domingo, abril 22, 2012

Um só Vitória

Se há mensagem que tenho procurado passar nestes primeiros dias como vice presidente do Vitória para a área desportiva é que há um só Vitória e não uma soma de várias partes dentro do mesmo clube.
Sei que durante muitos anos a mentalidade dominante separava o clube em três partes:
O futebol profissional, o futebol de formação e as modalidades.
Em que não existia uma solidariedade interna , uma consciência colectiva, um orgulho no todo e não apenas no sucesso das partes quando as partes tinham sucesso.
Nem toda a gente pensava assim, é verdade, mas a maioria tinha esse ponto de vista.
E sucessivas levas de dirigentes, com honrosas excepções é verdade, estava no clube pelo futebol e ignorava olimpicamente todas as outras modalidades.
O que levou ao caricato, e triste, episódio de voleibol e basquetebol disputarem finais sem um único dirigente eleito a assistir entre muitos outros casos que se poderiam citar em reforço desta tese.~
Com a actual direcção essa forma de pensar e agir vai desaparecer.
Porque para nós o clube é um todo, sem prejuízo de reconhecermos o peso de cada modalidade no computo geral, e daí que a gestão vá ser feita globalmente procurando que em cada modalidade seja possível a melhor forma de gerir os seus recursos.
Daí o defendermos uma SAD para o futebol.
Daí o irmos implementar SDUQ's para gerirem basquetebol e voleibol.
Daí o ter a preocupação de juntamente com o director das modalidades (Pedro Coelho Lima)reunir individualmente com cada modalidade para conhecer os seus problemas, os seus objectivos e ambições, e explicar-lhes como se irá processar a gestão futura de cada uma delas.
Foi por isso que o eng. Júlio Mendes concordou em que no organograma da direcção houvesse um vice presidente que tutelasse todo o desporto do clube.
Dá muito trabalho,é verdade, mas tem algumas vantagens evidentes.
Permite uma  visão global de todo o desporto no Vitória.
Coloca todas as modalidades, incluindo o futebol, num plano de representatividade idêntico em termos de direcção.
Permite contribuir para uma coesão desportiva interna que dará certamente frutos num futuro próximo.
E há alguns pequenos sinais da mudança nessa matéria.
Na sexta feira , no basquetebol, estavam pelo menos seis membros dos orgãos sociais a assistir.
Dir-me ão que é pouco.
É !
Mas em relação ao passado, recente e remoto, já é uma diferença.
O ultimo número do jornal do clube,saído ontem, dá o destaque maior da capa a uma atleta da natação(Daniela Pinto) e não ao futebol como era tradicional.
As modalidades tem tido interlocutores permanentes por parte da direcção na tentativa de resolver os muitos problemas o mais depressa possível ao invés de, como no passado, terem apenas o silêncio como resposta.
Ainda estamos longe, bem longe, de atingirmos a perfeição.
Mas não tenho duvidas que hoje no clube começa a passar bem o conceito de que só há um Vitória.
Depois Falamos.

P.S. Este post é encimado por uma fotografia do sr.Custódio Garcia.
Um dos vitorianos que mais me ensinou sobre o que é o nosso clube.
Aqueles que o conheceram sabem bem o quanto este conceito lhe era caro.

10 comentários:

RicardoVSC disse...

Caro Luís Cirilo,

Concordo com o seu ponto de vista mas lembre-se que o futebol profissional é a modalidade que nos afirmou como dos grandes clubes nacionais e onde residem as maiores expectativas e esperanças dos nossos adeptos. Desde que sou sócio do clube que o VSC é fundamentalmente futebol, as modalidades só nos últimos anos alcançaram alguma relevância na vida do nosso clube. O que me preocupa neste momento são essencialmente duas situações: a crise financeira e o afastamento dos sócios da vida do clube. Por isso pergunto:
1. Neste momento existem de facto soluções para as dividas mais urgentes do clube? Podemos estar esperançados num futuro risonho para o clube ou devemos estar muito preocupados? Penso que é fundamental nesta fase passar uma mensagem de esperança aos sócios.
2. O que pensa das assistências no nosso estádio? É inacreditável este afastamento dos nossos adeptos. Peço-lhe que assumam a resolução deste problema como uma das vossas prioridades.
Só para concluir, sugiro que estejam atentos à situação complicada do leixões...Estão lá jovens jogadores muito interessantes (Pedro Santos, Paulinho e Luís Silva).

Por favor trabalhem dia e noite para trazer o nosso clube de volta. Este não é o Vitória que conhecemos. Despertem este gigante...
Felicidades.

Anónimo disse...

Não seria possivel, tentar junto de jogadores como o Pedro Mendes e do Assis a redução dos seus vencimentos d forma considerável para que eles ficassem mais um ano no nosso clube!?

Quanto ao texto em questão, acho que todas as modalidades do vitoria têm que voltar a ter a identidade vitoria, equipas aguerridas, que se identifiquem com os adeptos e que dê vontade de os apoiar e isso só se consegue com a promoção da prata da casa e contratar poucos jogadores mas com critério.

Anónimo disse...

qual conseito??
A sad ou modalidades?

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Respondo com todo o gosto.
O Vitória tem futuro. Mas todos temos de ajudar a vencer este momento dificilimo.
Porque se ñão existir um sério empenho de todos e uma compreensão adequada ás circunstâncias isto pode ter um desfecho mau.
Quanto ás assistências é factor de enorme preocupação. Vamos tentar implementar algumas medidas para a próxima época mas há dificuldades que só a vontade dos adeptos pode vencer. O horário dos jogos por exemplo. Porque aí pouco ou nada podemos fazer.
Caro Anónimo:
Quanto ás medidas concretas e diminuir a despesa perceberá que não podem sex expostas aqui.
Caro Anonimo:
SAd,SDUQs e gestão das modalidades restantes fazem parte do mesmo conceito. Um Vitória amvicioso a viover dentro das suas possibilidades.

Bruno disse...

Em relação ao texto e às intenções espero que as palavras se façam acções e que as modalidades do Vitória voltem a fazer história.
Eu vim comentar o seu artigo apenas para expressar o meu sentimento de frustração em relação ao Futebol de Praia dizendo que podia ter sido feito mais. Uma vez mais voltamos a ficar mal na fotografia e não se trata da falta de qualidade de atletas ou equipa técnica da modalidade mas sim de conformismo dos sócios e passividade da Direcção.
http://www.beachsoccer.com/news/427

luis cirilo disse...

Caro Bruno:
É tão fácil criticar.
Acontece que o Vitória tem de ponderar muito bem todas as despesas. E este torneio é provado não é da FIFA

RicardoVSC disse...

Caro Luís Cirilo,

Hoje no jornal Abola refere o interesse do VSC no Tiago Gomes do Estoril. Não sei se é verdade, mas na minha modesta opinião, esse jogador é MUITO FRACO. Concordo com a contratação de jogadores jovens de qualidade, mas este não é o caso asseguro-lhe. É um jogador tosco e pouco inteligente. Espero que não seja verdade...

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Os jornais são livres de escreverem o que quiserem. Daí à realidade vai uma certa distância ou não!
Neste caso vai uma enormissima distância

RicardoVSC disse...

Caro Luís Cirilo,

Os meus parabéns pela renovação com Rui Vitória. Estou certo que terá muito sucesso como Vice-Presidente para o futebol do nosso grande clube. Finalmente alguém à altura do cargo - um Grande Vitoriano, Ambicioso e Conhecedor da realidade do futebol a nível nacional e internacional. Fico satisfeito pela assumida aposta nos jovens mas permita-me apenas algumas sugestões, mesmo em tempos de contenção temos de ter em conta que num clube como o VSC a exigência é enorme e precisamos de ter no plantel alguns jogadores experientes e de inegável qualidade. Ou seja, em linhas gerais, o VSC deverá manter uma base de jogadores da presente época (Nilson, João Paulo, Defendi, Teles, Adoua, P. Mendes, N. Assis, Barrientos, Toscano e Soudani), contratar 4 ou 5 jogadores de qualidade (para o efeito sugiro jogadores a custo zero ou então recorrer a jogadores emprestados de grandes clubes nacionais ou estrangeiros) e por fim integrar jovens jogadores no plantel principal e equipa B.
Mais uma vez deixo algumas sugestões de jogadores de qualidade a custo zero ou baratos:

Em final de contrato:

- Artur (Beira-Mar – Méd. Ofensivo/Extremo Dir.Esq.): http://www.youtube.com/watch?v=uMc-Y71I5TY
- Tiago Gomes (Hércules – Médio Centro/Ofensivo): http://www.youtube.com/watch?v=0HF6aBK10JM
- Javier Balboa (Beira-Mar – Extremo Direito): http://www.youtube.com/watch?v=Sh91AXBY4XQ
- Diogo Valente (Académica - Extremo Esquerdo): http://www.youtube.com/watch?v=DkvjC6tix4g
- Goran Galesic (Gorica Eslovénia – Médio Ofensivo): http://www.youtube.com/watch?v=pC4f9zLDTHk
- Lukasz Tralka (Polonia Warsaw – Médio Centro): http://www.youtube.com/watch?v=pPbt5gTCypQ
- Florent (Leixões – Defesa Esquerdo): http://www.youtube.com/watch?v=2xTVHpm6JQ4

Com contrato mas acessíveis:

- Pedro Santos (Leixões – Extremo Esquerdo): http://www.youtube.com/watch?v=XgBxStFrUps
- Luís Silva (Leixões – Médio Centro): http://www.youtube.com/watch?v=CNSBgyeBazc

BOA SORTE!
VIVA O VITÓRIA!

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Obrigado pelas palavras e pelas sugestões que já foram encaminhadas para quem d edireito.
Estou certo que com muita sensatez recolocaremos o Vitória na rota do sucesso