domingo, maio 11, 2014

Justo e Escasso

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

O Vitória fechou da melhor forma a sua melancólica participação na Liga 2013/2014 ao bater com toda a justiça o adversário da 30ª jornada por um resultado tão justo quanto escasso.
De facto a equipa vitoriana realizou uma das melhores exibições da temporada, e seguramente a melhor dos últimos 3 meses, e só a excelente exibição do guarda redes adversário impediu que os números atingissem uma expressão mais de acordo com aquilo que se passou no relvado.
Com o melhor Tiago Rodrigues desta época ( a fazer lembrar o da época passada), com Barrientos a fazer bem feito tudo que teve para fazer(e com alguns pormenores técnicos deliciosos) e Moreno a jogar com aquele suplemento de alma que lhe é habitual contra aquele adversário o Vitória foi construindo sucessivas oportunidades a que só faltou uma pontinha de sorte para darem os golos que a equipa bem merecia.
Nomeadamente Maazou que fez um jogo de muito boa qualidade e bem merecia o golo que tanto procurou.
Globalmente o Vitória esteve bem.
Ás vezes muito bem.
E deixa a sensação de que há ali a base fundamental a que na próxima época, com os necessários reforços, possa ser construída uma equipa que lute por outros objectivos e volte a entusiasmar os adeptos que tão "castigados" foram este ano com desilusões.
Importante, mesmo antes das aquisições, é garantir a continuidade dos jogadores fundamentais para que Rui Vitória não tenha de voltar a reconstruir uma equipa.
Creio que face ás declarações dos responsáveis, e do próprio accionista maioritário, isso não acontecerá e o "defeso" trará aos vitorianos as boas novidades porque todos anseiam.
Depois Falamos.

26 comentários:

Anónimo disse...

Aleluia! Até que enfim um resultado de encher o olho, mesmo que tenha sido pela margem mínima. O sufoco era de tal ordem que este 1 a 0 vale tanto como se tivessem marcado cinco. Ainda assim, foi o melhor que conseguimos nesta segunda volta. E tinha de ser logo na última jornada para aparentemente tranquilizar a horda vitoriana mais exigente, na qual me incluo. Mas ó Sr. Luís Cirilo, cuidado, não nos podemos iludir com as debilidades do Vitória misturada com a pressa dos jogadores em querer ir de férias e mostrar que ainda valem os valores do contrato. Não valem. Todos desvalorizaram nesta segunda ronda. Estima-se talvez mais de 50%.
De facto, para nós sócios pacientes, até demais, foi um presente. Acabámos em grande e relança alguma alma mater desta equipa para a próxima temporada, como o Sr. Luís Cirilo diz. Contudo, espero que muito pouco dessa matriz actual se transfira para o Vitória versão ganhadora 2014-15!!! Há que subir a fasquia. Porque o que eu tenho verificado, é que quando se quer chegar ao lugares europeus, acaba-se com o rótulo de 10º melhor equipa nacional.
Uma coisa eu notei hoje. Para o Braga, esta derrota de fechar os olhos talvez no subconsciente seja a retribuição de metade daquele amaldiçoado aperto de mão no Axa. É que já não se sente aquela atmosfera de rivalidade como antigamente, Sr. Luís Cirilo. As coisas mudaram nas duas bandas. Esta vitória, no meu ego, não soube tão bem como as anteriores. Embora bem-vinda, pecou por tardia e chegou recessa. Põs-me dividido entre um entusiasmo recente de Rui Vitória, por ter resolvido a sua situação contratual a seu contento e o tal resultado de "amigos" por causa da coincidência de ser o último jogo com o velho rival de estimação em que nada havia para disputar.
Em todo o caso, fico contente pelo resultado, mas não estou nada satisfeito por aquilo que a equipa fez nesta segunda volta. Isto é o que me preocupa e não esqueço.
Se este resultado tapa aquilo que a equipa deixou de produzir nos jogos anteriores? Não tapa, Sr. Luís Cirilo. Não estou de consciência desportiva e associativa tranquila, imagino que o Sr. Luís Cirilo também não esteja. Bem pior estará o Rui Vitória a esta hora sobretudo se pensar que acabou esta temporada como uma missão bem cumprida. Se fosse eu ele, nem ia de férias. Engatava-me já a trabalhar porque cheira-me que na próxima temporada, com mais quatro jogos no total, qualquer uma das equipas que comece a trabalhar certinho desde o princípio pode chegar a campeão. Basta que ele aponte o target para o dobro dos pontos que conquistou nestes 30 jogos disputados porque os 35 pontos deste ano de certeza que não darão para assegurar a manutenção.

Quim Rolhas

Francisco Guimarães disse...

Toda a gente sabia que, depois do céu que foi atingido à quase um ano atrás, era muito difícil fazer melhor esta época, mas era exigível fazer mais que o que foi feito.
O Vitoria este ano apenas cumpriu os requisitos mínimos: a manutenção e ganhar ao Braga.

Quanto ao futuro não estou nada à espera de muitas melhorias, virá mais investimento? Só ver para crer. Ficarão as pecas chave (André André, principalmente)? Só ver para crer. Não é que eu esteja céptico assim como também não estou esperançoso, estou, como dizem os brasileiros, "no aguardo".

Anónimo disse...

Esta equipa podia ter ido mais longe. A classificação para uma prova europeia poderia ser uma realidade, hoje. Faltou sorte? Faltou mais qualidade (jogadores)? Para mim, não. O que faltou foi ambição.
Ambição desde o topo até ao treinador e acabando nos jogadores. Desde que o presidente da SAD se tornou potencial candidato ao tacho da liga, o Vitória deixou de jogar... Poderá ser coincidência, mas não encontro explicações para 9 ou 10 jogos consecutivos sem ganhar... e bastava termos ganho os jogos em casa, contra equipas inferiores, que o objectivo Europa, poderia ter sido alcançado. Por isto, não creio que o reforço do plantel, por si só, venha acrescentar mais valia. Se a ambição de quem manda não fôr outra, de nada serve ir buscar um qualquer Ibrahimovic ou Ronaldo. A ambição de quem manda é outra e o Vitória é só trampolim para outros cenários. E podem vir os defensores deste presidente vir dizer que ganhamos uma taça e não sei que mais... dizemos bem: ganhamos. Passado. Obrigado. Temos de ter ambição de ganhar mais.

Ricardo disse...

Uma época miseravel do SCBraga mas que acabou por ser mais que suficiente para ficar à frente do Vitória.

Um jogo dominado pelo Vitória...mas que valeu pela festa de Campeões Nacionais de Juniores em pleno estádio D. Afonso Henriques.

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas.
Olhemos para este jogo como um pequeno bálsamo para uma época decepcionante.
As próximas semanas nos dirão o que será o Vitória 2014/2015.
Até em termos de liderança directiva.
Caro Francisco:
O Vitória podia, e devia, ter feito uma época bem melhor. Apesar da gestão desportiva do grupo não ter sido eficaz ainda assim existiam recursos humanos para fazer melhor. Quanto ao futuro...Depois Falamos.
Caro Anónimo:
Na resposta ao Francisco Guimarães está também a resposta ao seu comentário.
Claro que o Vitória podia ter feito muito melhor e logrado o apuramento para uma prova europeia. Porque até janeiro bateu-se bem por esse apuramento.
Depois...
Caro Ricardo:
Uma época fraquinha de ambos e que permitiu a um orçamento de 15 milhões ficar dois pontos à frente de um orçamento abaixo dos 5 milhões.
O que terá consequências já na próxima época até aposto.
Quanto ao titulo de juniores alcançado pela equipa do Sporting CB, com NOVE estrangeiros no plantel, é merecedor de parabéns naturalmente. Só que festejos no D. Afonso Henrique não vi nenhum.

Anónimo disse...

