terça-feira, maio 07, 2024

Modesta

Fiquei surpreendido, e apenas isso, com a forma modesta como o PSD iniciou a comemoração dos seus cinquenta anos e espero bem que o restante programa comemorativo possa de alguma forma compensar este arranque...modesto.
Cinquenta anos, meio século de vida, de um partido com a importância do PSD são uma data redonda e um marco e não apenas mais um aniversário que se despacha quase como um pró forma que foi o que pareceu este jantar na Estufa Fria em que para lá de dirigentes, funcionários e militantes de Lisboa pouco mais gente terá estado.
Percebo que uma segunda feira não é bom dia para fazer um evento nacional como percebo que os principais dirigentes do partido no início de um ciclo político e governamental que se sabe extremamente difícil terão mais que fazer do que se preocuparem com aniversários do partido.
Mas o partido tem de ter vida e orientação para lá do governo.
E se o dia era mau, era de facto, então faziam algo simbólico para assinalar a data de 6 de Maio (por exemplo uma missa por todos os militantes falecidos e a deposição de uma coroa de flores na jazigo de Francisco Sá Carneiro) e no sábado seguinte um grande evento nacional em que pudessem estar militantes de todo o país.
Por exemplo um almoço com a presença de todos os antigos líderes, que tendo participado na última campanha eleitoral seguramente não se recusariam a estar num evento desses (ontem não esteve nenhum), mais os funcionários actuais, já aposentados ou falecidos que se entendesse homenagear e muito em especial todos os militantes com 50 anos de "casa" pelo significado tão especial de serem pessoas que acreditaram no PPD desde o primeiro dia e nele se mantém há meio século.
E num tempo em que o PSD mais uma vez está no governo e uma vez mais ser militante parece ser um ónus (quem tenha ouvido na SIC as declarações de Marques Mendes sobre o substituto (a) de Ana Jorge na SCML perceberá bem o que quero dizer)  era muito importante premiar e enaltecer a fidelidade , a dedicação e a militância.
A opção não foi essa e como foi tomada por quem tem a legitimidade para a tomar nada mais a dizer.
Esperando apenas que em próximos eventos relativos ao aniversário haja a oportunidade de fazer essas justas homenagens e distinções.
Depois Falamos.

Sem comentários: