segunda-feira, fevereiro 19, 2018

Mau

Não há palavras boas para caracterizar situações más.
E o resultado deste Vitória-Braga foi o pior de sempre (na óptica vitoriana) em cinquenta e nove jogos disputados em Guimarães para o campeonato nacional da primeira divisão ou primeira liga como agora se chama.
Nesses 59 jogos o Vitória venceu trinta e sete, registaram-se treze empates e o Braga venceu por "apenas" nove vezes,das quais quatro nos últimos cinco anos, conseguindo ontem a terceira vitória consecutiva em deslocações ao D.Afonso Henriques.
Números e factos são números e factos e estes apontam no sentido de nestes últimos anos o Braga estar a alicerçar uma superioridade até então inexistente cujas razões não cabem esmiuçar neste texto mas são razoavelmente conhecidas pelos vitorianos.
Ontem as duas equipas encontraram-se com uma invulgar distância de dezassete pontos favorável aos visitantes (agora vinte...) mas nunca as classificações influenciaram dérbis embora traduzam o estado de cada clube e o grau daquilo a que pode ambicionar cada equipa.
E a história do jogo foi uma história conhecida.
O Vitória, inesperadamente privado de Raphinha e Konan (mas especialmente do primeiro que tem sido o abono de família), até entrou bem a pressionar o adversário e a criar duas jogadas de relativo perigo junto da baliza bracarense mas que os jogadores vitorianos não conseguiram concretizar.
Mas como quem não marca...sofre o Braga aproveitou um erro de Rafael Miranda e fez o seu primeiro golo lançando alguma intranquilidade na equipa vitoriana.
Depois...bem, depois entrou em campo Bruno Paixão.
Um dos piores árbitros dos últimos vinte anos, um péssimo árbitro seja qual for o prisma da avaliação, que transformando uma falta fora da área numa grande penalidade e um cartão amarelo em cartão vermelho "matou" o Vitória e consequentemente "matou" o jogo.
Depois disso a natural maior valia individual e colectiva do Braga, que tem no banco jogadores que seriam titulares indiscutíveis no Vitória, encarregou-se de fazer o resto elevando o marcador para números nunca vistos e que só não foram maiores porque por um lado os bracarenses geriram o cansaço do jogo europeu em Marselha (é, o Braga tinha disputado um jogo europeu na quinta feira)e por outro "aquilo" estava tão fácil que cada jogador do Braga que tinha a bola perto da área vitoriana queria ser ele a rematar esquecendo colegas em melhor posição.
A dimensão do resultado é explicável pela intervenção do árbitro, disso não tenho duvidas, mas o mérito bracarense e a convicção que ganharia mesmo com onze contra onze é algo de que também não duvido face ao que se viu ontem e ao que se tem visto desde Agosto de 2017.
Por mais que isso nos doa, e dói, o Braga é hoje superior ao Vitória em termos de valia do plantel, qualidade da equipa, categoria dos jogadores e patamares de ambição pelos quais compete.
E também nos resultados da ultima dúzia de anos!
Não querer encarar isto de frente, arranjar desculpas e álibis, fazer apelo a um bairrismo e uma clubite sem sentido é apenas uma forma de  atrasar a necessária recuperação pelo Vitória de um lugar que tem de ser sempre o seu.
O de maior clube do Minho e quarto clube de Portugal.
Enquanto não puder ser mais que isso...
Depois Falamos.

P.S. De Pedro Martins já não vale a pena falar muito. A sua gestão do jogo de ontem foi igual à de tantos outros jogos quer na táctica quer nas opções iniciais quer nas substituições. Acontece é que se sabia há muito que a corda estava tão esticada que acabaria por rebentar.
Foi ontem!

10 comentários:

jj disse...

A maior mentira é vocês acharem que são o maior clube do Minho e quarto clube de Portugal. Objetivamente, não são nem uma coisa, nem outra!

Se nos cingirmos ao futebol apenas, o VSC não é quarto em nenhum indicador: títulos, Taças, melhores classificações, presenças na UEFA, número de internacionais. Só tem mais presenças no campeonato. Está atrás de Belenenses, Boavista e Setúbal em muitos destes indicadores.

Se alargarmos a análise a todas as modalidades, o SCBraga arrasa completamente. Mais de 20 presenças em JOs (atletismo, natação), várias medalhas parolímpicas, atletas campeões europeus e mundiais por Portugal (futebol 11, Rafa; futebol de praia, vários; futsal, Nilson e Vítor Hugo), 14 títulos de campeão europeu no atletismo, campeão europeu de clubes de futbol praia. Neste momento, o SCBraga tem 15 modalidades ativas e vai ter mais e crescer mais quando tiver o pavilhão pronto. Em Portugal, somos de longe os melhores em taekwondo... só nos falta o Rui Bragança.

luis cirilo disse...

Caro jj:
Tanta fantasia.
Porque além do Rui Bragança também vos faltam titulos nacionais e taças de Portugal em basquetebol e voleibol. Titulos nacionais em pólo aquático e titulos europeus e mundiais em modalidades de combate. E,claro, falta-vos a dimensão associativa que permita ser o quarto clube português em médias de assistência mesmo com o excelente percurso que o vosso futebol tem feito. De resto no texto reconheço a vossa superioridade nos ultimos doze anos por contraponto com com os sessenta anos anteriores. Mas tenho a certeza que ao Vitória será fácil ultrapassar-vos novamente, e de vez, no futebol quando fizer as opções certas.

jj disse...

Não vejo onde está a fantasia. São tudo factos indesmentíveis.

Claro que não temos títulos no basquete, nem no vólei... Nessas modalidades, temos apenas formação, logo o objetivo não é ser campeão. Não temos as modalidade todas. Mas temos no futsal uma grande equipa, formada no clube, com presenças europeias e campeões europeus... vocês têm? E também somos muito fortes no futebol de praia... vocês têm?

Está muito enganado também quanto aos títulos nas modalidades de combate. Temos vários títulos europeus e mundiais no taekwondo. Entre outros, o Júlio Ferreira já se sagrou campeão europeu de taekwondo em 2016 e vice-campeão em 2017.
https://scbraga.pt/julio-ferreira-sagra-se-campeao-europeu/

Também não referi as inúmeras atletas que durante mais de 20 anos conquistaram centenas de medalhas quer individualmente, quer coletivamente (para o clube e para o país), em grandes provas internacionais (incluindo Camp. Europeus e Mundiais). Nessa altura, o SCB sagrou-se 14 (CATORZE) vezes campeão europeu de estrada e de cross.

Temos 20 presenças de atletas nossos em Jogos Olímpicos. Vocês têm uma única presença; contrataram à pressa o Rui Bragança e lançaram a secção de taekwondo, mas não o aguentaram mais de 2 anos no clube... ele não fez a formação no VSC, mas sim no ABC de Braga e no pavilhão da UM... em Gualtar.

No futebol, é engraçado dizer que reconhece a n. superioridade nos últimos 12 anos em contraponto com os 60 anos anteriores. Se assim é, por que razão nos confrontos diretos estamos à v. frente? Oxalá vocês melhorem muito no futebol, pois nesta altura nem luta dão... Mas não pense que vai ser fácil ultrapassar-nos. Esse seu discurso tem já vários anos e o que vejo é o fosso a ser cada vez maior. Só foi diferente no ano passado, mas é a tal excepção que confirma a regra.

Este ano, temos mais 20 pontos e em termos de golos a diferença são 38 (nós mais +25, vocês -13). Vocês são a pior defesa da Liga. Cá em Braga, em toda a n. história, só perdemos duas vezes em casa por 5 golos (Benfica 51/52 e Sporting 57/58). Vocês este ano já foram goleados 2 vezes por 5 golos... Já para não falar nos 1-4 com a Oliveirense.

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo.

Se me permite, deixe-me complementar.
Como é possível eles se quererem elevar tanto, se nem um clube conseguiram fundar? Lá teve que ser o Sporting... como em tantas outras cidades. Depois como o Arsenal é que era bom... toca a mudar para vermelho e branco, mas mantendo o Sporting. Acredito que ainda vão mudar outra vez... ainda há pouco tempo lá tinham um equipamento verde (será que o António Salvador estava a pensar outra vez em Guimarães... na bandeira da cidade)?

De facto o Sporting C. B. teve mérito (ou não) em se associar à UMINHO, caso contrário, desconfio, que nem sabiam que existiam tantas modalidades.

Quanto às gentes de cada cidade, basta ver o prestigio das casas dos 3 clubes do costume bem implementadas em Braga. Ainda na final da taça da liga, lá estava a mais famosa adepta do Sporting C. B. com uma bandeira do Setúbal... representa bem a personalidade dos adeptos... não jogando o clube que supostamente se gosta... arranja-se outro (Quando não estou com a minha amada não me agarro a outra).

Ainda podemos falar de Guimarães para citar o Moreirense. Quantas cidades, extra as do costume (Lisboa e Porto) tiveram dois clubes na 1ª liga?

Têm mérito em conseguirem que alguém invista na academia... é bom que tenham as mesmas condições que nós. De resto, sabendo que o 1º de Maio tinha 3 bancadas, este novo da câmara só tem duas, acredito que quando eu for velhinho não têm estádio.

Sem dúvida que são eles que nos elevam... guerreiro qualquer um pode ser, mas conquistador não!

O gigante está adormecido... ele vai voltar!

Cumprimentos,
Fernandes.

jj disse...

Já agora, nós não temos títulos em polo aquático, essa modalidade de grande expressão em Portugal. Como não acompanho, fui consultar à internet. Também não me parece que vocês tenham títulos no polo:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_Divis%C3%A3o_de_Polo_Aqu%C3%A1tico_Masculino
https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3lo_Aqu%C3%A1tico_do_Vit%C3%B3ria_Sport_Clube
Quem anda a fantasiar não sou eu!!!

