quinta-feira, agosto 09, 2007

Marcha Desafinada


A marcha gualteriana e o Vitória são duas das maiores instituições de Guimarães.
Que muito dizem a todos os vimaranenses e não só como é habitual dizer-se.
Natural,pois,que o clube esteja representado por um carro alegórico como tem acontecido ao longo dos anos.
Normal que esse carro,como outros,tenha uma instalação sonora na qual vão tocando músicas referentes aos motivos representados.
Que sendo o Vitória só pode ser o hino do clube.
Que para a esmagadora maioria dos vitorianos é o composto em 1986 por Dino Freitas e que nestes 21 anos tem acompanhado todos os grandes momentos do clube.
È certo que existem outros dois: o do grupo coral de Azurém e o da Banda do Zé,mas nenhum deles tem junto dos vitorianos o impacto do do Dino.
Durante 20 anos assim foi,até que chegou ao clube um individuo chamado Vitor Magalhaes.
Que não gostava de Dino Freitas por este ser um tradicional apoiante de Pimenta Machado e porque nas eleições em que chegou a presidente do Vitória(alias com os desgraçados resultados que se conhecem)ele apoiou Manuel Almeida.
Vai dai,por pura represalia,o hino do Dino deixou de tocar no estádio depois de quase vinte anos em que ininterruptamente acompanhava a entrada da equipa no relvado e lembrou-se a falecida direcção de encomendar um novo hino ao José Alberto Reis.
Aliás com grande apoio da rádio santiago que de há muito banira as musicas de Dino Freitas das suas emissões.
Eleito Emilio Macedo da Silva voltamos a ouvir o "velho" hino e parecia que tudo estava resolvido.
Sem prejuizo de considerar que a musica de Jose Alberto Reis,bonita por sinal,também podia integrar perfeitamente qualquer album de musica vitoriana.
Eis senão quando,na marcha gualteriana deste ano,de principio a fim,no carro alegórico dedicado ao Vitória toca a musica de Jose Alberto Reis e mais nenhuma.
Porquê ?
Provavelmente porque,sendo a marcha presidida por um senhor que foi grande apoiante de Vitor Magalhaes até se mudar de armas e bagagens para a anterior direcção,ele tentará continuar a sanha persecutória contra um musico vimaranense,sócio do Vitória com cotas em dia,que não apoia o poder camarário nem pactuou com a pior direcção da História do clube.
E há gente que mesmo quando parece ganhar...tem muito mau perder.
Especialmente quando em matéria de vitorianismo são autênticos "cristãos novos".
Como é o caso.
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

Viva caro Sr Cirilo,

é a primeira vez que coloco um comentário no seu blog embora frequentemente passe por ca, e desde já lhe deixo uma palavra de apreço, pois apesar de não partilhar da sua ideologia partidária também sou sócio do nosso vitoria. O meu comentário, não se irá referir a esta coluna propriamente dita, embora concorde em grande parte com o que escreve. Antes gostava, de deixar uma critica tb ao actual elenco vitoriano, ié, a toda a equipa que solidariamente representa o vitoria.Isto porque como é sabido o Vitoria terá um jogo de estreia na denominada taça da liga, na Trofa. Ora, sabemos tb que tal recinto é reduzido em número de espectadores e como tal fomos restritos a 800 bilhetes por 5 euros e mais 300 a 12,5 euros. Até aqui tudo bem...A questão surge do facto de,sabeno-se isto tudo, e conhecendo-se ainda a paixão vitoriana, que fariaprever uma afluencia em massa as bilheteiras, comose deixa que tal aconteça sem qualquer tipo de organização?! È no mínimo amador o que se passou...Ora, tal organização foi levada a cabo por uns sócios do Vitoria que tentaram, da melhor maneira, encontrar uma forma das pessoas se colocarem em fila.Obviamente que com o desenrolar dos acontecimentos os atropelos foram mais que muitos. O que eu quero dizer com tudo isto, e porque muitos de nos que procuraram respeitar civicamente tal organização, ficaram sem bilhetes, é que a culpa pertence em absoluto a quem por direito deveria ter a capacidade de presar pela organização. Digo mesmo que foi uma vergonha, e uma falta de civismo enorme aquilo a que fui sujeitado.Para que fique pelo menos como reflexão, gostaria, tal como seguramente todos os vitorianos, que tais situações não se repetissem. Aliás, talvez seja mesmo de procurar entender se efectivamente em alguma altura estiveram 1100 bilhetes naquekas bilheteiras, e senão fazer levantar esta questão pois toda ela me parece pertinente

Jorge Nunes

Anónimo disse...

Um dia discutiremos mais a fundo o que aqui dizes, que, mais uma vez é acertado!!!

Como tu costumas dizer..Depois falamos!

Luis Cirilo disse...

Caro Jorge Nunes:
Inteiramente de acordo consigo.
Não é admissivel o que se passou em termos de venda de bilhetes,de organização da fila,da permissão de algumas pesssoas aparecerem com uma duzia de cartoes e comprarem duzias de bilhetes.
Conheço bem o problema porque o meu filho mais velho tambem esteve nessa balburdia e nao conseguiu comprar bilhetes porque entretanto acabaram.
Que ao menos tenha servido de lição.
Caro Rui:
Como compreenderás sobre a actual direcção do Vitória não tenho escrito muito.
Pela amizade a lgumas pessoas que dela fazem parte mas essencialmente porque tem desenvolvido um bom trabalho.
Criticas apenas pontuais.
Como ,por exemplo,terem deixado a novela Jorginho arrastar-se tanto tempo.
O tipo ou queria vir...ou não queria.
Um mês espera-se pelo Cristiano Ronaldo,pelo Deco,pelo Messi,pelo Ricardo Carvalho ou pelo Káká.
Não pelo Jorginho.
Felizmente não vem.
Por mim via com bons olhos a contratação do Benachour.
Mas quanto á direcção e para terminar:~
Tem lá gente que nunca lá devia estar.
Porque não são vitorianos de convicção.
São de oportunidade.
Como o foi Vitor Magalhaes.
Com o resultado conhecido.