sexta-feira, outubro 24, 2014

Justo

Foto: A Bola
O Vitória conseguiu hoje em Setúbal um triunfo tão justo e indiscutível como estranhamente difícil e arrancado quase a ferros.
Perante um adversário a puxar para o fraco, e que pese embora o esforço posto no jogo raramente criou perigo para a baliza de Assis, o Vitória dominou quase todo o jogo mas com uma "cerimónia" excessiva na hora de concretizar.
Jogou bem, especialmente na primeira parte e nos últimos vinte minutos, mas na hora de rematar a felicidade andou arredia dos jogadores vitorianos.
Jogando no clássico 4-3-3 tão do agrado de Rui Vitória pareceu sempre que o volume de jogo ofensivo criado por Bernard e Hernâni, com a ajuda de dois laterais em bom nível, nunca encontrou Álvez em posição de tiro talvez por "saudades" da companhia de Tomané numa dupla de pontas de lança que já provou o bom entendimento entre eles.
Na segunda parte o Vitória soube controlar uma entrada mais agressiva do seu homónimo e acabou por chegar ao golo num lance de boa parada com uma eficaz assistência de Hernâni a que correspondeu João Afonso com um excelente remate de cabeça.
A partir daí, e com excepção de um remate traiçoeiro mesmo no expirar da partida que Assis resolveu bem, as oportunidades de golo foram todas do Vitória mas a falta de pontaria nuns casos e uma excepcional defesa de Ricardo Baptista a remate de Bernard impediram que o marcador atingisse uma expressão mais justa.
Venceu quem mereceu num jogo bem arbitrado por Duarte Gomes.
Uma nota final para as substituições operadas por Rui Vitória e que , desta vez, não me pareceram particularmente felizes.
A vencer por 1-0, faltando mais de 25 minutos para jogar, trocar de pontas de lança foi ficar desprevenido caso o adversário empatasse e fosse necessário reforçar o ataque.
A saída (tardia) de Alex e a entrada de Cafu reforçou a segurança defensiva mas foi quase um "convite" aos sadinos para atacarem mais dado que passamos a ter menos jogadores na frente pese embora Bernard ter descaído para o flanco direito.
E finalmente a saída de Hernâni ,que se "entreteve" a aterrorizar a defesa setubalense em especial durante toda a 2ª parte, quando fisicamente aparentava bem melhores condições do que Bernard pareceu algo estranha.
Do meu ponto de vista faria mais sentido trocar Bernard por Crivellaro para assegurar posse de bola e manter a defesa setubalense receosa dos piques,simulações e dribles de Hernâni.
Mas esta é apenas a minha opinião que só expresso porque ganhamos.
Rui Vitória é que sabe,como é óbvio, as linhas com o que se cose e qual a melhor estratégia para a equipa.
Depois Falamos

9 comentários:

Anónimo disse...

Foi mais do que justo, Sr. Luís Cirilo. Foi m-e-r-e-c-i-d-o! Muita sorte teve o Setúbal não sair derrotado do próprio estádio por 4 ou 5 bolas a zero com os golos desperdiçados por Alex, Hernâni e Bernard.
O golo de João Afonso revelou muita inteligência e sentido de oportunidade porque o Setúbal não tinha nenhum homem ao segundo poste na marcação do canto e pimba que lá vai disto. O
Este Vitória dominou o jogo de princípio ao fim sem grandes sobressaltos e, de longe, com mais tecnicismo do que o adversário. Os remates de longa distância do Setúbal nunca saíram enquadrados com a baliza e resultaram numa noite tranquila para Assis. Até parece que os sadinos andaram a semana toda a fazer aquele tipo de remate que só acontece quando a defesa se torna inexpugnável.
Sobre as substituições, as saídas de Alvez, Alex e Hernãnina também me pareceram algo arriscadas. De facto foi mandada mensagem ao adversário que estávamos a defender o resultado para os três pontos. Mas por outro lado, perante o desacerto deles com a nossa baliza em toda a primeira parte e até ao minuto 65', talvez a observância deste pormenor desse segurança a Rui Vitória para reforçar o ataque e prescindir de refrescar a posição dos amarelados Saré, Josué e Traoré, que diga-se de passagem voltou imperial.
Como já aqui falamos por várias ocasiões, devo ser dos únicos vitorianos a achar com coração que o Vitória é cada vez mais candidato ao título. O próximo jogo com o Sporting será crucial para reforçar a minha avaliação.
Perspectivo um grande jogo no triste dia de Todos os Santos, que eu espero que acabe em festa. Temos de ensinar o Sporting a perder em Portugal. O Schalke precisou de ajuda de um árbitro russo, mas cá não é preciso tanto. E ganhando ao Sporting, meu Caro Sr. Luís Cirilo... para quem tem Fé como eu, o céu é o limite.

Quim Rolhas

cards disse...

Caro quim rolhas,
sou de Setúbal e não conheço nenhum clube de futebol chamado Setúbal. Aqui em Setúbal temos o VITÓRIA FUTEBOL CLUBE, o Comércio e Industria, o São Domingos, o Os Amarelos, o Os Pelézinhos, o Faralhão, o Azeitonense a
e a casa de Pessoal da Secil.

cards disse...

caro luis cirilo,

O jogo de ontem foi inteiramente merecido pelo seu vitória, quanto ao meu vitória a coisa é simples estamos falidos, o treinador desde que saiu do braga só tem dado flops, a equipa tem potencial para estar no meio da tabela e com Choramingos vamos lutar para não descer.