Ora bem, vai começar o "diz que disse" assina ou não assina, já assinou, não não, vinha no tal pasquim...
Faltam apenas alguns detalhes, é dado como certo, e apontado ao clube tal...
Blá blá blá
São as foto/radio/telenovelas dos futebois.
Como diz um amigo meu, "só acredito, quando vir o atleta com a camisola do clube, num jogo oficial!...

Anónimo disse...

O quê, o braga tem nove (9!) estrangeiros na equipa júnior?...
Eu não acredito, não.
O braga, á semelhança do Vitória, tem uma boa formação, agora tantos estrangeiros...
"Eu quero voltar prá ilha...

JUCA

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Faço minhas as palavras do seu amigo.
Caro JUCA:
Mas é verdade.
Nove estrangeiros

Anónimo disse...

A azia provoca cegueira e problemas na audição, pelo que há pessoas que só escrevem aquilo que lhes convém. Na equipa principal de juniores do Sporting CB só jogam a titular 2 estrangeiros (guineenses). Vá ver quantos estrangeiros tem o Benfica, Sporting e Porto. Se o DG não tem estrangeiros deve-se a problemas de tesouraria porque noutros tempos de vacas gordas também os teve. CAMPEÕES E COM FESTA NO DAH! ORGULHOSAMENTE CAMPEÕES NACIONAIS DE JUNIORES ÉPOCA 2013-2014! Rui Castro

Anónimo disse...

Nem com a pior época da era do António Salvador conseguem ficar à frente do SPORTING CLUBE DE BRAGA. Mais um ano a ver-vos pelo retrovisor. Mais do mesmo e já cansa de todos os anos ver o clube do outro lado da morreira ficar atrás de nós. Para a época 2014-2015 lá estaremos sempre à frente de vós. CAMPEÕES DE JUNIORES 2013-2014!CPAULOBL

Anónimo disse...

Devia era ter vergonha da sua equipa B estar em 3º lugar no campeonato nacional de seniores e em vias de ficar mais um ano a penar neste campeonato. Nem com as ajudas dos craques da equipa A conseguem ser campeões ou conseguir a subida!CAMPEÕES, CAMPEÕES, NÓS SOMOS CAMPEÕES! Vizela é linda, linda Vizela! Vitorino Tadeu!

JJSOUSA disse...

Pois é. E agora?
Eu não sonhei e penso que já todos já acordaram para a triste realidade.
Tenho é pena que o sonho que o Miguel Salazar tão bem caricaturou
http://vitoriasempre.net/o-sonho-do-julio/
não tenha acordado os sócios do VITÓRIA mais cedo.
O VITÓRIA é só um trampolim para o Júlio dar mais um salto na sua carreira ... ... ... politica.
Mais uma vez a politica misturou-se com o futebol e o futebol serviu os interesses políticos de alguns obcecados pelo poder.
O Júlio que era um ilustre desconhecido para 80% dos vimaranenses, passou a ser conhecido a nível nacional.

Esquecem é os vitorianos que neste caso concreto a promoção pessoal do Júlio Mendes, só foi possivel graças à destruição do vitória enquanto clube e, enquanto mentor/criador da malfadada SAD que mais não fez que não apoderar-se do que era do vitória.

E para piorar a situação, temos uma sucessão monárquica na qual o numero 2 será o novo dono da SAD (Se é que já não era).
Basta para tal ouvir um dos seus fieis escudeiros que dá pelo nome de Daniel Rodrigues, dizer ...
Eleições? Pra quê? As coisas estão bem a não vale a pena mudar nada... ...A sucessão é natural.
Implica isto, nas palavras do fiel escudeiro, que se preparam para uma sucessão sem qualquer tipo de consulta aos sócios do vitória.

A finalizar, não me restam dúvidas, a nova época vai trazer novidades.
Não tenho é a certeza que traga é aquilo que mais gostamos e que nos leva a pagar cotas e a ir ao estádio, que são os resultados.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tem toda a razão. Não são NOVE estrangeiros. São DOZE só que pelo caminho três terão deixado o clube.
http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=6426&epoca_id=143

A prova está aqui.
Quanto ao resto é treta de quem tem complexos de inferioridade.
Caro Anónimo:
O que diz apenas prova a vossa incompetência. Porque com um orçamento três vezes superior ficaram DOIS pontos à nossa frente.
Caro Vitorino tadeu:
Está enganado.
A "minha" equipa B estava a meio da tabela quando deixei a direcção do clube.
Da tabela da II liga bem entendido.
A actual, que apoio inteiramente diga-se de passagem porque é do Vitória, não é da minha responsabilidade em nada.
Caro JJ Sousa:
Dir-lhe-ei apenas o seguinte:
Não é certo que JM vá para a Liga.
Saber-se-á nos próximos dias.
Se for o clube terá de entrar em processo eleitoral porque nos estatutos não há disposições monarquicas nem sucessões à vontade do freguês.
Cada um é livre de dizer o que quiser(embora a detentores de cargos sociais se exija alguma contenção)mas os estatutos é que mandam.
Quanto á próxima época espero para ver. Sem grande optimismo diga-se desde já

Anónimo disse...

Vitorino Tadeu és mesmo um cromo! Afinal és do Vizela ou do Só Com Borlas? As contas fazem-se no fim, vê lá se ainda não vais chorar no final do jogo com o Bragança! Quanto aos Bracarinos, azia foi o que vòs sentiste ao ver o Alex a levantar a Taça na Tribuna do Jamor! 80% da População Bracarina, ficou com um melão, ainda maior que o dos jogos com o Rio Ave esta época! Ah ah. Continuem assim, que estão num excelente caminho! Talvez a Equipa Júnior desta época, seja mesmo a vossa salvação daqui a 2 ou 3 anos!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Aguardemos serenamente a próxima época. OS 1q5 milhões que o SCB deitou fora este ano hão-de ter deixado mossa

Anónimo disse...

"Cada um é livre de dizer o que quiser(embora a detentores de cargos sociais se exija alguma contenção)mas os estatutos é que mandam."

Mudou assim de opinião? Quando era diretor do VSC não se conteve e o que lhe reservou? A saida, ainda bem que um tempo fora o faz entender algumas coisas.

PR

Anónimo disse...

Só para informar o sr. Vitorino Tadeu que a sua equipa B do SCB irá disputar na próxima época a mesma divisão que está o VITÓRIA a disputar neste momento. Talvez com alguma sorte troquemos de lugar nós na II Liga eles na Divisão de Seniores. Eu acredito! Depois falamos...

Anónimo disse...

Estes adeptos do Sporting C.B. são mesmo grandes. Não conseguiram fundar um clube (toda a gente sabe que foi um sportinguista a fazê-lo!) e depois comparam-se com o Vitória. Por mim, o Vitória até pode jogar na regional que não mudo (tantos anos de vida como de sócio), não é como os adeptos do Braga (ou será Benfica!?). Durante décadas é que era "bonito" ver um Sporting C.B. - Benfica. (Ainda na época passada quando o Sporting C.B. ganhou a taça da liga na reportagem da SIC apareceu uma adepta com cachecol do Benfica!)

Depois vêm cheios de vaidade... somos os guerreiros do minho, mas esquecem que guerreiros todos podem ser (até crianças vão/foram para a guerra), mas conquistadores nem todos podem ser!

Caro Luís Cirilo, a sua "conversa" desperta as emoções mais profundas dos nossos vizinhos, mas devia deixar claro para eles que a inveja é um sentimentos muito feio!

Guimarães... Aqui Nasceu Portugal!

luis cirilo disse...

Caro PR:
Aceite um conselho: fale do que sabe.
Caro Anónimo:
Aguardemos.
Caro Anónimo:
Respeito muito a nova geração de bracarenses que são adeptos apenas do Sporting CB. É de louvar.
Mas a verdade é que eles jamais se poderão comparar connosco em termos de História.
Eles resultaram de uma mistura entre sportinguismo (no nome) e benfiquismo(nos equipamentos)feita elos seus fundadores que eram adeptos desses dois clubes.
Nós não.
Aqui não há "pecados originais"porque não sofremos de bi clubismo.
Nem por ele fomos influenciados.

Anónimo disse...

O Luis Cirilo deve comer muito queijo, porque não se deve lembrar do que disse o Pimenta Machado quando entrou no Vitória, "quando entrei no clube os adeptos eram do Benfica, Sporting e Porto e tive que mudar essas mentalidades". Por acaso o próprio Pimenta Machado não era um grande benfiquista? E o Emilio Macedo não era outro grande benfiquista? Quanto à cor do equipamento do SCBraga demonstra ignorância e não sabe do que fala. É Sporting porque na altura foi fundado por sportinguistas e o equipamento foi durante muitos anos verde e branco. Mudou depois para vermelho e branco à Arsenal de Londres devido a uma viagem a Londres da equipa e os dirigentes de então gostaram do equipamento e mudaram( o vermelho e branco não tem nada a ver com o Benfica). Quanto ao Vitória SC, chama-se vitória porque o Vitória de Setúbal era uma grande equipa nessa altura e os vossos dirigentes fundadores quiseram fazer uma fotocópia. Cumprimentos!

Anónimo disse...

Podem ficar descansados que o Vitória B vai subir de divisão, porque o Vizela não tem dinheiro para disputar a 2ª Liga. Ganhem o vosso jogo com o Limianos que o Vizela vai perder com o Bragança. Cumprimentos do cromo Vitorino Tadeu, mas que sabe mais que vocês!

Anónimo disse...

Senhor Luis Cirilo, tenho vários amigos e familiares da cidade de guimarães que são sócios do vitória e que são também adeptos dos chamados três grandes. Um desses meus amigos, o pai tem um camarote no DAH e é um doente do Sporting. Sempre que o Sporting vem a Braga, eu arranjo-lhes bilhetes de sócio e também já fui com eles várias vezes a Alvalade assistir a jogos. E vem o senhor com esse mito de que em guimarães não há biclubismo? O seu clube já teve presidentes adeptos do Benfica e sem nunca o negar e foi público esse biclubismo. Deixe-se de mentiras tipo adepto fanático de bancada que só vê para um lado. Quem cedeu lugares anuais a adeptos benfiquistas em pleno DAH num jogo com o Benfica? Quem tirou fotos com o barbas do benfica equipa com com a camisola do benfica (emilio macedo)? Rui Castro

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo, se o Diego Costa for vendido não se esqueça que 20% da transferência é do SCBraga. Ainda temos o Rafa, Santos, Éder, Pardo que podem render muitos milhões e vocês têm quem para vender? O Obama?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
aprecio o esforço de alguns adeptos do SCB em tentarem negar a realidade.
Que é simples.
o SCB foi fundado por sportinguistas e benfiquistas e grande parte dos seus adeptos são também por esses clubes com predominância do segundo.
O facto de haver um ou outro ex dirigente do Vitória que é simpatizante do SLB apenas confirma a regra de que no melhor pano cai a nódoa.
Quanto á distinção em relação ao Setúbal...tretas.
Caro Vitorino Tadeu:
Oxalá tenha razão.
Caro Rui Castro:
E sabe o que aconteceu a Emilio Macedo não sabe?
Tem aí a resposta que se dá em Guimarães ao bi clubismo.
De resto meia dúzia de andorinhas não fazem a primavera.
Caro Anónimo:
Para vender tem o Vitória muitos e bons.
Paulo Oliveira, André André, Douglas entre outros. Quanto á percentagem do Diego Costa aconselho-o a esperar sentado.

Anónimo disse...

esse marroquino não quer assumir que o vermelho é por ser do benfica, mas admite que viram vermelho no arsenal... e toca a mudar. Continuando o Salvador a presidente um dia equipam de azul! ou será que vai ser de preto e branco uma vez que ele queria uns sócios como nós.

Essa do setúbal é mesmo forte. Até pensei que o nome do Vitória era por causa do Porto (ambos têm Clube) ou por causa do Benfica (Ambos têm Sport).

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Dá jeito a alguns negarem a realidade.
Formas de estar