terça-feira, maio 13, 2014

A Verdade e as Mentiras

A equipa de juniores do Vitória não fez uma temporada famosa.
É certo que se apurou para a fase final, jogada a oito, mas aí a prestação foi muito abaixo do esperado e acabou por se classificar num melancólico oitavo (e ultimo) lugar uma posição que nada fazia prever.
Aproveita-se o facto, e essa é sempre a primeira prioridade na formação, de se ter confirmado o talento de alguns jovens que nos próximos anos serão certamente vistos a jogarem na equipa B e depois na A porque indiciam ter valor para isso.
Como por exemplo Júnior que foi o melhor marcador desta fase a par de um jogador do Benfica e outro do Sporting.
E o "nosso" Júnior é médio!
Há contudo uma reflexão que tem de ser feita e que honra muito o Vitória.
É que entre os oito clubes que jogaram a fase final é o único que apenas tinha jogadores portugueses no seu plantel.
Zero estrangeiros!
Exemplar.
O campeão, Sporting CB, teve ao longo da época DOZE jogadores estrangeiros no plantel alguns dos quais(africanos como é infelizmente habitual nalgumas paragens que não em Guimarães) com ar muito...maduro.
O Benfica utilizou 8, o Sporting 5, o Porto 3, o Oeiras 12, o Leixões 3 e o Leiria 9 !
É a grande mentira do futebol de formação em Portugal a que a FPF devia por cobro.
Estrangeiros a eito, muitos de idade duvidosa, e depois os clubes que os utilizam ainda se gabam da sua formação!
Pensando bem o nosso oitavo lugar não é tão desonroso assim.
Porque naquilo para a que a formação existe, que é formar jovens futebolistas portugueses, fomos mais uma vez campeões.
Campeões da formação e campeões da verdade desportiva!
Depois Falamos

24 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

Também as equipas B deveriam ser 100% portuguesas, mas não é o caso, incluindo o Vitória...infelizmente!

Anónimo disse...

Então parabéns por serem Campeões da formação e campeões da verdade desportiva e façam uma festa no Toural para apresentar as taças. Já agora também coloquem no vosso palmarés que daqui a 20 anos todos se vão lembrar disso. Tudo azia, se queres ser campeão, faz como os outros e utiliza armas iguais e dentro do regulamento. CAMPEÕES 2013/2014 INSCRITO NO PALMARÉS DO CLUBE E COM DIREITO A TAÇA NO MUSEU! o resto são cantigas com azedume!

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Aí já não sou tão dogmático.
Acho que nas equipas B se admite a presença de 3 ou 4 estrangeiros não mais.
O Vitória tem jogado muitas vezes com oito e nove portugueses na equipa B e acho isso uma boa politica desportiva.
Caro Anónimo:
A unica festa que nos interessa fazer na formação é promover jogadores ás equipas profissionais A e B. E isso temos feito como mais ninguém. Ser campeão com base na mentira, usando estrangeiros e jogadores de idade duvidosa, não nos interessa. Mas admito que para quem quer ganhar de qualquer forma seja admissivel. Lá está...verdade desportiva ou falta dela

Miguel Salazar disse...

Não sei sinceramente quem tem mais azedume. Se quem procura encontrar aspectos mais positivos nos insucessos, e assim aprender com eles, ou se serão aqueles que apesar do sucesso ainda assim não se sentem completamente satisfeitos. É o "inconseguimento" da felicidade...

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
É uma boa forma de colocar as questões.
Infelizmente para alguns o bi clubismo apenas gera azia , azedume e a infelicidade de não saberem a que senhor "servirem".

Anónimo disse...

A vossa aposta na formação para promover jogadores às equipas A e B é muito recente, devido aos problemas que têm tido a nível da tesouraria. Só começaram a apostar nos jovens na formação a partir do ano em que desceram de divisão. No ano em que desceram de divisão tinham um plantel super caro e jogadores da formação ZERO a jogar na equipa titular. Na equipa base e titular destes campeões de juniores apenas dois estrangeiros (guineenses) eram titulares, ok? Só para lhe lembrar, da nossa formação, o Pizzi rendeu 11 milhões e o Eduardo 4 milhões quando foi para Itália. Conhece o Tiago (A.Madrid)? Por falar a que "senhor servirem", o Júlio Mendes o que fez com o Tiago Rodrigues e com o Ricardo, vendidos a preço de saldo (2 milhões)? O próximo é o Paulo Oliveira. Infelicidade e azedume é nunca terem ido a uma final europeia, duas vezes a uma fase de grupos da Liga dos Campeões, ganhar a Taça Intertoto(está o nome do SCBraga no site da UEFA como vencedor) e o ano passado por milagre conseguiram passados 40 anos de nós a Taça de Portugal. Gosta muito de mandar bitaites, mas não vejo HOMEM para se candidatar à presidência do seu clube! Rui Castro

