terça-feira, abril 17, 2012

Espanha....

Com a derrota tangencial, e perfeitamente recuperável, do Real Madrid em Munique começa a perfilar-se no horizonte uma final de sonho da Liga dos Campeões:
Um Real Madrid- Barcelona (porque não parece que o Chelsea tenha "andamento" para este Barça) que vai concentrar as atenções a nível mundial e que ameaça ser uma das finais mais vistas da história da prova.
Mas este domínio espanhol acentua-se ainda mais com a Liga Europa.
Em que nos quatro semifinalistas apenas o Sporting ameaça a hegemonia espanhola.
E se os leões de Alvalade não resistirem aos...leões de S. Mamés então a Europa do futebol poderá assistir a algo nunca visto.
Duas finais europeias disputadas em exclusivo por quatro equipas do mesmo país.
È esmagador.
Especialmente se considerarmos que a nível de selecções os espanhóis são campeões europeus e mundiais tal como o Barcelona a nível de clubes.
Uma tremenda hegemonia.
Explicável pelo "simples" facto de selecção e Barcelona (devia escrever ao contrário) jogarem o mesmo tipo de futebol e de o segundo ser a principal base de recrutamento da primeira.
Um exemplo para que aqui ao lado devíamos olhar com "olhos de ver".
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

Concordo com tudo menos com "Explicável pelo "simples" facto de selecção e Barcelona (devia escrever ao contrário) jogarem o mesmo tipo de futebol e de o segundo ser a principal base de recrutamento da primeira".... Então e as outras (4) equipas em prova? Recrutaram no Barcelona? Sinceramente, parece-me uma visão redutora do "todo" que é o futebol espanhol. A verdade é que pela capacidade de investimento mais inteligente o futebol espanhol está um (ou dois) patamar acima dos outros(mesmo com investimentos equivalentes aos de Inglaterra).

Anónimo disse...

É avassalador mas...
-o regime fiscal em fiscal quando comparado com Inglaterra e Alemanha por exemplo é vergonhoso, ainda para mais num país em crise financeira
-aliado a este regime fiscal é juntar o não pagamento ao estado dos impostos de um regime fiscal que é uma brincadeira quando compadarado com a maioria dos outros paises europeus

...mas diga-se que Real e Barça são de outra grandeza de facto!!!
No entanto não estaria tão seguro assim de uma final Real-Barça.

BDe

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Dei o exemplo do Barcelona pelos seus troiunfos enquanto clube e por ser a base da selecção.
Claro que há outros clubes com grandes valores como o Atlético de Bilbau, o Real Madrid, o Valência,etc.
Caro BD:
Não é no regime fiscal que radica o nosso atraso em relação ao futebol de outros paises. Tem muito mais a ver com o exiguo mercado publicitário