Quem tem títulos na natação é efetivamente o SCB. Foi 4 vezes campeão nacional femininos nos anos 90: https://pt.wikipedia.org/wiki/Campeonato_Nacional_de_Clubes_em_Nata%C3%A7%C3%A3o

Quanto a títulos nacionais em basquetebol e voleibol, no total só foi 1 (um) campeonato de vólei (não é no plural; é no singular). Têm ainda 1 Taça de volei e 2 de basquete...

Cá por Braga, temos um clube (ABC) que já ganhou, em andebol, 13 campeonatos, 12 Taças, 7 Supertaças e uma taça europeia. 33 troféus numa modalidade onde há mais de 30 anos comp€t€m também Benfica, Porto e Sporting... o mesmo não se podem dizer do basquete e do volei, onde isso já não sucede há também quase 30 anos. Em muitos anos, nenhum deles participou no vólei e no basquete só recentemente (re)apareceu o Porto (o Sporting não tem equipas há décadas). E todos sabemos o quão mais difícil é ganhar um campeonato em que todos esses clubes participam.

luis cirilo disse...

Caro jj:
Já conheço as suas opiniões, as suas fantasias, a sua enorme admiração oculta pelo Vitória e pelos seus adeptos. E a sua fixação em tentar provar que o Sporting de Braga é melhor que o Vitória e Braga melhor que Guimarães.
Nada a opor. Espero que seja feliz com as suas obsessões. Noto contudo que sobre a diferença dos adeptos em número e fidelidade aos clubes nada disse. Compreendo...
Caro Fernandes:
A única pena que tenho é que devido aos erros cometidos desde a saída de Pimenta Machado o Vitória tenha permitido ao Braga uma supremacia futebolistica que até então nunca existira. E infelizmente não me parece que essa supremacia vá desaparecer assim tão depressa. Quanto ao resto é evidente que o Braga nasceu (é histórico) de um grupo de benfiquistas e sportinguistas que resolveram fundar um clube em Braga. E nunca se libertaram desse pecado original.
Em relação ao gigante adormecido era bom que acordadesse de vez porque nesse dia nunca mais o futebol português será o mesmo. Mas,mais uma vez, estou pouco optimista quanto a isso

Ricardo disse...

Caro Cirilo,

Estamos ja em 2018! Tem que actualizar o seu discurso...ah e tal, a tal supremacia na ultima decada. Desde que mudamos para o novo estadio, foram praticamente 18 anos sempre melhores (tirando um ou outro ano).

Depois vem com a historia dos 60 anos de supremacia vitoriana. Incrivel! Acredita mesmo no que diz? Assim de repente, jogamos 135 vezes: O SCBraga tem 54 vitorias, o Vitoria 53. Como se consegue ter uma supremacia de 60 anos...quando na totalidade a outra equipa é que acaba por ter mais vitorias?

Quer ainda falar nas presenças europeias? So o Alan tem mais jogos europeus que o Vitoria, isto diz tudo carissimo!



luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
A vossa vontade de se afirmarem superiores é de tal ordem que até mudaram para o novo estádio quando ele nem existia!
A supremacia vitoriana essa sim existiu.
Veja quantos campeonatos amais da primeira divisão o Vitória tem e perceberá que somos d eoutro patamar.
Sem esconder que nestes ultimos doze anos o Braga tem sido quase sempre superior.
Mas isso é fácil de resolver quando o Vitória retomar o bom caminho.

Anónimo disse...

Derby histórico a vincar bem fundo a superioridade, a todos os níveis, do SC Braga sobre o Vitória SC. No que concerne ao futebol, "presenças" não deveriam servir para falar em superioridade, mas se o quiser fazer, analise, se fizer o favor, as presenças europeias dos dois clubes e encontrará uma diferença gritante. Como deve saber as competições europeias são "outro patamar", é o principal medidor de prestígio de um clube, logo a seguir aos seus títulos. O Vitória ganha em número de presenças no escalão máximo do futebol português. O Braga ganha em número de presenças no escalão máximo (e intermédio) do futebol europeu. Tem razão quando fala em patamares. O SC Braga é um clube de patamar europeu, o Vitória SC contenta-se com ser um clube de patamar nacional. Não deixa de ser curioso que o SC Braga, a seguir aos 3 eucaliptos, seja o clube que está há mais épocas consecutivas na 1ª divisão do futebol nacional. De longe, diga-se... Forte abraço, boa sorte com José Peseiro!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Reitero:
Quando o Vitória despertar, em termos definitivos,tudo voltará ao normal.
E o normal é o Vitória ser desportivamente muito superior ao Braga.
Porque no resto nunca deixou de ser.
Até lá ...bom proveito.