Creio que esta decisão do PS /Açores de votar contra o programa de governo da AD, que venceu as eleições sem maioria absoluta, é um excelente aviso para aqueles que no continente sonham ingenuamente que se a AD ganhar as eleições legislativas de 10 de Março o PS poderá viabilizar um seu governo minoritário.
Não. Nunca o fará.
Porque o PS, ao contrário do PSD, nunca viabilízou governos minoritários e ainda menos agora que enveredou por uma radicalização á esquerda com a eleição do actual líder.
O PSD já cometeu o erro trágico de cair na armadilha do PS , e dos seus comentadores televisivos , de se auto impor para entendimentos àsua direita as tais linhas vermelhas que o PS não usa nem aceita que lhe imponham para entendimentos à sua esquerda.
Agora alimentar ilusões sobre o inexistente sentido de Estado do PS só irá aumentar os problemas que já tem para construir uma maioria para governar.
No PSD, hoje, fala-se pouco e ainda se segue menos o pensamento político de Francisco Sá Carneiro.
Mas está na altura de retomar uma das teses que lhe era mais querida e que fazendo sentido nos anos 70 volta a fazer agora.
A bipolarização.
Entre dois blocos.
Um liderado pelo PSD e outro pelo PS.
Tudo que não seja isso corre o sério risco de dar em nada.
E para isso não pode haver linhas vermelhas mas apenas inteligência estratégica e pragmatismo absoluto.
Ou governamos "nós" ou governam "eles".
Não há terceira via por mais delírios que se alimentem sobre isso.
Depois Falamos
https://eco.sapo.pt/2024/02/09/ps-acores-vai-chumbar-governo-minoritario-da-ad/?fbclid=IwAR2LEOm1fLGcd_9FV4HBdWaoGSD9BJMw-LlNT35ORS2LCEEKcQSwap2WI3g
Sem comentários:
Enviar um comentário