quinta-feira, fevereiro 15, 2018

Sugestão de Leitura

Confesso que o li com um atraso de cerca de dois anos , em relação à data da sua publicação,o que no futebol português é uma imensidão de tempo.
Era um dos que estava à muito em lista de espera para ser lido mas lá acabou por chegar a sua vez.
Devo dizer, antes de mais, que aprecio o trabalho jornalístico e de comentador de Rui Santos.
Nem sempre estou de acordo com ele, às vezes até em frontal desacordo, mas reconheço-lhe duas qualidades fundamentais para quem exerce a sua profissão:
Sabe de futebol e é isento no comentário sem fazer fretes a ninguém e muito menos aqueles três clubes a quem quase todos fazem os tais fretes.
Neste livro aborda algumas questões candentes do nosso futebol desde as finanças dos clubes às arbitragens passando por alguns dos seus principais protagonistas a nível de jogadores,treinadores e dirigentes e por temas importantíssimos como os direitos televisivos.
Espaço ainda para uma abordagem ao futebol internacional, nomeadamente às convulsões na FIFA que levaram à queda de Blatter, e à forma como a FPF se tem posicionado na UEFA e na própria FIFA.
Mas o tema central do livro,e que tem sido uma preocupação do autor nesta ultima década, é mesmo a introdução das tecnologias como auxiliares da arbitragem causa pela qual Rui Santos se vem batendo há muito.
Nomeadamente pela tecnologia "olho de falcão" e essencialmente pelo vídeo árbitro que ele considera um factor decisivo para auxiliar os árbitros a defenderem a verdade desportiva das competições.
Em suma um livro muito interessante para quem se interessa pelo futebol para lá das palas da clubite mais desenfreada.
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Esse jornalista é tudo menos isento. A capa do livro atesta a sua dependência dos 3 do costume.


Cumprimentos,
Fernandes.


luis cirilo disse...

Caro Fernandes:
A capa do livro é precisamente a prova da sua isenção.
E coragem.
Porque pôs na capa os maiores protagonistas da mentira que é o nosso futebol. Que são os presidentes dos três clubes a quem se chama "grandes".

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.


Estamos em desacordo. Não aceito esse jornalista como isento.

Se fosse isento, não participava no programa que faz ao domingo onde se discute o futebol de 3 clubes... e não "dirigia" o programa que faz à terça-feira... onde tudo gira em torno dos 3.




Cumprimentos,
Fernandes.

luis cirilo disse...

Caro Fernandes:
respeito a sua opinião.