sexta-feira, julho 09, 2021

Simpatia

Como saberão aqueles que tem a paciência de me lerem não tenho qualquer tipo de simpatia por Luís Filipe Vieira.
Não pelas asneiras que terá feito na gestão do seu actual clube, que isso não me interessa para nada, mas pelo mal que fez ao futebol português enquanto presidente do Benfica e que está bem expresso nas várias investigações em curso que vão das toupeiras aos e-mails, passando pelo suborno de juízes por "padres" e "missas", e tudo o mais que se sabe e o muito que ainda não se saberá mas acabará por saber-se.
Naturalmente que os muitos milhões que ele e as suas empresas devem à banca, e que todos nós enquanto contribuintes andamos a pagar, também não contribuem para que possa sentir qualquer tipo de simpatia por ele.
Mas confesso que nestes dezoito anos que leva como presidente do actual clube (como se sabe anteriormente era do Alverca) existiram dois momentos em que senti alguma solidariedade por ele.
O primeiro foi em 2004 quando presenciei numa sala do Hospital de Guimarães a sua profunda dor com a morte de Miki Feher que jazia na morgue ao lado.
Era um homem desfeito, em pranto convulsivo, pelo qual era impossível não sentir solidariedade.
O outro é agora.
Em que caído em desgraça vê alguns dos que o rodeavam, bajulavam, adulavam e veneravam, a começar pela ratazana gigante que preside à Câmara de Lisboa e a acabar nos seus colegas de direcção e SAD, a negarem-no, afastarem-se dele, apontarem-no como exclusivo culpado e fazerem de conta que não é nada com eles , que nada lhe devem e que vida benfiquista continua sem ele mas com eles!
Eles que tanto lhe devem.
Sejam lugares bem remunerados na estrutura do clube e da SAD sejam os famigerados convites para o camarote presidencial da Luz ,onde de António Costa a Fernando Medina passando por Mário Centeno e muitos outros , tanto gostavam de se pavonear ao seu lado e disfrutarem da popularidade que a proximidade ao presidente do maior clube português lhes trazia de forma directa ou indirecta.
A Justiça dirá do futuro de Luís Filipe Vieira.
Mas não será preciso nenhum julgamento para ter a certeza que esta gentinha que agora se atropela na ânsia de se porem a milhas de LFV, e de o negarem como S.Pedro negou Jesus Cristo, é gente que não presta e na qual não se pode ter  qualquer confiança.
A seu modo, no plano ético e dos valores, são bem piores que Luís Filipe Vieira.
Depois Falamos.

P.S. A agora famigerada Comissão de Honra da recandidatura de LFV em 2020 era composta por muitas dezenas de personalidades. Acho estranho que apenas ao asqueroso Medina tenha sido dada a imediata oportunidade de vir para as televisões negar agora o que afirmava convictamente há menos de um ano. Há de facto muita coisa por explicar nas relações entre política e comunicação social.Talvez um dia tudo seja explicado e , desejavelmente, no mesmo sítio onde LFV terá agora de explicar muita coisa.

Sem comentários: