Na passada sexta feira perante cerca de 100 pessoas,no Porto(enquanto Luis Filipe Menezes ali ao lado,na Trofa,jantava com mais de 2500 apoiantes)o ainda lider do PSD enveredava pelo que parece ser a única estratégia que conhece e desferia violentos , deselegantes e inaceitáveis ataques pessoais ao seu adversário na luta pela liderança.
Mendes ainda não percebeu,e a sua comandita ainda menos,que a 29 de Setembro,ganhe quem ganhar,a vida continua e o PSD tem de se unir para os desafios que 2009 lhe trará.
Esta táctica,rasteira e repulsiva,apenas contribui para alimentar feridas que depois serão muito dificeis de sarar no caso de Mendes se manter no poder.
O que,em boa verdade e felizmente para o partido,não é nada provável !
Mas adiante.
Mendes,numa estratégia que só o crescente desespero ajudará parcialmente a explicar,resolveu então virar-se para o próprio grupo parlamentar do PSD.
E,entre outras,disparou estas duas pérolas:
Marques Mendes disse estar a »sofrer na pele
« as consequências dos critérios de escolha do seu antecessor, Santana Lopes, porque não tem no Grupo Parlamentar do PSD «dois ou três especialistas em macroeconomia, um em saúde e um em agricultura».
«Um grupo parlamentar assim deve ter sido feito numa noite de nevoeiro», ironizou.
Verdadeiramente fabuloso !
Porque no grupo parlamentar Mendes tem deputados que ocuparam pastas governamentais precisamente nesses sectores.
Porque alguns deles são da Comissão de Honra de Mendes (ai a coerência...)e por ele fazem campanha.
Agora já ficam a saber o que Mendes pensa das respectivas competências nas suas áreas.
E finalmente porque alguns dos grandes responsáveis pela elaboração das listas de deputados (no tempo em que apoiavam Santana Lopes é certo...)são agora públicos apoiantes da candidatura de Mendes.
Também ficam a saber o que pensa Mendes do jeito que eles tem para essa função...
Fico a aguardar curioso,mas sem ilusões,o que farão alguns desses deputados perante o achincalhamento público de que foram alvo.
Por alguém que apoiam e por quem tem dado a cara.
Talvez seja melhor prepararem-se,biblicamente,para darem a outra face...
Porque nunca na história do PSD e quiçá da própria democracia se viu um lider partidário falar assim do seu grupo parlamentar.
Sem consideração,sem respeito,sem solidariedade.
Como se sentirão os deputados do PSD num próximo debate parlamentar ?
Quando,inevitavelmente Sócrates e o PS,lhes atirarem á cara a história do nevoeiro de onde presumivelmente (Mendes dixit) terão saido.
O que me parece é que Mendes está a mergulhar num nevoeiro sem retorno.
Como o de Alcácer Quibir.
Depois Falamos