a sua sorte.
Uma coisa já sabe: Não será cabeça de série!
Fica no quarto pote (onde estão França,Holanda,etc) e á partida terá boas hipóteses de passar á fase seguinte dado o escalonamento dos restantes países nos potes respectivos.
No 1 estão os cabeças de série.
No 2 os apurados de Ásia,Oceania e América do Norte.
No 3 os de África e América do Sul.
Claro que um sorteio é um sorteio e não se pode escolher.
É também verdade que aquilo que ás vezes parece bom (Marrocos 1986 ou Estados Unidos 2002) acaba por se tornar num pesadelo.
Sendo que o inverso também acontece.
Assim sendo, e num mero exercício especulativo,vou alinhavar as minhas preferências.
Para cabeça de série do grupo de Portugal gostava que nos saísse o Brasil!
Teoricamente a África do Sul é o mais acessível dos cabeças de série mas enquanto me lembrar como a Coreia do Sul foi levada ao colo em 2002 acho que os países organizadores são má companhia.
E o Brasil é um bom desafio.
Depois do segundo pote gostava da Coreia do Norte.
Temos um velha tradição positiva e parece-me um país futebolisticamente muito incipiente.
O pote 3 encerra vários perigos.
Paraguai, Nigéria,Camarões,Uruguai.
Optaria pela Argélia.
E assim ficaria um belo grupo: Brasil,Portugal,Coreia do Norte e Argélia.
É uma vontade e um palpite.
Sexta feira saberemos.
Depois Falamos

6 comentários:

Vimaranes disse...

Eu apostaria num grupo constituído por: África do Sul, Nova Zelândia, Argélia e Portugal. O meu grande "medo" estará no pote 3 e claro nos cabeças de série, Brasil e Espanha.

CASCAVEL disse...

Meu caro Luis Cirilo,
A Holanda, ao contrário do que refere, não foi colocada no pote de Portugal. É cabeça de série.
Se me permite vou "alinhar" nesse exercício especulativo de tentar encontrar o grupo que serve melhor os interesses Lusos.
O "meu" grupo seria Portugal, Africa do Sul, Argélia e Nova Zelandia.
Se é verdade que as equipas da casa são muito favorecidas nestas competições (a Coreia em 2002 foi um caso flagrante), parece-me que isso acontece mais nas fases adiantadas das competições.
Aí, com os jogos a eliminar, é que os "escândalos" são maiores.
E o Brasil é sempre muitissimo forte, como o serão os demais cabeças de série, com excepção da equipa da casa.
No pote 2 escolhia a Nova Zelandia que tem a vantagem, por comparação com a Coreia do Norte, de ser uma equipa mais conhecida ou, se preferir, menos conhecida.
Os Coreanos do Norte, como tudo o que tem que ver com aquele país ditatorial, chegarão ao Mundial como uns perfeitos desconhecidos, o que pode causar alguma surpresa para os adversários.
No pote 3 a "escolha" da Argélia, face às alternativas (Costa Marfim, Paraguai, Gana, Nigéria...), parece-me consensual.
De qualquer forma, como bem referiu o Carlos Godinho, o importante é estar presente no Mundial.
E eu acredito que mais uma vez vámos estar presentes na competição a um nível altissimo.

luis cirilo disse...

Caro Vimaranes:
Também não estava mal.
Embora nao me agrade jogar com o país organizador.
Caro Cascavel:
Nesta fase tudo é especulativo.
Amanha teremos certezas.
è verdade que a Holanda é cabeça de série. E não me desagradaria como adversário.
Quem não queria mesmo era Espanha e Itália.

Miguel Salazar disse...

Luís Cirilo, gostei desta tua proposta de exercício !
Por isso, aqui vai...
Não desdenharia qualquer uma das vossas três apostas (LC, Vimaranes e Cascavel). A bem dizer, até nem me importaria de apanhar o pior grupo que nos poderia eventualmente calhar (eg Espanha, México e Camarões), porque as nossas melhores prestações estão sempre ligadas a grupos "impossíveis". Não se lembram de um grupo Portugal-Roménia-Inglaterra-Alemanha? Querem grupo mais difícil do que este no Euro'2000? E ficamos em primeiro, só com vitórias, portanto... venha quem vier. O nosso problema seria "la bête noire", ou melhor "bleue", mas como essa não pode sair...
Portanto, não quero nenhum em particular, mas a minha aposta é...
Argentina-NovaZelândia-Uruguai

Miguel Salazar disse...

Uuups!...
Afinal, a Argentina e o Uruguai não podem ficar no mesmo grupo.
Assim sendo... correcção:
Argentina, Nova Zelãndia, Costa Marfim
Vendo bem, ainda gosto mais!...

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Agora já sabemos.
E é um grupo acessivel.