domingo, abril 15, 2018

Tristeza!

Este fim de semana foi de profunda tristeza para a esmagadora maioria dos vitorianos.
Aqueles que sabem que o nosso clube é eclético, aqueles que prezam o facto de as modalidades serem parte integrante (e essencial) do nosso ADN, aqueles que sabem que o nosso clube teve através das suas modalidades algumas das mais importantes conquistas da sua História.
A equipa sénior de voleibol masculino do Vitória desceu de divisão.
Desceu de divisão dez anos depois de ter sido campeã nacional e de durante alguns anos ter discutido com o Sporting de Espinho a liderança da modalidade em Portugal.
O voleibol tem dado muito ao Vitória.
O masculino, o feminino, os escalões de formação.
Títulos, taças e outros galardões que enriquecem a nossa sala de troféus e contribuem para o prestigio do clube e tem de ser, por todos, considerados como conquistas de todos!
Confesso a minha enorme tristeza com esta descida.
Nunca pensei, depois do trauma da descida da equipa de futebol em 2006, voltar a ver uma equipa do clube ser despromovida a um campeonato secundário e,ainda por cima, tratando-se da única equipa do Vitória que até hoje foi campeã nacional absoluta.
São conhecidas algumas razões da descida, sabe-se que a modalidade entrou numa rampa descendente desde 2011 muito por força da crise financeira do clube mas não só, mas isso agora pouco importa.
Importa, isso sim, reagir.
E fazer do regresso da equipa de voleibol ao escalão do qual nunca devia ter caído uma prioridade absoluta de todo o clube para a próxima época desportiva.
Tal como aconteceu com o futebol em 2006 temos de fazer das fraquezas forças, saber que este passo atrás apenas pode servir para ganhar balanço para dar dois passos em frente e transformar esta dificuldade numa oportunidade de termos um voleibol mais forte e mais competitivo.
O voleibol vitoriano tem muitos anos de vida. 
Pelo menos desde o tempo das grandes equipas que tivemos no voleibol feminino, quarenta anos atrás, e que disputavam taco a taco com o Leixões campeonatos e taças enchendo o pavilhão do Inatel (agora Almor Vaz) em tarde e noites inolvidáveis de grande voleibol.
Por tudo isso outro cenário que não seja o de apostar no imediato regresso da equipa ao principal escalão é absolutamente indigno de um clube com a grandeza do Vitória e seria (porque me recuso a acreditar que seja) uma enorme vergonha para todos os que tem a responsabilidade de o dirigir.
Depois Falamos.

7 comentários:

Luis Costa disse...

A maioria dos vitorianos nao está triste, a maioria esta-se a marimbar para as amadoras (E no futebol para lá caminha a passos largos). Porque não é só o caso do vôlei, são TODAS. P/ex como é possivel despacharem campeões europeus e mundiais por causa de meia dúzia de tostões? E poderíamos falar de um sem número de situações. E apesar de tudo isto a maioria decidiu a continuidade da direção que promoveu este descalabro.
O orgulho vitoriano esta-se a perder e assim vai continuar.

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
É verdade que os vitorianos deviam dar às modalidades mais atenção e apoio do que aquele que na realidade dão. Como também é verdade que mesmo nos que são exclusivamente "futeboleiros" se vem instalando um desânimo crescente com as prestações desportivas da nossa principal equipa.
Mas acredito que num e noutro caso são tendências que podem ser revertidas se houve restratégias nesse sentido. E não é difícil. Basta querer.

jj disse...

O vólei do VSC foi um episódio passageiro, que foi possível pois a modalidade durante muitos anos não teve nenhum clube forte a disputar o campeonato nacional. Eram clubes tipo Espinho, C. Maia, Leixões, Bastardo, Caldas, Vilacondense, K, etc. Depois apareceu o Benfica que passou a limpar quase tudo. Agora com o Sporting acabou-se definitivamente qualquer hipótese de conquistar algum troféu. A descida à 2.ª divisão não surpreende... Um dias destes poderá acontecer o mesmo ao basquete.

luis cirilo disse...

Caro jj:
A modalidade não teve clubes fortes? Mas você percebe alguma coisa de voleibol ou é apenas a reiterada vontade de dizer mal do Vitória? Para um clube ser forte não é preciso vestir de vermelhoazul ou verde. Olhe tem aí em Braga o caso do ABC. Que veste de amarelo.
Quanto ao basquete repito a pergunta: Percebe alguma coisa do assunto ou é vontade de dizer mal do Vitória?
É que que no basquete há Benfica e Porto e o Vitória ganha-lhes regularmente. Aliás as duas taças de Portugal que temos foram ganhas em finais com Benfica e Porto precisamente. É por causa d ementalidades como a sua que o Sporting de Braga não é mais do que o segundo ou terceiro clube de Braga.

jj disse...

É claro que é muito mais difícil conquistar títulos se Porto, Benfica e Sporting estiverem presentes, pois têm orçamentos maiores.

Dá, de facto, um excelente exemplo de um clube forte no andebol. O ABC que em 30 anos conquistou mais de 30 títulos nacionais e europeus, sempre contra esses três clubes a participar no campeonato nacional. É a única modalidade coletiva onde isso sucede há vários anos. Infelizmente, o caso do ABC é único no panorama nacional.

Quanto à sua última farpa, em muitas modalidades, o SCBraga é, hoje em dia e por muito que isso lhe custe, um dos três mais importantes clubes de Portugal (fut. feminino, futsal, fut. praia, atletismo, taekwondo). No futebol de praia somos até os atuais campeões europeus!

Só uma perguntinha para terminar: quais os dois únicos clubes portugueses que tiveram atletas seus em todas as três conquistas mais recentes do futebol português (campeão mundial futebol praia 2015, campeão europeu futebol 2016, campeão europeu futsal 2018)?

luis cirilo disse...

Caro jj:
Lembra-se do Godinho Lopes mostrar a António Slavador a sala de troféus do Sporting?
Foi precisamente pela prosápia do Salvador dizer que o Braga era o terceiro clube português.
Quanto ao futebol de praia lamento ter d elhe dizer que o Vitória foi campeão nacional antes do Braga.

jj disse...


Eu disse que, ***em algumas modalidades***, nós somos o terceiro clube mais importante em Portugal. Por exemplo, no futsal isso é indiscutível. E noutras somos até os melhores (taekwondo, fut. praia). Não conheço nenhuma modalidade onde o VSC seja o quarto ou quinto clube português... (no futebol anda lá para o meio da tabela).

Globalmente, seremos provavelmente o quarto clube português com mais atletas e mais modalidades, pois entretanto o Belenenses e o Boavista perderam algum gás. Estamos bem à frente do VSC, mas atrás do SLB e do SCP (que movimentam muitos mais atletas). O FCP será o terceiro, mas tem menos modalidades (atletismo, vólei, futsal).

Lamento informá-lo que esse v. título no futebol de praia não é oficial FPF.
Ver em: http://www.fpf.pt/pt/Competi%C3%A7%C3%B5es/Futebol-Praia-Masculino/Elite/Vencedores
De facto, só a partir de 2012 é que a FPF oficializou a prova.
Nós já fomos campeões 4 vezes (somos os atuais campeões). De facto, apenas aproveitámos o facto de vocês terem fechado a secção de futebol de praia. Fomos buscar os v. jogadores (Torres, Zé Maria, Tiago Melo, Pedro Sousa, etc). Muito obrigado!

E já agora, por que razão seria tão importante assim terem sido campeões 2 anos antes de nós no fut. praia? É que se for muito relevante, nós ganhámos a Taça de Portugal em futebol com quase meio século de avanço!!!