terça-feira, outubro 03, 2006

Uma entre Tantas...


A que vos vou contar a seguir é apenas mais uma das muitas histórias que fazem triste o presente do PSD.
Conversava hoje com um presidente de junta de freguesia do PSD,eleito e duas vezez reeleito com maiorias esmagadoras,sem oposição externa e muito menos interna acerca das realidades da sua freguesia e do nosso partido.
Foi então que ele me contou que ,embora sendo novo de idade ainda é do tempo em que todos apreendemos que um dos deveres de um militante é trazer novos miitantes para fortalecer a base social de apoio do partido, resolvera filiar na sua freguesia mais militantes.
Não por ele próprio precisar mas por entender que para o PSD era desejável ter mais gente na sua freguesia.
Homem popular,com carisma,rapidamente filiou,com alegria,mais umas dezenas de pessoas,maioritariamente idosos (porque é essa a realidade da freguesia) mal supondo a carga de trabalhos em que se ia envolver.
Os novos militantes,pouco familiarizados com cartões bancários ou cheques,na convicção de que dinheiro emitido pelo Banco Central Europeu valia em toda a Europa comunitária e até no PSD,pediram a quem os tinha filiado para proceder ao pagamento das cotas entregando-lhe ,para o efeito, o dinheiro necessário.
O nosso amigo sabendo que o PSD é a instituição mundial em que é mais dificil aos militantes,associados,devedores pagar o que devem,diligentemente lá foi comprar uns vales postais,preencheu-os com a letra mais bonita que conseguiu,deu-os aos novos militantes para assinarem e conscenciosamente lá os mandou para a sede nacional.
Nomes bem preenchidos,moradas correctamente indicadas,sete digitos no código postal,enfim tudo em ordem.
Com surpresa,e indisfarçável revolta,passadas umas semanas recebeu-os todos,mas mesmo todos,devolvidos com a indicação de que ao abrigo do artigo não sei quantos,do regulamento não sei que,aprovado não sei onde,faltava um código (quase tão complicado como o da Vinci) para o pagamento poder ser aceite.
É o ridiculo total !
O PSD não quer que os seus militantes paguem cotas.
o PSD dificulta por todos os meios,com uma imaginação que seria bem melhor empregue no combate politico ao governo,o normal acto de quem deve e quer pagar,pagar mesmo.
Não tenhamos medo das palavras:
É uma vergonha o caminho para onde o partido está a ser arrastado .
Pior do que não querer receber é a argumentação usada.
Para quem está de fora dá a nitida impressão de que qualquer militante do PSD vende a sua consciência,vontade e opinião a troco dos 12 € com que lhe pagam a cota !!!
E para impedir esse "tráfico" de opinião é importante dificultar por todos os meios que um terceiro proceda ao pagamento.
Estou no PSD(via JSD) desde Janeiro de 1975 e tenho a certeza que não é assim.
No PSD os militantes são,como sempre foram,livres e não se vendem nem pelos 12 € da cota ,nem por euros nenhum.
É triste que o labéu da suspeita seja lançado pela própria direcção do partido com estes regulamentos absurdos e até ofensivos para todos nós.
E depois ainda falam em "Pensar em Grande".
Nota-se,até pelas sondagens !
Sou do tempo,a que é necessário voltar,em que as cotas se pagavam nas secçoes ou até,em algumas delas,nos cobradores que procuravam o militante em casa ou no trabalho e que constituiam mais um precioso elo de ligação do militante ao partido.
E que quantas vezes traziam opiniões,pedidos e sugestões.
Agora,para os iluminados que congeminaram estes regulamentos,dinheiro não serve,sao precisos cheque,ou pagamentos multibanco,para ja não falar dos vales postais com o famoso código.
Cada vez se cava mais o fosso entre militante e partido,cada vez se desumaniza mais a relação entre ambos,cada vez o militante sente menos o partido como coisa sua.
Ao invés do que seria lógico,que era a cota poder ser paga na secção,distrital ou directamente á sede nacional,sempre mediante recibo que salvaguardasse os direitos dos militantes,assiste-se a um centralismo que faria António de Oliveira Salazar corar de vergonha.
E atenção; parece que vem ai ainda pior em termos de autonomia financeira das secções...
E isto num tempo em que secções e distritais tem de confiar totalmente na sede nacional em termos das verbas a receber oriundas das cotas,sem meios de controlarem se efectivamente o que recebem corresponde á percentagem das verbas recebidas pela sede nacional nos seus complexos mecanismos de cobrança.
Com este PSD,com estes regulamentos e métodos,caminhamos acelaradamente para um tempo em que os militantes do PSD vão ter de contratar "O Cobrador do Fraque" não para cobrarem mas para poderem forçar a aceitação do seu pagamento.
Que diria Francisco Sá Carneiro se visse o estado a que isto chegou...
Depois Falamos

1 comentário:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Confesso que não tive problemas ao pagar as quotas numa ATM, mas deixa-me perplexo esta trapalhada à volta do respectivo pagamento. É coisa nunca vista. Só gostava é que o Estado (Finanças e Segurança social) a EDP, o Santander, a Galp, a Brisa e a Clix se mostrassem tão renitentes em receberem o meu $$$. Seria tão feliz....