terça-feira, abril 15, 2014

Eu. Vitoriano!

Não gosto de escrever sobre mim próprio.
Raríssimas vezes o fiz.
Mas ás vezes é preciso fazer um ponto de ordem.
Tenho assistido do meu "canto (que neste caso é a tribuna nascente, sector EM, fila X, lugar 17) ao evoluir da época desportiva do futebol vitoriano.
Sobre o futebol e o Vitória tenho escrito, como faço há 30 anos a esta parte, as minhas opiniões elogiando quando é de elogiar e criticando quando é de criticar.
Na maior parte das vezes procurado contribuir para um clube melhor através de reflexões e sugestões que vou alinhavando.
Sempre pela positiva.
Nos últimos dias, sem qualquer intervenção minha nesse sentido e sem conhecimento prévio do publicado, pelo menos dois jornais desportivos nacionais entenderam citar o meu nome como eventual protagonista do Vitória pós Júlio Mendes.
Fizeram-no dentro de um conceito de opinião que respeito, e a que o jornalismo livre tem direito, mas sem que eu tenha sido sequer ouvido sobre o assunto.
As coisas são o que são.
Como é normal numa comunidade que vive o seu clube com tanta intensidade tem-se multiplicado os comentários a esses artigos quer no facebook, quer nos blogues, quer em fóruns vitorianos sempre efervescentes quando as coisas no clube não correm bem.
Há os que concordam e há os que discordam.
Natural.
A uns conheço, alguns são amigos, outros não conheço e a alguns não quero conhecer nunca.
Assisto tranquilo a um debate que não suscitei , com o qual nada tenho a ver e nem nele vou participar.
Por isso, agradecendo as palavras amigas de muitos, não posso deixar de manifestar a minha indignação por gente que não conheço de lado nenhum se atrever a pronunciar-se a meu respeito da forma caluniosa como o fazem através da habitual  heroicidade "trás teclado".
Há gente que acha que "vale tudo" quando se trata de atacar aqueles que por qualquer razão não lhes agradam.
Mas não vale.
E a prova disso , no meu caso, é que jamais me deixarei desviar do que entendo correcto por gente que à falta de inteligência argumentativa prefere enveredar pela calúnia imbecil..
Sou vitoriano.
Sócio 947 com 42 anos de "casa".
Enquanto associado conheço os meus deveres e sei os meus direitos.
Ponto!
Depois Falamos

14 comentários:

Emanuel disse...

Boas.

Meu caro Luís, de facto, o que se tem escrito a seu respeito, em muitos casos, já passa o limite do tolerável. Por isso, desde já, a minha solidariedade. As pessoas teem todo o direito de gostar ou não das pessoas. De concordar ou não com os seus pontos de vista. Mas gente de bem, gente bem formada fica por aí. O ataque cobarde, feito atrás de um teclado de um computador é de uma baixeza repugnante.

Mas dito isto, tenho também de dizer que sou dos que acha que, sendo o Luís um vitoriano em que muita gente se revê e que muitos vitorianos consideram que tem o perfil indicado para ser presidente do Vitória, deve, de certa forma, uma explicação aos vitorianos... Porque raio alguém da sua categoria se misturou com gentalha? Somos todos humanos, e erros, toda a gente comete, mas tem que compreender que, ao comum vitoriano, isto faz muita confusão. E, desculpe a insistência, deveria ser cabalmente esclarecido...


Sabemos os dois aquilo que conversámos pessoalmente...

Mas a sensação com que fiquei
é que houve mais qualquer coisa por trás da sua saída.

Um abraço.

Emanuel



Anónimo disse...

ahahahahahahahaha

Anónimo disse...

Caro Cirilo,
Agora que a "casa" está estabilizada, parece-me muito positivo que se possam esboçar diferentes estratégias para o futuro próximo do Vitória, sejam elas de continuidade, ruptura ou fundacionais. No seu caso em particular, permita-me que lhe faça uma sugestão. Clarifique os motivos que o levaram a sair antecipadamente da Direcção do Julio Mendes.
Abraço,
DF

Anónimo disse...

Gostei muito do seu texto, como sempre, embora desta vez quisesse desabafar para colocar os pontos no ii's. É légítimo.
Tal como o Sr. Luís Cirilo, tenho assistido, dentro e fora da bancada, ao declínio do Vitória. A única evolução que notei foi a acumulação das derrotas das últimas jornadas. Para um vitoriano de gema como eu, é o cúmulo da infelicidade. Pior mesmo, só uma descida de divisão.
Nesta altura, por inexistência de resultados positivos, tudo é criticável, Sr. Luís Cirilo. As ameaças de invasão de treino como forma de incentivo extra são normais quando o desespero se instala. Os jogadores andam nervosos como bezerros a caminho do matadouro e, neste caos, já pouco se aproveita porque tudo se põe em causa.
Como tal, o jornalismo aproveita-se dos momentos frágeis para semear ainda mais desordem, colocando-o como sucessor natural de Júlio Mendes. Afinal, quem mais pode desempenhar esse papel a não ser o Sr. Cirilo? Algum sócio capitalista com o culto da imagem e da fama? Não chega. Nem estou a ver ninguém digno dea honra.
Deu a entender no que escreveu que não está disponivel, nem que nunca estará indisponível. Pelo menos, acalentou a minha e a esperança de tantos outros que pensam o mesmo sem inclinar nenhum prato da balança. É bom que assim seja. Para já.
Já houve tempo em que pensei que o Sr. Luís Cirilo podia ser a solução de todos os males. Mas tenho vindo a mudar levemente a minha opinião porque quem o quer ver na presidência, mudaria de opinião se a situação do Vitória se agravasse. Passaria de bestial a besta numa fracção de segundos e estar neste dois mundos exige muito espírito de sacrifício e fazer das tripas coração. Será que o Sr. Luís Cirilo tem arcaboiço para tanto e enfrentar um futuro sombrio?
Na minha opinião, o Vitória não pode estar entregue a um homem só. É poder a mais para só um a mandar e poder a menos para um grupo inteiro tomar conta da situação. Os modelos de poder que funcionam no futebol são bipartidos. Ao longo da temporada a equipa técnica é tão poderosa como a presidência e vice-versa: Sporting, Benfica, Real Madrid, Bayern, PSG, Chelsea, etc, só para citar alguns. No Vitória vejo separação de poderes e um encolher de ombros preocupante. Rui Vitória teve oportunidade de o fazer, mas não se impôs. Por outro lado, o actual presidente remete a posição oficial do clube para o discurso inócuo do treinador, deixando os sócios insatisfeitos por tudo o que fica por dizer, jogo atrás de jogo.
Nada ainda está perdido. É possível aprender com este erro de um pensar que o outro manda e ninguém, afinal, mandar em nada.
Esse é o problema base. Está tudo no sítio certo, mas nada funciona e ninguém se importa. Será isto suficiente para o motivar, Sr. Luís Cirilo?

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Emanuel:
A conversa que tivemos terá sido suficientemente esclarecedora penso eu. Não contem os vitorianos que eu contribua para trazer à opinião pública assuntos que são pouco ou nada relevantes para o Vitória do futuro.
Sempre pensei assim e ajo em conformidade.
De resto já há gente suficientemente ocupada em passar coisas de dentro para fora. Até fotocópias de actas da AG.
Caro Anonimo:
Há comentários que estão na razão directa da inteligência de quem os faz.
Caro DF:
Não sei se a casa está estabilizada. Desportivamente não está de certeza absoluta.
A clarificação de que fala acho que vem sendo feita todos os dias.
Só voltarei a esse assunto por razões de força maior.
Caro Quim Rolhas:
O que quero que fique bem claro é que nada tenho a ver com essas especulações publicadas nos dois jornais. Compreendo o interesse jornalistico, até porque há três diários desportivos que é preciso alimentar diariamente, mas é da responsabilidade deles e não minha. Não fui contactado por nenhum deles e portanto fiquei tão surpreendido como a generalidade dos leitores vitorianos.
De resto o Vitória só é governável por uma equipa dirigente.
Capaz, empenhada e profundamente vitoriana. O tempo de um só a mandar já lá vai por razões várias.
Quanto à sua pergunta final, e apenas nesse contexto, a resposta é...claro que sim.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
Sempre me habituei a ver-te como um vitoriano "do nosso lado", isto é, do lado do adepto que apenas quer apoiar, e não do lado dos que usam o clube para fins mais ou menos claros, mas sempre em prol das suas ambições e conveniências possoais.

E isso, meu caro, é a imagem que têm, atrevo-me a dizer, 90 ou 95% dos vitorianos.

Por isso não percas tempo com os mesquinhos, os pequenos de alma, os invejosos, e outros equivalentes.

CM

Anónimo disse...

Caro Cirilo, como um possivel candidato a assumir a cadeira de sonho tem de suportar as criticas sejam de que forma for, os inteligentes saem dela fortes, os fracos saem resignados e a fazer "escalrecimentos" como é este seu texto.

PR

luis cirilo disse...

Caro CM:
Não me importo. Lamento é a cobardia e a má formação dos que só tem coragem atrás de um teclado.
Caro PR:
Sabe uma coisa ? criticas e divergências de opinião aceito bem de quem dá a cara e assume a diferença.
Agora de cobardes escondidos atrás de "nicks" em fóruns, ou do anonimato aqui no blogue é que já me custa mais.
De resto já dei a cara pelo Vitória, sem qualquer obrigação de o fazer, em muitas situações. Nomeadamente no Porto Canal onde muitas vezes afrontei 90% do país futebolistico.
Quando em 2012 tive de sair escoltado pela policia de um jogo da equipa B no estádio 1º de Maio em Braga entendi isso como um grande elogia à forma como sempre defendi o nosso clube. É que os adeptos do Sporting CB sabiam quem eu era. Uma honra!

Pedro disse...

Caro Cirilo,
Percebo perfeitamente que os jornais o apontem como candidato natural à Presidência, pois, na verdade não consigo vislumbrar melhor candidato. Essa realidade! Até aqueles que não são vitorianos percebem! Porque é alguém que vive intensamente e verdadeiramente o Vitória e tem ideias seguras e fundamentadas sobre o caminho que este deve seguir. Nenhum dos anteriores presidentes era um "homem de bancada" e muito menos tinha ou tem qualquer ideia para o clube a não ser a promoção pessoal.Tenho a convicção, apesar de não o conhecer pessoalmente, que o Sr. iria servir brilhantemente o clube e não servir-se dele.
Como diz, e com toda razão, o
"Vitória só é governável por uma equipa dirigente.
Capaz, empenhada e profundamente vitoriana". Já chega de "patos bravos" e Vitorianos "de Aviário" que prometem tudo solucionar, mas que na verdade não acrescentam qualquer valor ao clube.
No entanto, desculpo (se me permite a ousadia), mas não esqueço o facto de ter sancionado candidaturas de "aviário" e com isso ter levado muitos vitorianos, daqueles de bancada, a votarem nessa gente.
Meu caro, está na hora de cumprir a palavra dada perante centenas de vitorianos numa Assembleia-geral do clube que lhe valeu um entusiástico aplauso : "Serei candidato à Presidência do Vitória!". Cumpra o seu sonho e coloque o Vitória no patamar que todos ansiámos e há muito merecemos.

VIVA AO VITÓRIA!!!!

Abraço,
Pedro

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
Agradeço sinceramente as suas palavras. Quando se trata do Vitória eu, como tantos, arriscamos "sem rede" porque o nosso clube merece.
Integrei nos últimos anos duas candidaturas.
A do senhor Pinto Brasil num tempo em que gestão de Emilio Macedo já caminhava para a desgraça e era importante os vitorianos poderem ter uma alternativa.
Como sabe a opção maioritária foi pela lista encabeçada por Emilio Macedo. Ficamos de cosnciência tranquila.
Um ano depois, mais coisa menos coisa, e consumada a desgraça para que não nos tinhamos cansado de avisar na candidatura anterior encarei seriamente a hipotese de ser candidato.
Cheguei a anunciá-lo como recorda.
Face à dimensão dos problemas, ainda maiores do que se supunha, entendi juntamente com muitos dos meus apoiantes mais próximos que deviamos unir esforços.E então fundimos a minha candidatura com a de Julio Mendes. Nessa altura a unica prioridade era impedir o clube de fechar portas. Teria sido mais fácil, com algum calculismo cinico à mistura, ter ficado de fora e aparecer agora como se nada tivesse a ver com aquilo. Mas como disse atrás quando se trata do Vitória "arrisco" sem rede. Especialmente num momento tão dificil como o de 2012.
As coisas não correram como eu esperava nalguns aspectos é verdade. E por isso, com a tranquilidade de quem estava no Vitória pelo Vitória ,vim embora quando entendi em consciência fazê-lo. Nunca precisei de ser director para servir e defender o nosso clube.

Mr.Karvalhovsky disse...

Caro Luis Cirilo, estas notícias inventadas pelos jornais já são rotineiras.
Mas compreendo o seu post...
De qualquer forma, não era nada mal pensado que o senhor se candidatasse a Presidente do Vitória.
Tenho a certeza de que se tornaria num grande Presidente!
Pelas opiniões que vai escrevendo, parece-me que o VSC ficaria a ganhar e muito com isso...
Já aqui o tinha afirmado.
E também aqui vi muitas opiniões no mesmo sentido...
Agora só falta a sua disponibilidade...

Anónimo disse...

Está a espera do que para reunir as suas tropas e ocupar o seu lugar?

Quanto mais cedo, melhor para o Vitória

http://www.guimaraesdigital.com/index.php?a=noticias&id=55451

PR

Vitoriano fanático disse...

Sr. Luís Cirilo por favor candidate-se e arrume com esta escumalha da direcção. O senhor enquanto notável vitoriano terá sempre o apoio dos verdadeiros vitorianos, daqueles que sentem o clube na sua plenitude.
Deseja-se um Vitória formado por VITORIANOS e sei que o senhor é capaz disso.
Há que arrumar com esta corja de "chulos" e oportunistas que tanto mal fizeram ao nosso Vitória!
Força !

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
O que falta, essencialmente, é serem marcadas eleições caso o presidente vá para a Liga. A partir daí cada vitoriano assume as responsabilidades que entender assumir.
Caro PR:
O meu lugar ocupo-o em todos os jogos na bancada nascente. A partir daí, e claro que percebo a sua alusão, já um um assunto que não depende só de mim.
Caro Vitoriano Fanático.
Compreendo a sua insatisfação mas não partilho de uma ideia tão negativa sobre as pessoas que hoje ocupam os orgãos sociais do clube.
COmo em todo o lado há uns melhores e outros piores. Naturalmente que partilho da sua ideia de um Vitória dirigido por vitorianos e que partilhem o amor ao clube na sua plenitude. AO clube todo. Futebol e modalidades