domingo, setembro 13, 2015

Um Estado de Direito!

O BES é um caso de polícia que está entregue à Justiça e que compete a esta resolver.
Alguns supostos lesados do BES também começam a ser um caso de polícia (e de ordem publica) e espera-se que as autoridades olhem para o assunto sem facilitismos nem contemplações.
Porque nalguns casos estamos a falar de vulgares arruaceiros e noutros de agitadores profissionais que se calhar nunca tiveram uma conta no BES e que andam misturados com os chamados lesados apenas e só para provocarem desordem, agitação e perturbarem o direito ao livre exercício de opinião e campanha da coligação "Portugal à Frente".
E desordeiros tratam-se como desordeiros e não como coitadinhos.
Especialmente quando agridem mulheres e pessoas idosas ou tentam por todos os meios agredir o primeiro-ministro de um Estado de Direito.
O que aconteceu ontem no mercado de Braga foi muito grave.
E só não se assistiu a uma tragédia porque os apoiantes da coligação tiveram o bom senso e a frieza de não responderam a insultos, provocações e até agressões vindas de indivíduos indignos de serem tratados como gente civilizada e até de merecerem a amabilidade e paciência que Pedro Passos Coelho teve com alguns deles.
Se os apoiantes da coligação que eram centenas tivessem respondido à letra ás provocações de que foram alvo por duas ou três dúzias de provocadores, num espaço lotado e de corredores estreitos, podia ter-se gerado um pânico de consequências imprevisiveis.
Que provavelmente era exactamente o que os agitadores queriam!
Já todos percebemos duas coisas:
Uma é que a alguns dos supostos lesados não falta dinheiro para andarem em tourneé pelo país a tentarem provocar incidentes na campanha da coligação.
Bastava ouvi-los a falarem das próximas acções.
Outra que há uma estratégia que transcende os desordeiros de rua que visa precisamente condicionar, quando não tentar impedir, que Passos Coelho e Paulo Portas façam campanhas de rua e de contacto com os cidadãos.
Provavelmente delineada e comanda por saudosistas do PREC e recentes aprendizes de feiticeiro.
Desiludam-se.
Se o PSD e o CDS não tiveram medo nos tempos dificílimos de 1975 não é agora que vão ter.
Ontem provaram-no.
Mas isso não isenta as autoridades de actuarem sobre quem não respeita as leis do país e quer impedir o exercicio de direitos constitucionalmente consagrados aos seus concidadãos.
A liberdade de cada um acaba onde começa a liberdade dos outros.
E a democracia tem de saber defender-se.
Depois Falamos

P.S. Tenho todo o respeito,e solidariedade, por muitos dos verdadeiros lesados do BES.  Aqueles que realmente foram enganados e que vivem momentos extraordinariamente difíceis. Ontem, em Braga, estavam alguns. Que eram os mais serenos, os mais dialogantes, aqueles que apenas pretendiam que o primeiro-ministro os escutasse.
E a esses toda a atenção é devida.

2 comentários:

cards disse...

Caro Luis Cirilo, os lesados do BES é um assunto de difícil análise.
Acredito que haja pessoas que foram mesmo enganadas, mas a grande maioria, sabia muito bem o que estava afazer.
Acho mal importunarem a campanha eleitoral seja de que partido for, prefiro que haja uma boa campanha sem incidentes.
SE os lesados do BES não gostam da coligação façam como eu não votem nela, é simples.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Exactamente.
É assim que a democracia deve funcionar.
A arruaça é inaceitável seja em que contexto for