domingo, abril 28, 2019

Tozé

Ao que se vai lendo, que pode não corresponder à verdade, Tozé prepara-se para deixar o Vitória no final da época rumando ao futebol turco onde o poder do dinheiro terá falado mais alto e convencido o jogador a trocar a relativa visibilidade do nosso futebol pela relativa invisibilidade da liga turca.
Desejando que não seja verdade parece-me serem poucas as hipóteses de não o ser.
Tenho pena.
Porque Tozé tem sido o melhor jogador do Vitória ao longo desta época, porque vai fazer falta num plantel que não é nada rico de valores a este nível  e porque vai sair a custo zero o que é difícil de compreender nos tempos que correm.
Até porque a carreira de Tozé no Vitória foi bem gerida.
Fez dois anos de pouca afirmação, foi bem emprestado ao Moreirense na época passada fazendo um belo campeonato (e 11 golos) e no regresso confirmou todas as qualidade que tinham levado à sua contratação assumindo papel de relevo na equipa.
Razões haverá para não renovar.
Não as conheço para lá da explicação "chapa quatro" de que vai ganhar mais dinheiro na Turquia.
Mas sei que se for embora, como tudo indica, será um passo atrás na construção do plantel para 2019/2020 e mais uma dificuldade no caminho de termos um Vitória à altura da sua História e do que o seu presente merece.
Depois Falamos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Júlio Mendes fora!!! Diga não à alteração do direito de veto do clube na administração da SAD! Queremos um presidente que se dedique ao clube!

Miguel Leite

Anónimo disse...

Mário Ferreira à comunicação social:

11-4-2013 - "Não entrei no futebol para fazer dinheiro, não é minha ambição"(Sapo)
17-9-2013 - "Sou louco pelo Vitória" (Record)

23-4-2019 - "É preciso mexer na estrutura da SAD" - nesta com críticas implícitas à administração queixando-se de que é apenas administrador não executivo (ZeroZero)

O que mudou Sr Mário Ferreira?

Miguel Leite

luis cirilo disse...

Caro Miguel Leite:
Creio que Mário Ferreira gostaria de ve ro clube com outros resultados desportivos.
O que não é incompativel com as citações dele.
Não vir para o futebol para fazer dinheiro nõ significa não gostar de ver o dinheiro aplicado ser rentável

Anónimo disse...

O problema com o Tozé foi que o Vitória não acreditou nele mais cedo. A carreira dele não foi bem gerida pelo Vitoria, ao contrário do que escreve. Porque a aaltura para renovar era a época passada, mas ninguém lhe terá apresentado proposta. Isso é sinal que na época passada não havia total confiança que o Tozé finalmente explodisse. Mais um dos erros de cálculo desta direcção...

Perante este cenário o jogador em fim de contrato naturalmente ouve as melhores propostas, e aí relativa importância por relativa importância, optará pela relativa importância turca que dá mais dinheiro.

Chegados aqui, é um jogador no qual o Vitória deveria fazer um grande esforço para manter ? Não me parece. É um bom jogador, mas não é um fora de série que deixe saudades por aí alem.
Mas isso é agora. Como escrevi acima, a direcção não analisou bem o potencial do Tozé. Erro crasso que terá custos desportivos e financeiros para o clube. Não sendo um fora de série, é neste momento o nosso melhor jogador. E perder o melhor jogador, ainda por cima a custo zero, é sempre responsabilidade da direcção.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Temos d edistinguir gestão desportiva de gestão contratual.
No primeiro caso considero que a gestão foi adequada e o empréstimo valorizou-o como jogador. No segundo é evidente que a gestão não foi boa e por isso o vamos perder a lucro zeero.
Não é de facto um fora de série mas é um bom jogador e é com esses que se constroem equipas competitivas à nossa dimensão