terça-feira, junho 26, 2012

Portugal em Alta


Publiquei este artigo no site Top Futebol

O apuramento para as meias finais do europeu (e vamos a ver onde isto vai parar...) teve o condão de colocar em alta o ânimo de um povo que tão poucas razões tem tido para isso nos ultimos anos.
Efeito alienante do futebol?
Será.
Mas tudo que contribua para minorar o ambiente depressivo da sociedade portuguesa é bem vindo muito em especial quando nos permite, ao menos aí, olharmos de igual para igual aquelas nações que noutros planos nos olham com desdém e tratam como parceiros menores de um espaço europeu em que todos deviam estar em igualdade.
Voltemos ao futebol jogado.
Para realçar a forma como Portugal depois da derrota com a Alemanha(perigo maior para o sonho da final)soube em esforço, com classe e esmagando exibicionalmente derrotar sucessivamente dinamarqueses, holandeses e checos.
Assentando essas vitórias numa segurança defensiva em crescendo na qual Pepe se tem destacado, num meio campo trabalhador (embora seja claramente o sector com menos classe de toda a equipa)em que Moutinho tem sido o melhor e um ataque que tem dois extraordinários alas com a vantagem de um deles ser também um goleador de excepcional categoria.
Agora a Espanha.
"Apenas" a campeã europeia e mundial em titulo.
A quem curiosamente esmagamos por 4-0 num jogo de preparação meses atrás e do qual se deve tirar uma unica ilacção sob pena de cairmos em optimismos que seguramente nos sairão caro; e a ilacção é que ao nosso melhor nível podemos bater os nossos vizinhos se jogarmos de forma competitiva e concentrada.
E não deixará de ser curioso um confronto entre uma Espanha que joga à Barcelona(mas sem Messi)e um Portugal que joga à Real Madrid(mas com Ronaldo)afinal de contas o mais épico despique entre estilos de jogo que é possivel ver no futebol de hoje!
E a nossa esperança é precisamente que neste confronto de estilos possa ser Ronaldo a fazer a diferença decisiva a nosso favor.
Mas atenção, muita atenção, ao fabuloso meio campo espanhol (Xavi, Iniesta, Fabregas, Xabi Alonso, etc) que se for deixado á vontade para impor o seu estilo pode dar cabo do nosso sonho de estar na final.
Grande jogo vem aí seguramente.
Eu acredito em Portugal!

Sem comentários: