quarta-feira, março 29, 2017

Opções

Este fim de semana, em Gondomar, o Vitória não conseguiu vencer aquela que seria a sua terceira taça de Portugal em basquetebol.
Começou bem, vencendo a Oliveirense, mas depois nas meias finais o Benfica foi (naturalmente) mais forte e a equipa vitoriana ficou pelo caminho para desolação de todos os vitorianos e em especial dos seus seguidores habituais (e outros menos habituais) que se deslocaram até ao pavilhão de Gondomar.
O insucesso na Taça não ofusca de forma nenhuma, como é evidente, a brilhante época que a equipa está a fazer e que a torna num dos candidatos ao titulo nacional em disputa directa com Porto e Benfica que pese embora disporem de "argumentos" que o Vitória não tem nem assim se conseguem libertar da companhia da equipa vitoriana no topo da tabela.
E é precisamente nesses "argumentos" que o Vitória não tem que se centra esta pequena reflexão.
Este ano em jogos do campeonato o Vitória já venceu por duas vezes o Porto, campeão em titulo, e o Benfica o que mostra que a nossa equipa em disputa directa tem o valor suficiente para os vencer algumas vezes mas não a maioria das vezes porque os orçamentos desses clubes permitem-lhes ter no plantel um conjunto de soluções que na quantidade/qualidade acabam por ser superiores aquelas de que dispõe Fernando Sá.
E não é por acaso que o Vitória nalguns jogos com esses clubes (e pontualmente com outros da parte superior da classificação) lidera o marcador nos primeiros períodos e depois vê-se ultrapassado no terceiro ou quarto período quando a valia do banco começa a pesar face ao cansaço dos titulares e às exclusões por acumulação de faltas.
Esta é a realidade.
E muito tem feito Fernando Sá e os seus adjuntos, o responsável pela secção Pedro Guerreiro e os jogadores que nestes anos tem passado pelo Vitória para que ela exista.
Para mais do que isto, para o Vitória poder lutar pelo titulo em plano de igualdade, então tem de ser o próprio clube a assumir que o basquetebol é uma modalidade estratégica para o crescimento e implantação e investir financeiramente no reforço do plantel para que Fernando Sá possa ter argumentos idênticos aos dos principais adversários.
E com a excelência do nosso treinador e dos seus colaboradores tenho a certeza que com metade do que os outros tem ele fará melhor!
Creio que o basquetebol vitoriano chegou a uma encruzilhada:
Ou a direcção investe de forma sensata , de acordo com as nossas possibilidades, e os sonhos serão realidades ou então vamos continuar a ganhar uma taça aqui e um troféu ali e o Vitória continuará a construir um palmarés honroso mas limitado  à custa da generosidade do director Pedro Guerreiro.
Há que optar.
Depois Falamos.

6 comentários:

Rui Vieira disse...

Tem razão no que diz e nota-se que tem uma visão do Vitória para lá do futebol.
Eu sou dos que sigo habitualmente as modalidades especialmente o basquetebol. Estive em Gondomar e foi com revolta que lá vi a direcção em peso quando durante a época ninguém os vê no nosso pavilhão excepto quando recebemos o Benfica e ás vezes o Porto. Iam para a fotografia com mais uma Taça mas infelizmente correu mal ao Vitória e não tiveram a sorte de ficarem agarrados a mais uma taça em cujo triunfo não teriam tido mérito nenhum.
Infelizmente para termos basquetebol é como o sr Luís Cirilo diz; tem de ser o sr Pedro Guerreiro a pagar. Até ao dia em que estes senhores sejam corridos ou em alternativa indesejável até ao dia em que se façam transferências pagas no basquetebol.Aí eles interessam-se.

luis cirilo disse...

Caro Rui Vieira:
O Vitória tem hoje duas realidades.
A SAD e o clube.
A SAD apenas trata de futebol e os seus administradores tem como obrigação fazer com que os resultados correspondam à dimensão do clube e à enorme ambição dos adeptos.
O clube tem uma direcção que tem como obrigação primeira dar às modalidades, especialmente às de alta competição, condições para competirem e disputarem troféus.
Nomeadamente troféus e títulos que já conquistaram no passado no voleibol e no basquetebol.
A par de tentarem conquistar novos troféus e novos títulos.
Creio que por mais benevolentes que sejamos na análise teremos de concluir que em termos de modalidades a direcção tem estado muito aquém do que seria necessário. E ao fim de cinco anos não é de crer que mudem de atitude.

Anónimo disse...

É nisto que mostrámos que somos pequenos. Falta de estratégia e visão. O orçamento do basquetebol é dos mais baixos da liga. Ou acham que oliveirense, ovarense cab e outros têm orçamentos mais pequenos? muito fazem a nossa secção do basquetebol. E agradeço tudo que têm feito por nós. H.M.

luis cirilo disse...

Caro H.M.:
E bem podemos agradecer porque tem feito um trabalho extraordinário

cards disse...

Caro Luís Cirilo,

O Vitória tem boa equipa, mas dificilmente vence o Benfica ou o Porto numa série de 3 jogos.
Quanto ao orçamento é verdade explica muita coisa mas não tudo, por exemplo já vi o Benfica vencer o Real Madrid em Madrid, o PAO em Almada, e na Luz o Joventut, Bolonha e a melhor vitória de Todas sobre o Partizan na Luz na noite mágica de Carlos Lisboa onde estabeleceu o record de triplos convertidos, na europa, que vigorou até 2014.

Uma ida do Votória a uma competição europeia só lhe iria fazer bem.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Sim é esse o problema. O Vitória tem equipa para vencer o Porto e o Benfica num jogo ou dois mas num play off é extremamente difícil. Por isso acho que ou a direcção investe ou o máximo que podemos ambicionar é ganhar taças ou ficar em terceiro lugar no campeonato