Até agora a nossa aliança com o fc porto feita em 2001 ainda não nos trouxe nada de benéfico e nunca irá trazer, nem jogadores bns nem treinadores bons.
Sempre que jogamos com o porto é derrota certa seja em Setúbal ou no porto.

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Ficamos a dever a nós próprios mais golos e um jogo mais tranquilo.
Porque uma vantagem tangencial é sempre motivo de stress e risco de uma surpresa até ao fim. Como esteve para acontecer nos ultimos instantes não fora a atenção de Assis.
Mais três pontos merecidos.
E agora a tranquilidade de receber o SCP sabendo que não temos o terceiro lugar em risco e que dependendo dos resultados de hoje e amanhã até podemos ter perspectivas classificativas mais interessantes. Do título sabe o que penso. Mas o 4º lugar parece-me um objectivo racional e perfeitamente possível de ser atingido. Sempre espreitando mais qualquer coisa...
Vai depender de várias coisas desde as recuperações de Defendo e Moreno, passando por uma cirurgica ida ao mercado e culminando na necessidade absoluta de a nossa SAD ser totalmente "surda" na reabertura do mercado.
Essa é, talvez, a maior das prioridades.

Anónimo disse...

Grande exibição do nosso Vitória na qual destaco as exibições de Gaspar,Afonso,Bernard e Hernani. Bem e muito lucido RV nas substituições a segurar o resultado, pois este jogo, é para mim crucial no resto da época e é ele que vai determinar o nosso futuro neste campeonato.Agora como diz o Quim Rolhas é ganhar ao Sporting e fé em Deus e nos nossos meninos.

Anónimo disse...

Não foi por mal, caro cards. Fui completamente influenciado pela Sport TV. No canto superior esquerdo do televisor estava lá SET 0 - GUI 1, quando deveria estar VFC 0 - VSC 1. Se no PES da playstation dos meus netos está escrito VFC ou VSC por que razão há-de a Sport TV ser diferente?
Tem de reclamar com eles porque eu cansei-me. Já nem ligo a isso.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro cards:
O VFC é um dos grande clubes do nosso futebol.
1232 espectadores no estádio é uma "tragédia" para o clube e para a cidade e concelho de Setúbal.
Espero que ultrapassem o mau momento e ressurjam com a qualidade de sempre. O nosso futebol precisa de um Vitória Futebol Clube forte.
Caro Anónimo:
Um triunfo importante numa exibição agradável e com alguns momnetos excelentes. Quanto ás substituições discordo mas cada um tem direito á sua opinião

Luis Costa disse...

Concordo com a sua analise, e acho que foi apenas por desleixo que perdemos a oportunidade de dar mais 3, pois foram vários os lances em que falhamos passes infantilmente, que poderiam criar situação de muito perigo.
Quanto às substituições, acho que desta vez não foram tão más quanto isso.

Acho que o pior de RV continuam a ser as convocatórias.
Sempre que um jogador dá nas vistas na equipa B, ele convoca para não jogar na A. A semana passada levou R.Gomes a passear até Moura, para jogar 10 minutos contra uma equipa do CNS, esta semana foi passear até Setubal, desta vez com a companhia do Gui, para jogar 5 minutos (e o Gui zero)!!!
Pergunto:
- para quê retirar estes jogadores da equipa B ?
- para quê retirar-lhes minutos de jogo tão necessários para a evolução dos jogadores ?
- Não seria muito mais proveitoso para estes jogadores fazerem 90 minutos na equipa B em vez de andarem a "passear" com a A ?
Mas já na equipa B se passa o mesmo. O Alexandre (que veio do Sporting), passou uma serie de jogos no banco da B, em vez de estar a competir nos juniores. E como estes casos existem vários !!

Acho estas situações completamente ridículas, e parece que ninguém vê isto !!!!!

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Um dos segredos do sucesso é a perfeita articulação entre o grupo de trabalho profissional(A+B)e a equipa júnior esta mais em ligação à B do que à A propriamente dita.
O caso que refere do Alexandre Silva, um dos mais prometedores jovens jogadores do clube (e que ainda hoje não percebo como deixou o Sporting escapar),é paradigmático disso. Ele precisa de jogar para evoluir e não de assistir do banco a jogos de um escalão que nem é o dele ainda.
Depois há outros casos, como refere, que são difíceis de perceber as opções. Veja-se o caso de para Setúbal não ter sido convocado mais nenhum central para além dos dois que jogaram deixando a equipa tremendamente exposta a uma lesão ou sanção disciplinar. E se Miguel Oliveira , Crivellaro e Gui estiveram no banco no Bonfim e jogaram domingo frente ao Olhanense o mesmo podia ter acontecido com Lima Pereira ou Chemman. Acho que uma das debilidades do Vitória é precisamente a gestão desportiva do grupo (A+B+Juniores)e essa não pode ser feita por RUi Vitória nem por Armando Evangelista mas sim por alguém acima deles e abaixo da SAD. Podia ser Flávio Meireles se lhe dessem espaço para isso. Por isso sempre defendi a importância de um director desportivo neste projecto. Não quiseram...