sexta-feira, julho 20, 2007

A Nova Estratégia


A dupla Marques Mendes/Paula Teixeira da Cruz,perante o colossal fracasso da estratégia delineada para resolver o problema de Lisboa (de que são aliás os unicos responsáveis !) resolveram arranjar a correr uns bodes expiatórios.
Numa atitude irresponsável e infantil !
MM resolveu queixar-se de Luis Filipe Menezes e da pretensa oposição que este lhe terá feito no decorrer dos dois ultimos anos.
É falso,muito mais a tal oposição permanente de que MM se queixa,mas mal andaria um grande partido democrático se os militantes não pudessem exprimir livremente a sua opinião.
Muito pior,na forma e no conteúdo,fez MM a Durão Barroso durante quase três anos e não me consta que se tenha arrependido disso.
É certo que LFM fez algumas criticas ao longo deste percurso,de cuja justeza cada um avaliará,mas ainda teve tempo pelo meio de ganhar com enorme maioria a câmara de Gaia que é hoje a autarquia de todo o país em que o PSD tem mais votos.
Coisa que não consta que MM tenha feito,ganhar uma câmara ainda que fosse pequenina,no tempo em que criticava Barroso sem descanso.
É por isso patético ver hoje atribuir culpas da hecatombe a quem nenhuma culpa tem.
Bonito seria a ssumpção de responsabilidades ter passado pela demissão,sem retorno,como no seu tempo fizeram Pinto Balsemão ou Fernando Nogueira.
Quanto a Paula Teixeira da Cruz,que ao menos se demitiu mesmo,não valerá muito a pena perder tempo com as suas divagações á volta dos responsáveis pela derrota.
Não passam de divagações sem nexo nem ligação á realidade.
São apenas uma patética forma de esconder o sol com uma peneira.
Ou,por outras palavras,uma forma de se recusar a admitir que a sua passagem pela distrital de Lisboa foi um completo falhanço.
Que,infelizmente,o PSD irá pagar por muito tempo.
Depois Falamos

15 comentários:

SicGloriaTransitMundi disse...

Não sendo militante do PSD, é sempre com alguma curiosidade que vejo as movimentações pelo poder, ainda para mais porque é o único partido de direita que tem (infelizmente, diga-se) possibilidades de chegar, neste momento ao Governo.

Sempre achei que era um partido com quadros de grande actegoria não só social, mas também pessoal e intelectual...

Infelizmente, nos últimos anos tem-se perdido isso, bem como outras coisas...

Tem-se perdido a humildade de assumir derrotas e aceitar que em democracia qualquer um é digno de crítica, bem como de elogio...

Infelizmente, é isso que acontece com MM e os que o apoiam. Basta relembrar que, quando Santana Lopes perdeu as Legislativas, MM se apressou a criticar PSL(ainda em noite eleitoral!). E agora?

Agora, LFM anda há meses a mostrar onde o partido está a errar e MM opta por uma estratégia de victimização.

Eficaz? Por certo que sim, se se pensar que MM está há dois anos a viver um período em que tem de fazer oposição a um governo de maioria absoluta.

Mas, seria de esperar mais de um homem que foi ministro de governos de maioria absoluta! Tendo estado lá, sabe as virtudes e os defeitos de um governo destes! Mas nem assim teve a mestria de usar esses conhecimentos para "dar" ao governo onde mais lhe podia doer...

Uma inépcia que lhe pode custar caro, pois pior que não assumir um erro (como PSL fez quando perdeu as eleições!) é apontar os outros como responsáveis do seu próprio insucesso...

Ou as coisas mudam para melhor, ou parece-me que nem vale a pena o PSD andar a gastar dinheiro em propaganda para as eleições de 2009...

Enfim...Sic Gloria Transit Mundi...

E disse...

Acho muito bem que quem tenha a dizer alguma coisa que o diga publicamente. Alías, foi graças a isso que pude constatar que luís filipe menezes não serve para o PSD, nem para governar o país. Portanto, estou consigo luís cirilo, deve haver sempre o livre direito à crítica, à guerrilha interna, etc, para os militantes e portugueses descobrirem o carácter e sofisma dos indivíduos em questão.

Os "devaneios patéticos" que paula teixeira da cruz se refere são os "devaneios" de helena lopes da costa apoiar um candidato contra o partido - apoiou o Carmona Rodrigues. Além disso, não longe vai o tempo em que helena lopes da costa apoiou um outro candidato contra o partido - apoiou o Isaltino Morais.

De maneira nenhuma exercerei uma militância patética e estúpida ao ponto de apoiar um candidato contra o meu partido. Se é a esse ponto que HLCosta chegou e que pretende representar o PSD em Lisboa, estamos mais que falados.

JAIME ALVES disse...

Caríssimo Luís Cirilo,

Subscrevo em género número e grau!

Jaime B. Alves
RESENDE

Bruno disse...

Só espero é que Luís Filipe Menezes avance mesmo porque se não o fizer, depois do posicionamento que tem tido, está a fugir às suas responsabilidades para com os militantes do Partido.

Não merecerá o meu voto - tal como Mendes - mas merecerá pelo menos a meu reconhecimento de que é coerente com as posições que assume. Se não avançar passarei a ter que lhe atribuir uma característica que, sinceramente, não lhe conhecia: a cobardia.

rei dolce disse...

a minha posição enquanto militante ACTIVO do PSD:

- quem me conhece sabe que sempre achei que MM era o homem ideal para liderar o partido nestes anos que passaram.

- também ja disse aqui, que o seu ciclo tinha chegado ao fim, faz parte.

- esperava, e ainda espero novidades para as directas.

- não me identifico com LFM, mas gostava que ele avança-se com uma candidatura, para bem de todos.

- caso só avance MM, é maú para o partido,maú para MM,maú para LFM,maú para outros possiveis candidatos, em suma é mau para o país,muito maú.

OS partidos têm ciclos onde por vezes é preciso bater no fundo, para depois se erguerem novamente com mais força, dar um passo atrás para depois dar dois para frente, mas no nosso caso,com o cenário que temos, temo que o fundo seja mesmo muito,muito,muito fundo.

Sinto alguma tristeza por ver o meu partido assim, caramba, nós somos o PSD.

É por este cenário se apresentar tão negro, que, apesar de não me identificar dom LFM, caso ele se candidate e não apareça uma terceira candidatura, irei votar LFM, porque considero que é precisso criar um novo ciclo, que gere algum entusiasmo, quer para os militantes, quer para a população em geral.

Anónimo disse...

A verdade é que LFM só tem uma solução, avançar para as eleições directas.
Se o fizer e ganhar irá ter o meu respeito como presidente do meu partido mas, se perder que se cale definitivamente nas oposições que faz a MM, visto que estas não prejudicam o mesmo mas sim o partido.

Anónimo disse...

Concordo inteiramente com o último anónimo. Ou Menezes se candidata agora ou então que se abstenha de criticar Marques Mendes.
Creio que Menezes se colocou numa posição que o obriga mesmo a avançar para a liderança do PSD.
Para ganhar ou para perder.
E é seguramente esta dúvida que o atormenta.

JAIME ALVES disse...

Caro amigo Pedro,

É com enorme satisfação que leio o que escreves! Por vezes, quando para alguns, as expectativas não são muito elevadas, acontecem as grandes surpresas... Tenho para mim que LFM será eleito PM de Portugal em 2009!

Para além das competências que reconhecemos em LFM, entendo que tem um grande trunfo a seu favor, os AFECTOS!

Essa qualidade só é observável quando temos o privilégio de interagir com o próprio.

Se alguma dose de tecnocracia é indispensável a um político, quando tem a arte e o engenho de casar a dose necessária de tecnocracia aos afectos, ao carisma e à justeza, cumpre-se uma receita imbatível...

A receita das grandes vitórias duradouras!

Um abraço amigo do

Jaime

RES PUBLICA disse...

Uiii!!! Lá vamos nós outra vez na conversa dos afectos. Onde é que eu já vis isto? Pois é, foi em 2005 e com o guerreiro menino!

SicGloriaTransitMundi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
SicGloriaTransitMundi disse...

Pois foi...

Mas se em vez de se terem armado em "espertinhos" tivessem apoiado o "Guerreiro Menino", as coisas no país e no PSD talvez não estivessem assim...

Espero que os que criticaram em 2005, sejam responsáveis e metam a mão na consciência (se a tiverem...) e apoiem em 2007...Para bem deles, do partido e do país!!!

Anónimo disse...

Aqui o Cirilo é candidato a quê?...

A secretário geral do LFM?...

Anónimo disse...

Vamos a ver se o LFM desta vez não se esqueçe, vergonhosamente, de visitar a capital do distrito que o elegeu deputado ( Braga)...

Gostava de os ver a partir de Outubro a trabalhar tão afincadamente com o dr. Marques Mendes, com o objectivo de o eleger 1ºministro de Portugal em 2009...

Anónimo disse...

Duarte Loureiro:
a partir de outubro vais ve-los trabalhar a sério para eleger o dr Luis Filipe Menezes primeiro ministro de Portugal.
O marques mendes já era...
chega de nos envergonhar.
alem do mais esta rodeado de uma corja de vigaristas que querem ganhar na secretaria o que os militantes lhes vao negar nas urnas de voto.
e pode ser que a paqrtir de entao,da eleição do dr Menezes,comecm a aparecer mais por braga alguns que por esse circulo foram elkeitos depuatdos mas que raramente la sao vistos.como o miguel macedo por exemplo

Anónimo disse...

Caro Pedro é preciso conhecer muito mal as pessoas que rodeiam Marques Mendes para dizer uma coisa dessas...mas enfim...dum lado e doutro seria muito bom que se evitasse o insulto barato, infelizmente tem sido o melhor argumento e amigo dos apoiantes de Luis Filipe Menezes.

Quanto ao Miguel Macedo, militante da secção de Braga saiba que em Braga nunca deixou de contribuir afincadamente e ajudar no projecto Braga 2009, fala um militante atento da secção de Braga, logo a sua crítica é muito injusta e de quem não sabe... O mesmo em relação ao distrito de Braga não o posso dizer de outros...