quinta-feira, março 02, 2017

O Nosso 14

Não sou daqueles que quando o Vitória perde acha que está tudo mal e é necessária uma revolução de cima a baixo mas também não sou dos que quando o Vitória ganha acham que vivemos no melhor dos mundos e de imediato, em vez de entenderem que o triunfo alegra todos os vitorianos, tentam   usá-lo como arma de arremesso contra os que pensam diferente.
E por isso tendo ficado naturalmente satisfeito com o triunfo de ontem, e com o que ele significa de franca possibilidade de voltarmos ao Jamor, não deixo de considerar que o Vitória apenas cumpriu a sua obrigação face a um adversário que lhe é inferior e jogando perante o caloroso apoio do seu público.
Ganhamos, o resultado de 2-0 é promissor pela diferença e por não termos sofrido golos, mas ainda falta um difícil jogo em Chaves perante um adversário que ontem deixou bem claro o seu valor.
Individualmente:
Miguel Silva: Absolutamente impecável em todas as intervenções evitou que o adversário marcasse por várias vezes. Um guarda redes a pedir...baliza. A baliza de onde nunca devia ter saído.
Bruno Gaspar: Boa exibição e excelente entendimento com Hernâni.
Josué: Liderou a defesa com tranquilidade.
Pedro Henrique: Boa exibição chegando para as "encomendas".e sem preocupações de jogar bonito.
Konan: De jogo para jogo nota-se a sua evolução. Continua a ter grande propensão atacante mas tem evoluído nos aspectos defensivos que eram o seu ponto menos forte.
Zungu: Do meu ponto de vista terá feito a sua melhor exibição até ao momento. Bem a defender e a tapar caminhos aos flavienses também denotou mais rapidez nos processos ofensivos e na dimensão da área em que actuou.
Celis: Sabe jogar, tem bons pés e posiciona-se correctamente, mas precisa de mais intensidade no jogo quando não tem bola. Quando a tem ela não o atrapalha.
Hurtado: Boa primeira parte com algumas jogadas de entendimento com o trio avançado. Depois foi desaparecendo até que desapareceu mesmo rumo ao banco.
Hernâni: Os processos ofensivos vitorianos vivem cada vez mais numa "Hernânidependência". tal a preponderância do extremo nos lances de ataque. Ontem uma vez mais assim foi com aquilo que o Vitória fez de melhor a passar pelos seus pés a começar por dois excelentes golos. Mas para além disso fez assistências, conduziu ataques e contra ataques, ensaboou o juízo aos adversários. Exibição de gala.
Marega: Como ponta de lança, lugar que não me parece a sua "praia", esforçou-se, procurou o golo mas ainda não foi desta pese embora duas boas oportunidades. Disciplinarmente escapou miraculosamente de um segundo amarelo quando pontapeou a bola para longe com o jogo parado.
Sturgeon: Mexido, sem medo de ir com a bola para cima dos adversários, mas algo inconsequente nas suas acções. Teve uma boa oportunidade mas atirou ao lado. É jogador com grande margem de progressão.
Foram suplentes utilizados:
Raphinha: Boa entrada em jogo com arrancadas que perturbaram a defensiva do Chaves. Parece de regresso à boa forma e vai dar a Pedro Martins boas dores de cabeça para domingo.
Tozé: Agarrou a oportunidade com os dois pés. Excelente passe para Hernâni no segundo golo e um trabalho bem positivo na luta da intermediária. Um jogador que merece mais tempo de jogo. Pode ser um bom "reforço" para o que falta de época.
João Aurélio: Entrou para ajudar a defender o resultado. Cumpriu.
Não foram utilizados:
Douglas, Prince, Texeira e Rafael Martins.

Melhor em campo: Hernâni

Cumprida a primeira parte de forma satisfatória há agora que para o segundo jogo, daqui a um mês, manter a eficácia defensiva e tentar melhorar a produção ofensiva tornando-a mais diversificada nos protagonistas e não mantendo Hernâni como o "one man show". 
Pese embora as fragilidades que se reconhecem em termos de homens-golo há no plantel vitoriano matéria prima suficiente para que a equipa possa variar a sua forma de atacar e com isso criar mais oportunidades de golo., concretizar mais vezes e atingir os seus objectivos.
Que não podem deixar de ser vencer a Taça de Portugal e conquistar o quarto lugar do campeonato.
Depois Falamos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Concordo globalmente com a sua apreciação.Queria só destacar duas coisas, que muito contribuiram para o jogo conseguido do Vitória em comparação com os mais recentes.
Em primeiro lugar o acasalamento dos pivôs que com mais rotinas conferem à equipa outra qualidade.Destaco a melhoria de Zungu que começa a destacar-se com a sua qualidade e discernimento.Depois a mexida na frente de ataque,é claro que o Rafael Martins não está em condicções de ser titular,o Vitória com ele joga com menos um! Defendo a opção do Marega a avançado,ganha duelos,vai ao choque,permite á equipa de ter tempo para subir e não vejo outro para esse lugar.Mais duas notas; 1ª acho que o Hurtado e o Tozé devem actualmente jogar meio tempo cada um, o Tozé tem entrado muito bem e merece como você diz jogar mais- 2ª O Miguel, o Douglas merece toda a nossa consideração,mas, ver um guarda-redes com a categoria do Miguel e elegância dentro dos postes no banco dói.

Cumpts.
J.M.

luis cirilo disse...

Caro J.M.:
Estou de acordo com o seu comentário.
Destaco especialmente Zungu porque ontem já o vi jogar em parâmetros muito interessantes e que lhe abrem boas perspectivas de afirmação na equipa.
O Tozé merece realmente jogar mais e creio que pode ser uma unidade interessante no que falta de campeonato.
Quanto ao Miguel Silva, com todo o respeito pelo Douglas com cuja renovação concordo, realmente dói ve-lo no banco.
O Pedro Martins foi injusto com ele no inicio de época e é mais que tempo de dar o braço a torcer

ON disse...

Há um jogador de quem gosto, mas que ultimamente me tem causado alguns calafrios: Josué. Ora são os "balotes" sem nexo, ora são os cortes com a bola a sobrar para a meia lua, ora algumas saídas atabalhodas... Pode-se mais concentração...

luis cirilo disse...

Caro ON:
Acho que o Josué tem estado em bom plano.Evoluiu muito nos últimos dois anos