quinta-feira, novembro 19, 2009

Lá Vamos !


E tudo está bem quando acaba bem!
Diz o povo e é verdade.
O acabar bem,neste caso do apuramento de Portugal para o mundial da Africa do Sul, deu um bocado de trabalho mas as coisas lá acabaram por se resolver da melhor forma.
Vamos disputar consecutivamente a sexta grande prova internacional (três mundiais e três europeus),desde o ano 2000, o que me parece um feito assinalável para um futebol com a dimensão do nosso.
No fundo foi esta a rentabilidade da famosa "geração de ouro" iniciada em 1989 e que durante vinte anos deu a Portugal os seus melhores resultados internacionais a nivel de selecções.
Hoje dessa geração já não resta ninguém na equipa de todos nós mas também ninguém duvidará que a atual selecção,até pelo convivio entre gerações,bebeu muito dos ensinamentos e da postura competitiva e profissinal desse inesquecivel grupo de grandes jogadores que teve Figo como expoente máximo.
Foi uma apuramento desnecessáriamente sofrido,muito por força de três resultados caseiros (Dinamarca,Albânia,Malta)inesperadamente maus,mas que permitiu revelar que a equipa tinha carácter e ânimo suficientes para enfrentar as adversidades.
Ontem,num jogo dificil fora das quatro linhas,Portugal deu a aresposta adequada e concluiu com brilhantismo uma fase de apuramento em que teve de disputar doze jogos.
Perdendo um,empatando quatro e ganhando sete.
Melhor do que parece á primeira vista.
Agora é preciso preparar bem o Mundial.
E esperar,embora sem nada poder fazer quanto a isso,que as lesões poupem os nossos jogadores.
Felizmente o mais dificil está feito.
E em 2010 lá estaremos,uma vez mais,entre os melhores.
Depois Falamos

7 comentários:

cb disse...

Caro Luis Cirilo com trabalho tem outro sabor.
Até pelo facto de nos mostrar com mais clareza os pontos menos bons, e que, em principio, nos ajudará a resolve-los de uma forma ´melhor`, digo eu.
Essa ´gereção de ouro` teve como ´pai` o actual timoneiro, Carlos Queiroz, que nunca chegou a tirar verdadeiramente proveito dos ´filhos` que ´criou`.
Segundo ele devido á ´merda` existente em detreminados pontos do futebol nacional, espero muito que já tenha sido limpa.
No entanto, muitos nunca lhe perdoarão como atesta o facto de alguma imprensa ter dado como perdido o apuramento aquando do jogo com a Suécia(e agora engolir um sapo do tamanho da Africa do Sul, mas isso pouco os importa), mais concretamente essa ´referencia` jornalistica nacional que dá pelo nome de Ojogo( que pena ter os dias contados, que chatice).
Falta realmente um ´boss` dentro do campo(Ronaldo muito advertising, Simão muito ´snob`), com a estaleca do Figo, mas não há, ou CQ terá que descobrir um.
O apuramento foi desnecessariamente sofrido tambem muito por culpa de umas arbitragens menos boas que nos sonegaram uns penaltisitos que nos poderiam dar pontos para um primeiro lugar, mas quis o destino que assim fosse e assim tambem esta bem, porque acabou bem, senão...já ninguem se lembrava desses penaltis e da constante porrada a que determinados jogadores nacionais estão sujeitos.
Agora prepare-se a ´coisa` a sério, porque de Saltillos e Coreias estamos nós pela ponta dos cabelos.
Até porque esta ´gente` não vai para lá de borla, por isso...

CASCAVEL disse...

E vámos merecidamente.
Este conjunto de jogadores demonstrou, quando tal foi absolutamente necessário, uma capacidade, vontade e querer mais do que suficientes para merecer estar presente na fase final daquela que é, indiscutivelmente, a grande montra do futebol Mundial.
Necessário agora se torna, para que a representação seja ao nível das anteriores, que a competição seja bem preparada e que a sorte, que nesta recta final do apuramento (finalmente) nos sorriu, nos continue a acompanhar.
E quem tem, Ronaldo, Deco, Pepe, R. Carvalho, Nani, P. Mendes, B. Alves, Meireles e tantos outros, só pode sonhar com um grande Mundial.
Para o titulo parece-me demasiado (Brasil, Espanha, Inglaterra, Alemanha e Itália serão, na minha opinião, os mais fortes candidatos), mas penso que um lugar de destaque (quartos ou mesmo meias-finais) estára perfeitamente ao nosso alcance.
Oxalá a sorte nos acompanhe, que penso que o talento dos jogadores e a argúcia dos técnicos farão a "sua parte".
E o meio milhão de emigrantes Portugueses que vivem na Africa do Sul bem merecem uma prestação de grande nível da Selecção Nacional de Futebol no Mundial 2010.

Anónimo disse...

a bem dizer o resultado com Malta não foi assim tão mau
Afinal foram 4-0

Anónimo disse...

Foi de facto um jogo muito sofrido, mas mais pelos golos que se desperdiçaram do que própriamente do adversário. Saliento em minha opinião, a lição táctica do Prof.na segunda parte em que os Bósnios ficaram surpreendidos, com a audácia dos nossos jogadores.Estou convencido, que,se assim não jogássemos,seria um desastre. Esperemos que na África do Sul as coisas corram bem melhores.Cps S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro cb:
Estou de acordo com a sua análise.
Muito em especial em relação ás criticas negativas de alguma comunicação social e aos constantes erros de arbitragem que andam um bocado esquecidos.
Agora essencail é,de facto,preparar bem o Mundial.
E escolher muito bem os seleccionados.
Independentemente das pressões de clubes,empresários,imprensa ou marcas desportivas.
Se pensarmos que aos escolhidos para o play off ainda se podem juntar Ronaldo,Pedro Mendes,Bosingwa,Danny,Quaresma,Maniche(surpreendeu-me a sua ausência nos ultimos jogos)Fernando Meira e mais um ou outro jogador que faça uma boa Liga creio existirem razões para um optimismo moderado.
Claro que falta um lider.
E um ponta de lança.
Compete a Queiroz encontrar soluções.
Caro Cascavel:
De facto,bem á portuguesa,no momento da aflição os jogadores souberam estar á altura.
Quanto ao mundial,e tendo até em atenção a comunidade portuguesa,espero que possamos fazer uma grande prova.
Para o titulo é que me parece muito dificil.
Porque falta um suplemento de classe a esta equipa num ou noutro sector.
Se por milagre de engenbharia genética fosse possivel fazer com que Vitor Baia,Rui Costa,Pauleta e Figo tivessem outra vez 25 anos(!!!) então não duvido que seriamos o principal candidato.
E se o lilagre se estendesse a Eusébio...
Caro Anónimo:
Tem toda a razão.Onde escrevi Malta devia ter escrito Suécia.
Caro S.Guimarães:
De facto dentro das 4 linhas foi bem menos dificil do que se esperava.
E creio que Carlos Queiroz preparou muito bem a equipa.
E,como refere,falhamos muitos golos que dariam ao resultado o colorido que o público bósnio bem fez por" merecer"

Ricardo Campos disse...

Olá Luis.
Não com a sua cadência, mas lá vou fazendo posts.
Sobre este tema:
http://ricardoseabracampos.blogspot.com/2009/11/podemos-sonhar.html

Um abraço,
Ricardo.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Então sonhemos...