sábado, janeiro 27, 2018

Um Belo Filme

Pode um filme dirigido por Steven Spielberg e que tem como principais actores Meryl Streep e Tom Hanks deixar de ser um excelente filme?
Não. Não pode!
E este "The Post" , baseado em facto reais ocorridos durante o primeiro mandato presidencial de Richard Nixon, é um excelente filme sob qualquer prisma.
Para quem gosta de política, se interessa pelo fenómeno da comunicação social, preza os direitos civis e gosta de analisar as ligações entre política e imprensa  tem aqui um filme de referência e que embora "datado" ao início dos anos setenta do século passado nunca perde actualidade.
Bastará atentar no que se passa hoje nos Estados Unidos com a presidência de Donald Trump ou o que se passou "ontem" em Portugal com José Sócrates e os que o ajudavam no PS e no governo (e muitos ainda andam por lá a começar por António Costa) para constatar que a questão da liberdade de imprensa continua a ser um assunto central das sociedades democráticas em que ciclicamente aparecem tentativas de controle da comunicação social e da sua subordinação ao poder político.
Um excelente filme que deve ser visto.
E reflectido!
Depois Falamos

2 comentários:

il disse...

Caro Cirilo:
Antigamente os jornais vendiam presidentes como se fossem sabonetes. Agora, depois de verificados os duplos critérios, o povo já não cai tão facilmente. Daí que queiram proibir as redes sociais e há países onde a polícia obriga as redes sociais a eliminar posts ou personas non gratas às ideologias «politicamente corretas'.Nestes sítios, já começou a ditadura...

Daí que com tantos problemas na Europa, as cimeiras sejam sobre...controle da Internet.

luis cirilo disse...

Cara il:
O controle da informação é uma aspiração dos governos desde tempos imemoriais.
E nessa matéria há mais pontos de contacto do que às vezes se pensa entre democracias e ditaduras.
Veja-se o que s epassou em Portugal nos governos de Sócrates, Costa e Cia