quinta-feira, outubro 04, 2007

Anda Pacheco...

"Anda Pacheco" era uma frase célebre usada pela grande fadista Herminia Silva para com um dos seus guitarristas a meio dos espectáculos.
Tornou-se um icone das suas actuações.
Mas não é desse "Anda" nem desse "Pacheco" que nas linhas deste post se tratará.
È de um Pacheco que anda por aí,a debitar opiniões bem pagas,e que de um modo Abrupto pretende impôr a sua azia ao sentir livremente expresso dos militantes de um grande partido democrático.
A esse Pacheco reconheço,sem azedume,a valia intelectual,a clareza de pensamento,o raciocinio rápido e ás vezes (cada vez menos) certeiro.
Mas não reconheço nenhuma autoridade moral para se pronunciar sobre as escolhas livres (eu sei que no marxismo-leninismo, de onde Pacheco é oriundo ,essa história de voto livre faz confusão) feitas a 28 de Setembro .
Por uma razão simples:
Porque para mim,Pacheco,move-se na politica com um sentido de oportunidade proveitoso para ele mas completamente alheio aos valores,realidades e história do PSD.
Pacheco,em 1974 e 1975,quando o PPD lutava pela liberdade estava do outro lado da barricada lutando pela ditadura do proletariado.
Era mais fácil.
Depois "cavalgou" o soarismo e fez parte do MASP.
Aguda percepção da conveniência.
Seguidamente,sempre atrás dos "amanhãs que cantam" mudou-se para o PSD em plena euforia cavaquista.
Mais uma vez atrás do "bem bom".
Usando o estatuto de politico para aumentar a cotação na comunicação social ,onde profusa e rentavelmente espalhava comentários, e usando o estatuto de comentador de referência para ganhar espaço na politica.
Chegou a presidente da distrital de Lisboa,um dos piores de sempre aliás,e ganhou estatuto para ser cabeça de lista em Aveiro.
Fez uma campanha miserável,espalhando antipatia e arrogância,transformando os contactos com eleitores numa maçada que não disfarçava e exasperando todos os que tinham a desdita de ter de andar com ele em campanha.
Uma vez eleito,mostrando uma vez mais os principios e valores porque se rege,nunca mais pôs os pés no distrito.
Desprezo absoluto por quem lhe tinha confiado o voto.
Em 1999,depois de uma atribulada passagem pelo Parlamento,onde em nome de nada se entreteve a criar quezilias desnecessárias com a comunicação social,conseguiu ser cabeça de lista para o Parlamento Europeu.
Mais 5 anos de "bem bom",trabalho desconhecido em termos de P.E. mas aproveitando o tempo para escrever uns livritos sobre Alvaro Cunhal (um tema caro aos militantes e eleitores do PSD como é sabido) e facturar mais um bocado.
Sempre,mas sempre mesmo,mantendo uma grande indisponibilidade para o trabalho partidário que seria legitimo esperar dele.
Do partido,os cargos,as remunerações,o mediatismo.
As bases,os militantes,os eleitores...os outros que os aturem.
Percebendo que ao governo nunca chegará e que o filão partidário estava esgotado depois da oposição que fez a um governo do próprio partido,Pacheco, arguto como sempre,descobriu um novo "El Dorado".
Manter-se como militante e ganhar a vida a dizer mal do próprio partido.
O que faz,apesar da ilustre concorrência do professor Marcelo,melhor do que ninguém.
É nos jornais,nas revistas,nas rádios e televisões,quem quiser ouvir criticar o PSD,por tudo e por nada,é ler e ouvir o ilustre comentador.
Percebo que se mantenha no partido.
Dá-lhe o tal estatuto de espécie rara que remuneratóriamente compensa.
Defendo que o partido o deixe andar.
Que jeito lhe daria um processo disciplinar e até uma expulsão.
Ia ser facturar até dizer chega.
Coisa que ele aliás nao costuma fazer.
Por muito menos,outros que não gozam do estatuto de espécie rara,sofreram sanções disciplinares e alguns foram expulsos.
Enfim,tal como o Zé Carioca que ilustra este post,Pacheco está convencido que é o mais fino do bairro e que os outros são um bando de parolos.
Embora bem lá no fundo,porque é inteligente,desconfie que hoje não passa de um entertainer pago e que na realidade partidária não conta para nada.
O que em bom rigor pouca diferença lhe fará.
O PSD nunca lhe disse nada.
Foi apenas um meio para...
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

Ui....
Já se nota entre vós a tentação de abrir processos disciplinares a tantos quanto se opõe a tão ilustres mentes!!!
Ui... para onde vamos!

Anónimo disse...

«É pena que o blog do Pacheco não tenha comentários, senão afinfava-lhe este por lá. Assim sendo desabafo aqui.

O Pacheco foi convidado para o PSD não sei 'por alma de quem'...O homem continua a ser um estalinista convicto nos métodos e nos princípios, senão vejamos:
-o homem não acredita no princípio democrático «um homem, um voto»;
-continua a acreditar que o povo é estúpido e que tem de ser dirigido por iluminados, que sabem melhor o que é bom para o povo.

Pacheco Pereira apareceu na Distrital de Lisboa e no PSD com a ideia iluminada que os militantes, quais baratas, devem ser exterminados (politicamente, claro! Já não estamos em tempo de Gulags).
Queria um partido de quadros -ele e os outros 'elitistas', mais uns capangas para passar instruções e o 'povão' a votar neles. Foi corrido, mas o homem interessava ao sistema -que não pode com o «POVO LARANJA», nem com o seu genuíno entusiasmo- por isso continua a debitar soundbites por aì.
A seguir veio o Preto que só queria manter-se à tona, como as rolhas, alinhou e ajudou à bandalheira. Veio finalmente a Paulinha. No mesmo estilo disse que todos os elitistas fugiriam do PSD no dia 29 depois da vitória de Menezes. Outros, como ela, ou mandados por ela, dizem que o voto democrático dos militantes do PSD -mesmo com as trafulhices deles- foi o salto para o abismo. Quem não está com eles é estúpido -toma lá que é democrático.»


Isto escrevi a propósito do Pacheco e antes de 28 do 9. Mantenho o que disse: um grupo de infiltrados (1º ideólogo, PP) queria destruir o PSD por dentro, visto que por fora o não conseguiram. Hoje espumam raiva pelos comilhos porque, nem a intimidação, nem os militantes fantasma e nem a não inclusão dos dos 'contra' nos cadernos conseguiram eleger MM. Vendo derrotadas as suas 'belas' ideias só têm dois caminhos: ou se apresentam mais menezistas que Menezes (já os vimos por aì...); ou espumam raivas e insultos de modo a ser, o seu silêncio, pago com tachos para estarem calados.

Como diz LC Pacheco está 'morto' politicamente. Isto não quer dizer que seja expulso. Quem pedia a expulsão de todos os militantes que não concordassem com a direcção de antanho eram os mendistas.

Já agora uma bela de uma fofoca: um tipo que ameaçava com tareia e processo disciplinar para expulsão todos os que estivessem em desacordo com MM e Paula TC, vêm agora apelar ao consenso...Só visto, senão ninguém acredita -Lisboa

No país profundo os militantes tocam sinos de aleluia -parece Páscoa por lá -isto num sítio cacicado por apoiantes do Mendes...
Ihihihihihihihihih!

Anónimo disse...

Esqueci-me:
- já há 'militantes' dos tais infiltrados -apioantes de MM e de PTC- que já dizem e escrevem que vão votar PS. Ora eles sempre o fizeram! Eu não tinha dúvidas, quem as tivesse deixou de ter, ou não?;
- ainda não vi nenhuma das élites' sair com nojo do 'povinho menezista'...;
-para a Paulinha que disse que Menezes e seus apoiantes são falhos de valores, o meu profundo desprezo. Como sou educado, respondo ao insulto que me foi dirigido: vá-se afogar na ETAR mais próxima, que é o seu meio próprio.