quinta-feira, fevereiro 09, 2017

Um Jogo Especial

Um Vitória vs Porto é sempre um jogo especial.
Desde logo por serem os dois maiores clubes do Norte, e dois dos quatro maiores do país, mas também porque a proximidade geográfica entre ambos contribui sempre para que sejam vividos com extrema intensidade.
Depois porque ao longo dos muitos anos em que se defrontam a História está recheada de episódios memoráveis referentes aos jogos entre ambos, às transferências de jogadores entre  os clubes, a confrontos directivos mediáticos (Pimenta Machado contra Pinto da Costa em várias ocasiões)e até ao facto de ambos terem sido treinados por José Maria Pedroto o mais carismático treinador de sempre dos azuis e brancos e que também deixou uma marca no Vitória.
O jogo de sábado será por tudo isso, mas não só, mais um jogo especial.
O não só, que à sua maneira também traz um "picante" especial ao jogo, prende-se com o actual momento das duas equipas, as relações estreitas entre as duas SAD e a recente transferência de Soares.
Vamos por partes:
As duas equipas encontram-se em momentos que não podiam ser mais diferentes quanto ao trajecto e forma de cada uma delas.
O Vitória depois de uma primeira volta de bom nível encontra-se a três pontos do terceiro lugar (e até podia ocupá-lo com algum conforto não fora alguns deslizes perfeitamente evitáveis) mas dando a clara sensação de ser uma equipa afectada pelas movimentações de mercado.
Ainda iniciou a segunda volta matando na Pedreira um velho "borrego" mas depois perdeu cinco pontos face a Marítimo e Paços de Ferreira não marcando nenhum golo e dando ideia de uma equipa a perder "gaz" por factores diversos.
Do outro lado aparece uma equipa em crescendo que começou mal a Liga mas depois foi recuperando e está hoje a apenas um ponto da liderança,ou seja depende de si própria para ser campeã, o que dá uma motivação extra a quem a certa altura chegou a ver o campeonato como perdido.
As relações estreitas entre as duas SAD tem permitido nos últimos anos um numero invulgar de negócios entre os dois clubes que se caracterizam, grosso modo, por o Porto via a Guimarães buscar alguns dos melhores jogadores do Vitória dando como moeda de troca para além de dinheiro o empréstimo de jogadores que não cabem no seu plantel.
E isso condiciona o jogo de sábado. 
Porque da habitual frente de ataque vitoriana há dois jogadores que não podem defrontar o Porto porque os regulamentos não o permitem e outro porque entretanto se transferiu para o ...Porto o que obrigará Pedro Martins a encontrar soluções para montar a sua estratégia ofensiva.
Finalmente a transferência de Soares.
Que era a principal referência do nosso ataque (desde que saiu o Vitória não marcou um golo), um ponta de lança de grande qualidade que não por acaso chegou ao Porto e pegou de estaca e cuja substituição não se faz da noite para o dia.
Quem não perceber nada de futebol pode pensar que uma equipa é como uma qualquer máquina a quem tirando dois parafusos e colocando outros dois continua a funcionar da mesma forma sem prejuízo do rendimento.
Mas não é.
E por isso a saída de Soares (e de João Pedro) teve inevitável reflexo na equipa e vai ser necessário algum tempo para que ela "absorva" os novos jogadores e regresse ao nível exibicional (e de resultados ) da primeira volta.
As coisas são o que são por mais que de forma compreensível se tentem passar mensagens noutro sentido.
Quero com isto dizer que o Vitória já perdeu e o Porto já ganhou?
Nem pensar!
Apenas que as duas equipas se encontram num momento mais favorável aos visitantes que aos visitados e que para contrariar tudo o atrás exposto os jogadores que vão alinhar com a camisola branca (assim se espera...) terão de actuar em permanente superação para contrariar a vantagem que parece estar do lado do Porto.
De uma coisa podem os nossos jogadores estar certos:
Na bancada, no apoio e na paixão dos adeptos, já ganharam.
Agora tem de fazer a sua parte e ganharem no relvado!
Depois Falamos

7 comentários:

