Já tendo escrito sobre o jogo, sobre a arbitragem e sobre o nosso treinador em postagens anteriores é agora tempo de serenamente alinhavar algumas ideias sobre a equipa.
Que já referi ter jogado muito bem, ter demonstrado disciplina táctica e boa leitura de jogo, ter feito o suficiente para não perder e não sendo escândalo nenhum se tivesse ganho face às várias oportunidades que soube construir.
Mas tendo tido este louvável comportamento, ainda por cima num jogo com a carga emocional de um derbi e a carga extra de quase toda a gente considerar o Braga favorito (eu próprio o referi no programa 4 à grande), não posso deixar de considerar que tal como uma andorinha não faz a primavera também uma boa exibição não é garantia de um bom campeonato.
Pese embora a belissima resposta de alguns estreantes como Zé Carlos (temos jogador) e Tounkara uma análise aos convocados não esconde a realidade de estarem no banco três jogadores chegados esta semana (Zé Carlos, Safira e Johnston) que com os colegas quase nem terão treinado e entre os não utilizados para lá do referido Jonhston estavam Celton Biai e Helder Sá vindos da equipa B e Jota Silva de um clube da II liga que entretanto subiu.
Olhando o onze que vemos?
Acabamos o jogo com Varela na baliza, um quarteto defensivo com o lateral direito vindo de uma equipa que desceu à liga 3, dois centrais de 20 anos e um lateral esquerdo que veio do periférico campeonato do Japão.
No meio campo dois miúdos vindos da B e um reforço vindo do Trofense.
E no ataque , Lameiras e Nélson da Luz que o ano passado eram suplentes mais do que titulares e Safira vindo do despromovido B SAD.
Entretanto já tinham saídos os jogadores de campo mais experientes-André André e Tiago Silva- bem como Anderson.
Quero com isto dizer que não há qualidade?
Não.
Mas há falta de maior quantidade com qualidade e experiência porque as baixas com transferências não foram devidamente compensadas.
Porque mesmo com André Silva, Mikel Villanueva, Tomás Handel, Maga e Bruno Gaspar (logo por azar os dois defesas direitos) lesionados e Janvier desaparecido das convocatórias há lacunas que importava preencher e que provavelmente ficarão para janeiro salvo a contratação de algum jogador desempregado.
Em termos individuais destacar a bela exibição de André André ( a melhor dos últimos largos tempos), a classe de Bamba que fez um jogo notável, a tranquilidade com que André Amaro, Jorge Fernandes e Tounkara chegaram e sobraram para os pontas de lança do Braga, alguns pormenores deliciosos de Ruben Lameiras trocando os olhos aos defesas do Braga e a forma excelente como Zé Carlos entrou no jogo e na equipa parecendo que nela joga há muito tempo.
Um bom jogo não é garantia de uma boa época já o disse.
Mas este jogo teve pelo menos a vantagem de mostrar que há jogadores que são mesmo reforços e jovens que subiram da B que merecem o seu espaço na primeira equipa.
Perdemos o jogo mas ganhamos jogadores.
E isso não servindo de consolo atenua a desilusão da derrota e da forma como se verificou.
Depois Falamos.
P.S. Uma palavra para Afonso Freitas. Lançado na primeira equipa devido às lesões dos laterais direitos, logo ele que é esquerdino e fez o seu percurso a jogar à esquerda, não esteve bem com o Casa Pia e hoje saiu antes de ser expulso como era previsível face ao desenrolar do jogo. Isso nada quer dizer. É jovem, tem talento e seguramente terá novas oportunidades no seu lugar de raiz.
Sem comentários:
Enviar um comentário