sexta-feira, abril 14, 2023

Ingrato

Os jogos entre Vitória e Famalicão são jogos entre vizinhos mas não são dérbis porque o curriculo dos dois clubes em termos de primeira liga é tão diferenciado que não se pode considerar que mereçam esse estatuto tão próprio.
Mas são, isso sim, jogos extremamente interessantes em que com raras excepções o resultado é discutido de princípio a fim.
A estatística, a tal que não resolve jogos mas serve como aviso, diz-nos que há uma clara vantagem global do Vitória nos vinte e três encontros entre as duas equipas mas com a nuance de nos jogos em Famalicão se registarem quatro triunfos para cada lado e três empates.
Ou seja tudo muito empatado.
O jogo de hoje chega num momento particularmente ingrato para o Vitória.
Que perdeu três dos quatro últimos jogos (o outro empatou), viu-se ultrapassado pelo Arouca e tem para lá do clube arouquense mais equipas a chegarem-na disputa pelo quinto lugar, pelo que precisaria de chegar a Famalicão na máxima força.
Isso não vai acontecer.
Porque tem o sector defensivo literalmante dizimado por lesões( Bruno Varela, André Amaro, Jorge Fernandes, etc...) e castigos (Bamba e Bruno Gaspar foram expulsos no Bessa) pelo que Moreno terá muito que pensar sobre a forma como vai armar a equipa a partir de trás.
Por seu turno o Famalicão está num percurso claramente positivo tendo vencido três dos quatro últimos jogos pelo que enfrentará o Vitória com a moral em alta e a motivação que os triunfos sempre dão.
Se já era um jogo difícil então com estas condicionantes dos impedimentos ainda mais difícil se torna.
Mas pontuar, se possível vencer, é absolutamente essencial para não se começar a ver o quinto lugar por um...canudo.
É que a seguir recebemos o Sporting e esse será obviamente outro jogo de elevado grau de dificuldade.
Mas agora é o Famalicão.
E espera-se que com todos estes problemas a pesarem sobre a equipa ela consiga, mesmo assim, superar-se e levar de vencida o vizinho,
Apoio na bancada não lhe faltará de certeza absoluta.
Mas é o triunfo no relvado que interessa acima de tudo!
Depois Falamos.

(Imagem do zerozero.pt)

Sem comentários: