terça-feira, junho 12, 2012

"Silly Season"


No futebol o "defeso" é muitas vezes chamado a "silly season" face ao torvelinho de contratações, dispensas, empréstimos e por aí fora que agitam os clubes na preparação da temporada seguinte.
Desde as grandes transferências ás enormes especulações é um período excelente para encher páginas de jornais, fazer manchetes ás vezes tão espectaculares quanto falsas, aproveitar a fé dos adeptos para os por a comprar páginas e páginas de noticias respeitantes aos seus clubes.
Este ano, muito por força da crise económica que afecta a Europa a "season" está muito pouco "silly" !
Não há dinheiro, os clubes estão mais virados para os negócios de ocasião e aproveitamento dos chamados "custo zero", alguns  esperam pelo fim do Europeu para eventualmente procederem a algumas transferências mais chorudas.
Isso não obsta a que os empresários tentem fazer os seus negócios e se movimentem juntos dos clubes (e dos jornais...) na tentativa legítima de colocarem jogadores e ganharem as suas comissões que o tempo não está para desperdícios.
Creio, contudo, que a roda do tempo não tende a ser-lhes favorável.
Por um lado porque cada vez mais os clubes vão optar por apostas consequentes na formação e aproveitamento dos jovens talentos (o Vitória por convicção vai decididamente por aí) para evitarem gastar dinheiro em aquisições, direitos de formação, prémios de assinatura e por aí fora.
Por outro lado porque com a recessão, também a nível salarial, os jogadores estarão tendencialmente cada vez menos dispostos a abdicarem de uma percentagem do seu salário em favor de empresários e outros agentes que andam no futebol sem intervenção prática no jogo jogado.
Vivem-se tempos de mudança.
Em que os primeiros a perceberem-nos, sejam jogadores,clubes ou empresários serão aqueles com maiores hipóteses de terem sucesso e escaparem aos efeitos da crise.
Depois Falamos

9 comentários:

RicardoVSC disse...

Caro Luís Cirilo,

Como Vitoriano estou muito desanimado com a situação actual do nosso grande clube. É inadmissível que o 4º maior clube Português atravesse uma crise financeira de proporções catastróficas quando tinhamos condições para pelo menos sermos sustentáveis. A nossa recuperação também irá depender muito do que fizermos em termos desportivos nos próximos anos. Daí a minha grande preocupação com noticias que dão como certas as saídas do João Paulo e do Nuno Assis. Se não temos dinheiro para contratações como vamos colmatar essas saídas. Nós não podemos colocar de lado a ambição de termos pelo menos uma equipa competitiva e para isso precisamos de uma BASE DE JOGADORES EXPERIENTES E DE QUALIDADE. Que equipa vamos ter para o ano? Vamos lutar para não descer? Apostar na formação é essencial mas terá de ser uma aposta gradual e precisamos de REFERÊNCIAS que ajudem os mais novos na adaptação a elevados patamares de competitividade. Na minha modesta opinião também temos de procurar reforçar a equipa com alguns jogadores de qualidade nem que para isso tenhamos de recorrer a jogadores emprestados por clubes de dimensão superior! O que tenho me apercebido é que não se perspectivam quaisquer contratações e ainda por cima assistimos à saída de jogadores de grande importância e qualidade! Desculpe o desabafo mas como compreende apenas quero o melhor para o VSC. Explique por favor aquilo que perspectivam em termos desportivos para a próxima época.
Saudações Vitorianas

luis cirilo disse...

Caro Ricardo VSC:
Temos de ter alguma calma.
Nem todas as noticias que vão surgindo são verdadeiras nem a direcção está distraida.
Seguramente que vamos fazer algumas contratações, quer para a A quer para a B, sempre a custo zero como é óbvio.
Empréstimos, a serem realidade, só de clubes estrangeiros.
Mas vamos ter certamente duas equipas dignas da camisola que vestem.

Anónimo disse...

ainda bem que não ha dinheiro , este futebol moderno é fraco fraco fraco, saudades do futebol de á 30 anos atraz........

Anónimo disse...

"Empréstimos, a serem realidade, só de clubes estrangeiros."

gosto disto

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O tempo traz o saudosismo. O futebol tem épocas e é evolutivo. Hoje joga-se de forma diferente. Eventualmente menos espectacular.
Caro Anónimo:
É a melhor forma de defender os interesses do Vitória.
Salvaguarda-nos de contratempos de ultima hora...

RicardoVSC disse...

Caro Luís Cirilo,

Mais uma vez agradeço a sua disponibilidade em esclarecer os sócios do VSC. Como já disse fico mais descansado em saber que termos um Grande Vitoriano a Vice para a área do futebol. Se me permite peço que tenham muita atenção ao meio campo da nossa equipa, refiro-me às posições 6 e 8. Estamos muito deficitários de qualidade neste sector. Por isso considero prioritária a contratação de jogadores de qualidade para estas posições. Sei que não temos muito dinheiro para gastar mas penso que aqui deveriamos fazer um esforço no sentido de termos qualidade no meio campo. Desculpe o atrevimento quando digo que o Adoua e Olimpio são esforçados mas toscos. Talvez um extremo-esquerdo também é uma posição que estamos carenciados, visto que não temos um esquerdino de raíz. Saudações Vitorianas.

RicardoVSC disse...

Caro Luís Cirilo,

Já agora se sair o Nuno Assis porque não recuperar o Rui Miguel?
Saudações Vitorianas

Rui Cordeiro da Silva disse...

Li aqui uma sugestão que apoio vivamente, caro Luís!

Caso o Assis se vá embora (pela terceira vez...), que tal recuperar o meu homónimo das profundezas do campeonato romeno???

Sei que lá devem pagar melhor, mas voltar a Portugal é sempre bom!
E a massa associativa sempre gostou dele!

luis cirilo disse...

Caro RicardoVSC:
Para admirar era o facto de o clube não ser dirigido por vitorianos!
Mas já aconteceu.
Quanto aos reforços a verdade é que muito condicionados pela situação económica estamos a tentar encontrar as melhores soluções.
Quanto á sugestão que faz é uma situação a ponderar.
Caro RUi:
É uma possibilidade que pode vir a ser analisada pela equipa técnica.