Anónimo disse...

Sr. Luis Cirilo,

sou leitor do seu blogue há já algum tempo, por variados motivos, de entre os quais os seus posts sobre futebol no geral.
Salientar também que sou um adepto fervoroso, ferrenho, sócio há quase 28 anos e "apenas" tenho 36 de idade, do S.C. de Braga, sem que nenhum bi-clubismo me tenha atingido em nenhum momento, até porque isso é impossível, ou se tem um clube de coração, como eu tenho, e que não lhe sei explicar porquê, como se costuma dizer, quem não sente, não entende, e é mesmo assim que deve ser, ser do Braga é um orgulho e é impossível ser-se por outro clube quando se é um verdadeiro apaixonado pelo S.C. Braga, tal como deduzo que ser-se Vitoriano seja um orgulho para quem o é, e é de certeza impossível também sofrer de bi-clubismo sendo-se um verdadeiro Vitoriano, de quem sou aliás amigo de alguns, alguns esses que muitas das vezes não se revêem em nada, nos seus comentários, ficando assim gorados um dos objectivos do Sr. Cirilo com os seus posts.
Leio muitos posts seus onde fica perfeitamente notório que um dos objectivos acaba sempre por atingir os sucessos, ou insucessos, do S.C. Braga, o que não é errado, nem é de todo uma postura incorrecta, acabo por ser a sua opinião, com um objectivo de demonstrar que é um verdadeiro Vitoriano, fazendo criticas ao S.C. Braga, onde procura justificações em tudo o que acaba por acontecer, neste caso acho que foram ultrapassados alguns limites do bom senso. Para além de tecer comentários, que não os quero caracterizar de racistas, mas que andam lá perto, bem como insinuações sobre a idade dos referidos jogadores, o que a ter alguma informação sobre as mesmas, pode e deve apresentá-las às entidades responsáveis pela organização do Campeonato de Juniores e tentar então repor a tal verdade do Campeonato, que refere não ter existido, existindo ainda outras observações no seu post às quais poderia também questionar, no entanto não é esse o objectivo do meu comentário, apenas dizer que foi um Campenonato de Juniores ganho pelo S.C. Braga, como poderia ter sido ganho pelo Vitória, e que tentar encontrar justificações para os sucessos ou insucessos dos clubes, com argumentos muito pouco nobres como os que fez, nada trazem ao futebol, nem fazem com que uns aprendam com os erros, nem que outros se sintam menos vencedores.

Melhores Cumprimentos.

António R. Cunha

luis cirilo disse...

Caro Rui Castro:
Começo pelo fim.
Mal estavamos se só candidatos à presidência dos clubes pudessem ter opinião.
De resto se um dia vou ou não sê-lo é problema meu e não seu.
No ano em que descemos tinhamos a jogar na equipa titular, e oriundos da formação, o Flávio Meireles, o Moreno e o Targino. Pelo menos.
Por isso convém ser mais rigoroso quando quiser falar do Vitória.
Dou-lhe razão num ponto. O Ricardo e o Tiago Rodrigues valem bem mais do que o valor pelo qual foram vendidos. Espero que o Paulo Oliveira quando sair seja por um valor justo.
Caro António Cunha:
Já tive oportunidade de escrever, por várias vezes, que hoje há uma geração de adeptos do SCB que não sofrem de bi clubismo e são apenas adeptos do seu clube.
Como sempre houve, embora em menor número do que hoje, ao longo dos anos.
No que escrevi não retiro mérito ao triunfo do SCB no nacional de juniores dado que se limitou a usar argumentos que quase todos (excepção feita ao Vitória) usaram. É um facto.
Racismo é que não viu em lado nenhum de certeza absoluta.
De resto não há da minha parte nenhuma obsessão em critica ro seu clube bem pelo contrário. Tenho é pena que por culpa exclusiva do seu presidente as relações entre Vitória e SCB tenham azedado ao ponto que azedaram. Nele pode o António Cunha encontrar a razão de alguns excessos que ao longo dos anos se vem cometendo de parte a parte.

Anónimo disse...

O Braga ganhou uma intertoto (mas o que é isso!?), quantos mais ganharam no mesmo ano? São 8 de cada vez não são...

Há 10 anos tinham um estádio maravilhoso, todo o mundo ficou maravilhado, mas já passaram dois mundiais, dois campeonatos da Europa, dois jogos olímpicos e estádios (vulgo sambodromo ou mala de ferramentas) como aquele não vi mais nenhum.

Caro Luís Cirilo... continue com a sua postura!

Vítória Sempre.

Anónimo disse...

Se estes estrangeiros da equipa de juniores chegarem um dia a equipa principal e forem vendidos com elevados valores será uma má formação??
(nao valores como o VSC vende 500mil 750mil......)

Anónimo disse...

Sr. luis Cirilo
Não sei à quanto tempo acompanha a formação do Vitória, mas essa do Vitótia não ter africanos na formação é uma grande treta. Não sei se agora tem, mas já teve muitos.
Tenho 39 anos e recordo-me do 1º jogo que o Trandeiras fez em Guimarães no seu primeiro ano de iniciados, perdemos 17-0, e vi muitos africanos na equipa de iniciados, que por acaso quando estava-mos a fazer os exercícios de aquecimento pensamos que aquela equipa que estava a aquecer eram os juniores.
Verdade desportiva???? Agora????

Socio do SCB

Anónimo disse...

Eduardo Souto Moura recebeu em Washington o Prémio Pritzker 2011, conhecido como o Nobel da Arquitectura. Na cerimónia de entrega, Barack Obama destacou o Estádio de Braga como "a obra mais famosa" do arquitecto, relevando em particular a solução de construí-lo ao lado de uma montanha. Barack Obama referiu ainda que o Estádio Axa sintetiza toda a obra do arquitecto porque expressa uma harmoniosa "combinação de forma e função, de arte e acessibilidade" e essa "é a razão porque hoje honramos Eduardo com o prémio que é conhecido como o Nobel da arquitectura". (dedicado ao anónimo das 9:07).

Anónimo disse...

Por falar "a que senhor servirem". Que dizer do caso "Abdoulaye" nesta época finda?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O estádio de Braga é um assunto que dá pano para mangas. E que ajuda a explicar subitos crescimentos competitivos.
Caro Anónimo:
Se chegarem. Até hoje não chegou nenhum.
Caro Anónimo:
O 1º de Abril foi o mês passado. Acompanho a formação do Vitória à mais de 40 anos e nunca vi nada disso. Nunca!
Caro Anónimo.
E depois?
Sabe quantos anos vão andar os municipes bracarenses a pagar aquela megalomania quando já tinham um bom estádio? Pois é ...
Caro Anónimo:
Desse assunto falo com total á vontade. Sou e sempre fui contra empréstimos de jogadores por parte de clubes que disputam a mesma competição. No projecto desportivo sufragado pelos sócios em 2012, e que foi escrito e conceptualizado por mim com o apoio de algumas outras pessoas, estava claramente escrito que o Vitória não aceitaria jogadores emprestados por outros clubes portugueses. O que aconteceu com Abdoulaye não me admirou.

Lúcio Almeida disse...

Está com um melão muito grande, Luis Cirilo?

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=741458545905615&set=a.741458435905626.1073741879.165775606807248&type=3&theater

É linda não é?

Vou, agora, dar-lhe uma pequena ajudinha. Quer saber qual foi a espinha dorsal que foi Campeã Nacional de Juniores? Eu digo-lhe:

GR: Tiago Sá (português)
DE: Zé Manuel ou Ká (ambos portugueses)
DC: Sandro e Núrio ou Breno (todos portugueses)
DD: Paulo (português)
6: Reko (português)
8: Samate (guineense) ou Bukia (congolês)
10: Joca (português)
Ext: Nené e Gil (ambos portugueses)
PL: Fred (guineense)

Valeu o seu esforço, mas agora leia bem: CAMPEÕES!

PS: Tiago Sá é o guarda-redes titular da Selecção Nacional de sub-19, sabe dizer-me quantos jogadores convocados tem o seu Guimarães?

Anónimo disse...

Cirilo, permita-me dizer o seguinte:

1. De entre os 8 golos do Junior, quantos foram de penalty? Convém não omitir o que dá jeito e depois entrar em devaneios e floreados, deixando no ar acusações (graves) acerca de ilegalidades das quais não tem provas;

2. Gostaria de esclarecer, que a edição de 2008 da UEFA Intertoto Cup (a última) teve como Campeão o SC Braga. Quem for ao museu terá a oportunidade para contemplar esse troféu. Mas para que fiquem esclarecidos:
http://www.publico.pt/noticia/sp-braga-confirmado-como-vencedor-da-taca-intertoto-1367032. O SC Braga é um dos 4 clubes portugueses que conquistaram uma competição europeia (e organizada pela UEFA, não é como as Taças Latinas) e um dos 4 clubes portugueses que disputaram finais europeias. E é bom falar disto agora, até porque a Intertoto continua a ser a única competição europeia ganha por Jorge Jesus.

Espero que tenha esclarecido quem tinha dúvidas acerca deste Título Europeu do SC Braga, agora agradecia que alguém me pudesse esclarecer acerca dos penalties do Junior.

JJSOUSA disse...

Eu sei que me vão dizer que este é o modelo escolhido.
Eu sei que se vão defender que as regras eram iguais para todos.
Eu sei que as regras estavam definidas à partida e que eram do conhecimento de todos.

Apesar de todos estes argumentos, que são válidos, como é que se pode dar mérito a uma equipa campeã nacional que termina a fase regular em 3º lugar, com os mesmos 35 pontos do 4º classificado?

Que mérito tem um campeão nacional que termina a fase regular a 24 pontos do 1º classificado da sua série?

Eu sei que o único campeonato que o VITÓRIA ganhou neste escalão (1990/1991) foi com o mesmo sistema de apuramento do campeão.

Tal como ainda hoje não atribuo qualquer mérito ao titulo conquistado pelo VITÓRIA (apesar de nesse ano o titulo ter sido discutido apenas por 4 equipas), muito menos atribuo ao SCB pela conquista deste titulo (agora discutido entre 8 equipas).

Micael Almeida disse...

Cirilo deixe de ser ressabiado. Eles ganharam e nós ficamos em último, o resto é conversa. Na fase regular clubes como Vitória e Sporting CB, que têm o apuramento mais ou menos seguro, fazem experiências, fazem rotação para dar a oportunidade a todos os jogadores e para o treinador formar um núcleo duro. E é esse núcleo duro ataca a fase final. Na fase final não se pensa em formação, para isso houve a fase regular e todos os anos anteriores. Na fase final luta-se pelo campeonato. Eles ganharam, nós não. É dar os parabéns e para o ano há mais.

luis cirilo disse...

Caro JJSOusa:
É como diz. Regras iguais para todos de há muitos anos a esta parte.

luis cirilo disse...

Caro Micael:
Não há ressabiamento nenhum.
A minha forma de entender o futebol de formação é que é outras. Incompatível com o que se faz noutros clubes.
De resto a nossa forma de trabalhar na formação tem dado excelentes resultados.

Anónimo disse...

Senhor Micael Almeida, parabéns pelo seu comentário. Um verdadeiro desportista tem o seu comportamento e o senhor provou que é um GRANDE DESPORTISTA e que está bem por dentro do que se passa neste campeonato nacional de juniores. O senhor provou que não vê só para um lado e dá mérito a quem o merece. Ser campeão nacional de juniores contra tubarões como o Porto, Benfica e Sporting é obra, por isso mesmo o SCBraga apenas tem dois títulos e o Vitória SC um. Abraço!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sorrio sempre que vejo elogios como o que fez.
Com papas e bolos se enganam os tolos.
A mim não engana esteja descansado.

Anónimo disse...

Pelo que escreve, o "seu" Barcelona deveria envergonhar-se de ter formado um argentino chamado Messi, não é assim?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Um projecto desportivo assenta em regras não em excepções.