sábado, outubro 14, 2006

Hipocrisias : Limite de Velocidade


Com carta desde 1978 e muitas,mas mesmo muitas,centenas de milhares de quilometros percorridos acho com cada vez maior convicção que os limites de velocidade impostos em muitos paises (com Portugal á cabeça) estão perfeitamente desajustados da realidade das estradas e da segurança dos veiculos.
Há desde logo uma hipocrisia estatal que importa referir: tal como noutras áreas de que falarei em futuras postagens,se de facto houvesse uma firme determinação de impedir que se circulasse a mais de 120 klm/h bastava os automoveis,de origem,serem construidos de molde a nao poderem ultrapassar essa velocidade.
Ou seja,os motores não teriam potência para mais.,
Coisa simples !
Mas como da velocidade,seja da cilindrada/preço dos veiculos seja das multas,advém importantes receitas para o Estado então um problema fácil de resolver a montante,é atirado para jusante com todos os problemas conhecidos.
E centrando esta postagem nas auto estradas,porque nos limites impostos dentro das cidades e nas estradas nacionais não me parece haver exagero,é claramente visivel que 0s tais 120 klm como limite maximo são claramente ridiculos ,quer face as condiçoes de segurança da generalidade das auto estradas,quer face aos veiculos que nelas circulam.
Daí que ninguém cumpra esse limite.
E então assiste-se a uma verdadeira caça á multa,seja com radares,com carros "á civil" ou com os veiculos identificados como pertencentes á B.T.
Onde,por vezes,parece mais importante multar do que dissuadir,onde a generalidade do automobilista é tratado como um potencial delinquente,onde se assistem a cenas mais póprias de filmes de espionagem do que resultantes de forças da autoridade em acção.
É preciso que um dia um governo ,com verdadeira coragem e nao com coragem de marketing, olhe para esta questão e para o próprio código da estrada com olhos de ver.
Se preocupe mais em ajustar a Lei á realidade do que em tornar a realidade o mais susceptivel de multas possivel.
Até lá...vamos conduzindo com a (in)tranquilidade possivel.
Depois Falamos

1 comentário:

Rui Miguel Ribeiro disse...

Ah, nunca terás tido tanta razão na vida Luís! Os 120 km/h nas auto-estradas são uma aberração. A prova é que "toda" a gente anda a mais e os índices de sinistralidade são muito baixos. Mas com a hipocrisia e o politicamente correcto prevalecentes, nunca poderemos andar tranquilamente a 160 km/h nas auto-estradas.
Já agora, porque é que as polícias portuguesas têm esquadras/postos semi-arruinado, carros velhos, armas ridículas, protecção pessoal insuficente e a BT recebe autênticas máquinas para caçar os "criminosos" na auto-estrada e sobra dinheiro para espalhar radares móveis/imóveis e sei lá que mais???