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

tendo eu nascido e sido criado no Porto, até aos meus 14 anos, não me custa admitir que o meu primeiro clube não foi o Vitória!
Mas desde que vim para Guimarães, que as coisas começaram a mudar, para bem melhor!
De qualquer das formas, para mim, os jogos entre o Vitória e o Porto, são sempre especiais, e este não o poderia deixar de ser. Num passado recente, partimos sempre em desvantagem com a questão dos emprestados, Abdoulaye, Tiago Rodrigues, Octávio, entre outros, são a prova de que os 3 do costume jogam em muitos campos ao mesmo tempo, não sendo de todo uma luta igual. Este ano a história repete-se, além dos emprestados Hernani e Marega, temos o Soares que nos foi "retirado" no sempre fatídico (para nós tem sido) mês de Janeiro.
A subserviência do Júlio Mendes ao Pinto da Costa é uma coisa que não me agrada nem um pouco, mas tenho sempre a esperança que as coisas nos carram bem, nem sempre acontece, mas no ano passado aconteceu, e este ano faço votos que aconteça novamente.

Um abraço
Miguel


luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Ninguém escolhe onde nasce.
O meu neto também nasceu no Porto, é sócio do Vitória desde duas horas após ter nascido, e certamente será vitoriano para sempre.
Quanto ao resto é evidente que a politica de empréstimos do Porto (e do Benfica e do Sporting) limita os clubes que com eles alinham ao receberem emprestados.
Como é o caso do Vitória que amanha entrará em campo notoriamente enfraquecido. Do que vinha sendo o seu ataque titular apenas resta Rafinha porque os outros são todos do Porto. Hernâni e Marega emprestados e Soares acabado de transferir em mais um péssimo negócio.
Por isso olho este jogo com muita preocupação

Pedro disse...

Caro Cirilo, é sempre um prazer ligar a televisão de manhã e ver o Bruno de Carvalho reunido, na Assembleia da República, com o núcleo de deputados sportinguistas. É um orgulho ver um representante do Conselho Vitoriano, presumo seu amigo, na fila da frente deleitado com a intervenção do Seu Presidente. Já agora, para que serve o Conselho Vitoriano? Uma feira de vaidades ou um hemiciclo ao nível de um clube de aldeola? Bem, o que seria de esperar de um clube que teve como presidente da Assembleia-Geral, o representante dos sócios, um tal Cardoso que hoje nem deve saber onde fica o estádio......

Anseio pelo dia que haja uma verdadeira vassourada em toda estas lapas e alpinistas sociais que gravitam em torno do Vitória.

Desculpe o desabafo.

Cumprimentos

PS: quanto ao jogo, o Vitória vai perder e o Júlio Mendes vai ficar contente porque o Pinto da Costa estará contente. Pobres bajuladores.

Saganowski disse...

Vai ser um jogo complicadíssimo, em que o Vitória vai estar claramente mutilado, sem 3 das suas mais destacadas peças, todos eles pertencentes ao plantel do nosso adversário de amanhã.
Se o resultado for bom para o Vitória, toda a gente esquece. Se for mau, niguém (leia-se a SAD) vai assumir responsabilidades.
Este jogo reflecte claramente as erradas decisões de receber emprestados e de vender a clubes portugueses.

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Conselho Vitoriano? Infelizmente não serve para nada enquanto for escolhido da forma que é através de nomeações feitas pelas direcções. Há muito que defendo que devia ser eleito podendo um ou mais grupos de sócios candidatarem-se ao conselho vitoriano sem terem de o fazer aos restantes orgãos sociais. Seria nesse formato, a que se acrescentariam outras competências como por exemplo escolher os homenageados das Galas, um orgão de aconselhamento da direcção com reuniões periódicas e tendo nele representadas várias correntes de opinião dentro do clube. O Vitória teria tudo a ganhar com isso.
Quanto às pessoas que refere sou amigo de ambos de facto. Quer do Emídio Guerreiro quer do João Cardoso. Cada um terá a sua forma de ver e viver o Vitória. Diferentes da minha como é normal entre pessoas diferentes.
Quanto ao jogo com o Porto espero que a equipa com o apoio dos adeptos contrarie as previsões e uma vez mais reafirme que no nosso estádio mandamos nós. Acredito que nenhum vitoriano ficará satisfeito com outro resultado que não o triunfo.
Caro Saganowski:
Tens toda a razão. Esperemos que mesmo com essas fragiidades a equipa consiga dar a volta por cima. Esperemos...

Saganowski disse...

Tal como eu disse no meu comentario anterior, e agora, depois deste 0-2, quem vai asssumir a responsabilidade???

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Ninguém!