terça-feira, setembro 08, 2015

O Nº3

Confesso que nunca nutri particular simpatia pelo militante nº3 do PSD.
Nunca , mas nunca mesmo,o olhei como o nº1 porque esse foi e será sempre Francisco Sá Carneiro e acho simplesmente patética a veneração a que alguns parece pretenderam obrigar o partido perante a figura daquele que foi um dos seus fundadores.
Direi mais até:
Desde que em 1982 (33 anos atrás) deixou a liderança do PSD e do governo não me lembro de nenhum serviço minimamente relevante prestado por Francisco Balsemão ao partido.
Muito pose, muita prosápia, muita "fachada", muitos lugares simbólicos que para mais não serviam do que para alimentar o ego, mas de algo que se aproveitasse não me lembro mesmo de nada.
Pelo contrário.
Sendo Balsemão o maior accionista do maior grupo português de comunicação social (a Impresa) habituou-nos desde sempre a que os seus orgãos de comunicação fossem em muitas ocasiões acérrimos adversários de várias lideranças do partido e de governos liderados pelo PSD.
Sejamos claros:
O facto de a Impresa pertencer a Balsemão não significa que devesse fazer o "jogo" do partido de que o seu proprietário foi um dos fundadores.
Isenção acima de tudo.
Mas o facto de a Balsemão ser o dono da Impresa devia ter justificado que da sua parte houvesse uma exigência de rigor e isenção no tratamento jornalistico de matérias relacionadas com o PSD.
Quem tiver por hábito ler o Expresso ou ver a SIC sabe que nada disso sucede.
E ao mesmo tempo que Balsemão se pavoneia pelos eventos do partido puxando dos "galões" de fundador os seus orgãos de comunicação social comprazem-se em atacar o PSD e os seus líderes fazendo o jogo dos seus adversários.
De Cavaco Silva a Pedro Passos Coelho passando por Marcelo Rebelo de Sousa, Pedro Santana Lopes ou Luís Filipe Menezes  são muitos os que o podem atestar.
Agora, com as eleições à porta, uma vez mais a Impresa alinha pelo PS.
Basta ver um conjunto de reportagens que vem sendo passadas pelo "Jornal da Noite" da SIC, mostrando e escondendo realidades ao sabor dos interesses eleitorais do PS, para perceber isso de forma muito clara.
Por isso, e por muito mais, não simpatizo com Balsemão desde pelo menos o longínquo ano de 1980.
E lamento que no partido ainda lhe dêem um estatuto de nº 1 que não lhe pertence nem pertencerá nunca.
Mas cada um engana-se a si próprio da forma que lhe dá mais jeito...
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro Senhor Luís Cirilo,


Somos dois a pensar o mesmo. Basta olhar para a cara dele. Diz tudo.

Sou dos que vão mais longe simplesmente apontando testemunhas que atestam a verdade dos factos. A morte do número 1 pela CIA e a ascensão política de Mário Soares deu-se com a benção do número 3. Não me surpreendeu. Mas isso agora já não interessa nada. Poucos se lembram. Muitos menos acreditam. Está enterrado.

A SIC tornou-se o inimigo número um do PSD. Embora o irmão de António Costa, Ricardo Costa disfarce muito bem, mantendo-se afastado dos cargos de chefia, todos sabemos da legião de colegas que tentam agradar-lhe com peças jornalísticas tendenciosas.

Há um deles, Pedro Coelho, que nutre um "carinho" especial ao PSD com reportagens interessantes que alimentam sistematicamente o ego socialista.

Pedro Coelho seria a figura ideal para colocar em reportagem toda a trama ocorrida entre José Sócrates e Carlos Santos Silva. A orgia do poder que se instala nas câmaras socialistas ao fim de poucos anos. Ou a tentativa frustrada de Mário Soares em vender os terrenos que detinha à volta do aeroporto da Ota.

Será que Ricardo Costa deixa ele aventurar-se enquanto o irmão não chega ao poder? Ou será que as ordens superiores já foram assimiladas como código conduta e ética jornalística?

Não era António Costa que há poucos meses se congratulava pela vitória do Siryza na Grécia, dizendo-se contra o agravamento da política de austeridade europeia, quando o ministro Tsipras formado por aquele partido, viria a aprovar uma pacote de austeridade ainda pior do que aquele que lhe sugeriam inicialmente!?

Tudo na vida tem um preço a pagar. Pinto Balsemão é rico, mas no PSD ou na política, é e foi uma nulidade. Se ele fosse alguma coisa no PSD, de certeza que não era rico, nem tinha uma cambada de marmanjos a lamber-lhe as feridas e sabe-se lá que mais.



Quim Rolhas

cards disse...

Caro Luís Cirilo, não concordo nada com o seu texto,
A SIC, é, como sempre foi pró PSD (o principal comentador é marques mendes,PSD, nos assuntos económicos o comentador é Gomes Ferreira, PSD.
O expresso está cheio de jornalistas pró PSD.
vejamos os outros meios de Comunicação:
CM e cmtv só são superados, em fanatismo pelo PSD, pelo "jornal" SOL e pelo site OBSERVADOR.
rtp pró PDS.
tvi- MARCELO psd.
jornais diários económicos todos eles são pró PSD.

NESTE MOMENTO O ÚNICO ÓRGÃO de comunicação QUE NÃO É CONTROLADO PELO PSD É O JORNAL AVANTE.

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Basta o número 3 ser o português membro permanente do "clube de Bilderberg" para olhar com a maior das reservas as suas atitudes e movimentações politicas.
Diz, e é verdade, que politicamente sempre foi uma nulidade e isso é rigorosamente assim.
Mas no mundo empresarial foi tendo um sucesso que é indissociável das suas cumplicidades com todas as áreas politicas que lhe davam jeito.
De resto os que andam no PSD há muito tempo sabem bem que na cisão das "Opções Inadiáveis",que ele apoiava contra Sá Carneiro, só não saiu também por um triz. Ou por instruções de Bilderberg.
Caro cards:
Só mesmo você para me fazer sorrir.
A SIC pró PSD ? Onde foi descobrir isso?
O Expresso cheio de jornalistas pró PSD?
Que imaginação.
Já agora: sabe de quem é irmão o director do Expresso?
Quanto aos jornais que não são controlados pelo PSD esqueceu-se do Luta Popular do MRPP e do Acção Socialista do PS. Ou será que o PSD também controla esses?