domingo, dezembro 22, 2019

Vitória

Amiguinhos da comunicação social lisboeta eu sei que quem vê os vossos telejornais cheios de azia ou lê as capas dos vossos jornais "desportivos" impregnadas do desgosto de não poderem ter hoje outros títulos garrafais tem alguma dificuldade em perceber quem ganhou o grupo B da Taça da Liga.
É verdade, foi o Vitória Sport Clube e não o clube que vocês tanto queriam, tanto ajudam e tanto propagandeiam.
E ganhou sem favores dos árbitros, sem ajudas do VAR, sem "missas" negras nem "padres" encomendados. 
Ganhou porque foi a melhor equipa do grupo tendo obtido mais do dobro dos pontos do segundo classificado! 
E por isso vai estar na "Final Four" pelo mérito desportivo evidenciado dentro das quatro linhas ainda que os vossos jornalistas, comentadores e cronistas tenham suspirado por um "milagre" até quase ao cair do pano.
Desta vez correu-vos mal. 
E só não corre mal muito mais vezes porque o futebol em Portugal, com a vossa ajuda e encobrimento, é uma mentira que devia envergonhar muito mais gente do que aquela que na realidade envergonha. Que são os que entendem que a Verdade desportiva das competições tem de estar sempre, mas sempre mesmo, acima dos emblemas dos clubes por mais shares televisivos e vendas de jornais que eles proporcionem.
Eu sei que vocês não percebem mas ser do Vitória é um orgulho único. 
Porque tudo que temos, tudo que ganhamos, foi sempre contra o vento.
E a nossa sala de troféus não tendo a dimensão da de outros tem pelo menos a vantagem de não cheirar a "fruta estragada" nem a "vinho de missa" azedo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Caro Sr. Cirilo,
Neste pais com uma comunicação social de palas, ainda é mais estranho ver a RTP (Radio Televisão Portuguesa) brincar com o dinheiro de todos. Não compreendo a nossa televisão publica com um comportamento de uma Maria vai com as outras, quando devia ser uma televisão sem amarras e com a verdadeira vontade de falar do pais real e não no pais centrado nos dos costume tanto cidades, equipas desportivas ou partidos políticos. A RTP quando tanto se apregoa de igualdade e respeito pelo outro, não o fez e não gosto de ver o dinheiro de todos ser gasto em programas centrados sempre nos mesmos ou no ego dos seus apresentadores e comentadores. Talvez um dia isto mude e mais cedo ou mais tarde terá de mudar. Basta ter uma direcção que deixe de pensar localmente e que os seus funcionários deixem a clubite fora da redacção e se centrem no pais como um todo e respeitem tudo e todos. Se a direcção da RTP se centrar no seu nome radio e televisão portuguesa, não caia no ridículo como todos os dias cai.
Como diz neste blogue e bem aí depois falamos.
Cumprimentos e saudações vitorianas,
Ricardo A.

Anónimo disse...

O Vitoria SC assegurou o lugar na final com todo o mérito. Jogou limpo e não tem que se envergonhar de nada. Nos jogos do Vitoria não há casos, não há infração de qualquer regra, Porventura, o Vitoria SC fpoi aquele que melhor cumpriu as regras da prova.
Segundo o regulamento de competições da Liga Portuguesa, o conceito de “jogador formado localmente” define-o como “aquele que tenha sido inscrito na FPF, pelo período correspondente a três épocas desportivas completas ou 36 meses, entre os 15 e os 21 anos de idade, inclusive, bem como o jogador com idade entre os 15 e os 18 anos, inclusive, que nunca tenha sido inscrito por outra federação nacional”.

Provavelmente, se todos cumprissem as regras, e, se as regras fossem iguais para todos, o Portimonense estaria na final four.
Provavelmente, se o sector da arbitragem fosse minimamente serio e recomendável, o Rio Ave estaria na final four.

Como NUNCA nenhum destes fatores se verifica ou pode verificar em Portugal, o estarolismo vive mais um fim de semana de gloria.

Pobre Pais. Pobre gente.

Viva o Vitoria e o Vitorianismo.
JVC

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
É como diz. Com a agravante de a RTP ser , em teoria, serviço público de televisao e ter nessa matérias responsabilidades acrescidas quer na isenção quer na qualidade da programação.
Infelizmente limita-se a ser a voz do dono nas várias áreas. Na política serve quem está a cada momento no poder e no desporto serve sempre Benfica, Porto e Sporting.
Uma realidade lamentável.
Um abraço vitoriano.
Caro JVC:
Não posso estar mais de acordo.
Infelizmente o futebol português é uma enorme mentira ao serviço de dois/três clubes que são os donos disto tudo.
E que depois se admiram de chegarem às competições europeias e serem quase ridicularizados por clubes que disputam campeonatos a sério e com verdade desportiva.
O Vitória, sim, tem boas razões para estar satisfeito com a forma como cumpre leis e regulamentos mas tem de ser muito mais activo noutros campos. E há muitos anos que não o é.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
Diz muito bem a última frase do seu comentário : "E há muitos anos que não o é."
E eu acrescento, para sermos mais precisos : desde o tempo do Pimenta Machado.
Bom 2020.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Mais ou menos isso.
BOm Ano Novo