terça-feira, agosto 13, 2019

Hierarquia

Para os adeptos dos clubes existem sempre muitas formas, e algumas bem rebuscadas, de afirmarem a dimensão do seu clube perante os rivais procurando demonstrar que as suas cores são mais vitoriosas e mais importantes do que as dos outros.
E os critérios são mais que muitos.
Numero de títulos, de taças, de anos consecutivos no pódio, de tris, tetras e pentas , de pontos conquistados, de vitórias alcançadas,de campeonatos disputados, de médias de assistências e sabe-se lá que mais.
Mas uma coisa é o fervor clubístico dos adeptos e outra(embora por vezes coincidam)  a realidade dos números que não mentindo permitem aferir de "quem é quem" no computo de todas as equipas que ao longo dos anos disputaram o principal campeonato do nosso futebol.
E os números dizem que o clube com mais títulos é o Benfica, a que corresponde com naturalidade o maior número de pontos, o que o torna o clube mais vitorioso do nosso futebol em termos nacionais (porque em termos internacionais o Porto tem um palmarés muito superior) enquanto que no ranking dos vinte clubes mais pontuados, nos oitenta e cinco campeonatos disputados, os encarnados tem a companhia de Porto e Sporting no topo do ranking.
Nesta escala há curiosidade de o Vitória, que ainda não foi campeão nacional, aparecer destacado como quarto clube à frente de Belenenses (outrora considerado "grande") , do velho rival Sporting de Braga, do clássico Vitória Futebol Clube e do Boavista que também já conquistou um título nacional.
De realçar ainda a curiosidade de entre clubes há muito arredados da primeira divisão como Salgueiros, Beira Mar ou Farense aparecer a fechar o ranking, na vigésima posição, a CUF de saudosa memória, que embora afastada do principal campeonato desde 1976 conseguiu nas suas vinte e três presenças (das quais 22 consecutivas) uma pontuação que lhe permite ainda hoje permanecer no top 20.
E estes são são, do meu ponto de vista, os dois principais critérios para avaliar a dimensão dos clubes.
Títulos e pontos alcançados.
Depois Falamos

Sem comentários: