quarta-feira, maio 28, 2014

Santo António...

A grande vitoria eleitoral do PS (Seguro dixit) deu nisto.
Para os derrotados da noite, a Aliança Portugal, a vida continuou sem sobressaltos e dentro dos dois partidos reina a serenidade.
Nos "grandes vencedores", depois daquela noite eleitoral no Altis que Fellini não desdenharia filmar, foi o desembainhar de espadas para um duelo que não se sabe quando nem onde se vai disputar já para não por em causa se se vai disputar mesmo!
É que Costa é useiro e vezeiro em "números" destes pese embora desta vez ter ido mais longe do que alguma vez fora no passado.
Mas partindo do principio de que vai, e para isso ou Seguro aceita novo congresso ou Costa tem de arranjar as assinaturas necessárias, mais uma vez se confirma que nos partidos do bloco central suceder a um líder/primeiro ministro que sai é extremamente difícil e quase sempre tarefa votada ao insucesso.
Porque nas travessias de deserto, para quem perde eleições, existe uma exigência acrescida dos respectivos partidos para que novas vitória apareçam depressa.
E isso não é possível.
A lista de caídos em combate é longa.
Vítor Constâncio, Jorge Sampaio, Almeida Santos,Fernando Nogueira, Ferro Rodrigues, Pedro Santana Lopes, Luís Marques Mendes, Luís Filipe Menezes, Manuela Ferreira Leite são exemplos do que afirmei.
Falta saber se António José Seguro se juntará ao lote.
Quanto a António Costa, o mesmo que considerava incompatível ser presidente de câmara de Lisboa e líder do PS, juntou ao cinismo de andar durante estes meses todos a fazer que estava quando não estava a desfaçatez de apresentar agora uma candidatura quando o podia e devia ter feito no ultimo congresso socialista.
Acontece que depois do excelente resultado nas autárquicas o PS teve agora uma vitória "pifia" nas europeias.
Isso, somado à melhoria da situação económica do país, tornou a tentação irresístivel.
Veremos a resposta dos militantes e estruturas intermédias do partido.
Para quem está de fora ( e não partilho nada a ideia de que para o PSD Seguro seja melhor do que Costa) vendo o PS dividido nesta luta entre "Antónios" apenas posso dizer:
Santo António lhes valha!
Depois Falamos

10 comentários:

Anónimo disse...

Ainda é muito cedo para o PSD e você começarem a tremer. O problema para vocês é que esta mudança tem de arrastar obrigatoriamente rupturas com estas políticas nojentas deste governo e consequentemente um abrir de olhos ao povo massacrado. Claro que os barões, os LACAIOS dos barões e os homens do dinheiro já suam.
Espere para ver...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Está bem enganado.
Eu só tremo quando tenho frio.
O PSD não treme nunca. Muito menos por causa destes dois "Toninhos".

Mike_the_Bike disse...

Neste momento eu acho que ninguém está à espera que o PSD ganhe as próximas eleições legislativas.
As condições em que o PS vai ganhar as eleições é que ainda ninguém sabe... dependerão do líder que tiverem na altura? Eu acho que sim!
As condições em que o PSD se viu "obrigado" a governar, levaram-no a tomar medidas que não foram, nem são, do agrado de ninguém, e isso vai-se reflectir no escrutínio... a menos que os sinais de retoma, daqui até lá, continuem a melhorar, o desemprego a diminuir, a Europa a ajudar, tudo isso aliado a uma boa campanha, a demonstrações de carácter e SERIEDADE (estamos todos fartos da falta dela). Assim talvez o PSD se consiga bater com o PS do, cada vez mais, inSeguro (fraco, fraquinho), ou com o PS do enCosta (melhor que o outro mas sem deslumbrar)... Estou para ver quando é que o Rio de vai juntar a isto tudo.

luis cirilo disse...

Caro Mike:
Acho que a coligação ganhar as eleições é uma possibilidade em aberto.
O país vai melhorar no próximo ano ao contrário do PS que está cada vez pior.
Quanto ao Rio...está longe da foz!

Pedro disse...

Caro Cirilo, o António Costa é um homem com uma excelente imprensa, nunca fez nada de extraordinário mas é sempre uma opção para tudo e mais alguma coisa: Presidente da República, líder do PS, Primeiro-Ministro , etc. Para o PSD será um problema, pois parece-me evidente que as legislativas estão perdidas, não há muita volta a dar, com o Seguro seria por pouco, contra António Costa resultará na 2ª maioria absoluta do PS.
Os "barões" do PS sempre quiseram o António Costa, vamos ver, finalmente, como Primeiro-Ministro, se é tão bom como toda a gente apregoa.
Cumprimentos,
Pedro

Anónimo disse...

Pelo que depreendo da movimentação surpresa de António Costa, afinal o derrotado do último acto eleitoral foi o António José Seguro.
A disputa pelo poder no PS continua igual à catadupa de efeitos nefastos que o partido provocou em Portugal com a gestão danosa de José Sócrates.
Esta nova precipitação de António Costa, intencional ou não, é comparável à ânsia dos herdeiros em enterrar moribundos.
Ultimamente, ouço alguns socialistas dizerem convictamente que o descalabro de Sócrates foi uma mentira que o PSD inventou para chegar ao Governo!
E da forma como António Costa falou, o desejo de mudança já vem sendo cozinhado desde as últimas autárquicas. Os socialistas representados por António Costa ainda não estão contentes. Estão a pressioná-los. Querem mais, Sr. Luís Cirilo. Querem continuar a obra inacabada do Eng.º Sócrates que, segundo a memória não me atraiçoa, aliava-se aos grandes ditadores do Mundo para ganhar prestígio internacional.
Haverá alguma maneira de inconstitucionalizar o raio do Partido Socialista, Sr. Luis Cirilo?

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Devo dizer-lhe que não partilho, desta vez, da sua opinião. Porque nem sequer estou convencido que Costa seja tão bom candidato assim.Sinceramente acho-o um "ídolo"com pés de barro. E os próximos tempos vão provar isso.
Caro Quim Rolhas:
Eu sou dos que acho que se o PS não tem escondido Sócrates da campanha nem as europeias tinha ganho. Por isso vejo com satisfação os fieis do estudante de filosofia acantonarem-se em volta de Costa. É maus um factor de esperança para o PSD.

il disse...

«Eu só tremo quando tenho frio.» -caro Cirilo, cá, moi, je, só tremo quando vejo um bolinho cheio de creme que não devo comer .))))))))

A sério: a vitória do PS numa eleição, em que as pessoas votaram/votam em brincadeiras (PPM-MPT), ou passam um cartão encarnado ao governo -só para avisar-, por tão pouco, é sinal de que as legislativas estão empatadas, ou talvez a favor do governo. Mas, mas...

O Pedrinho disse hoje que o PSD deve ouvir as pessoas. BOA PEDRINHO!

Mas vamos começar por dentro.Eu se fosse Pedro mandava em letra de caixa alta a ideia para Lisboa...

Anónimo disse...

Dá-me a sensação que os livros que o Antonio Costa está a ler são os mesmos que foram lidos pelo François Hollande. Se o Costa fôr eleito em 2015, o desempenho não será muito diferente. Quanto ao Seguro, até faz pena olhar para ele. O país precisa de oposição forte, mas credível. E verdade seja dita, nenhum destes Antónios vale a ponta dum chavo

luis cirilo disse...

Cara il:
A conjugação de resultados do PS e MPT permitiu à Aliança Portugal escapar a uma derrota ainda mais estrondosa.
Depois o avanço do Costa fez o resto.
Mas espero (sem muita esperança) que na S. Caetano à Lapa tenham percebido que o resultado foi péssimo.
É que vejo muita gente a assobiar para o ar...
Caro Anónimo:
A. Costa é um bluff que tem a sorte de contar com boa imprensa e amigos bem posicionados. Se o PSD fizer o trabalho de casa bem feito pode perfeitamente ganhar as legislativas a qualquer um destes Antónios.