domingo, janeiro 21, 2018

43 Anos

Todos os anos nesta data tenho por hábito recordar neste espaço a minha já remota filiação na JSD, em 21 de Janeiro de 1975, poucos dias antes de o PPD realizar o seu primeiro comício em Guimarães presidido por Francisco Sá Carneiro.
Num tempo de acentuadas clivagens ideológicas na sociedade portuguesa, poucos meses depois do 25 de Abril, e em que na JSD se discutia política com a mesma paixão com que se fazia segurança aos comícios, se vendia na rua o "Povo Livre" ou se passavam as noites a colar cartazes e às vezes a pintar paredes.
Foi há muito tempo.
Mas nestes quarenta e três anos, quase a idade da própria JSD e do PPD, a juventude social democrata soube sempre manter uma imagem de irreverência, de desassombro, de vanguarda política do partido que embora nem sempre seja bem aceite por todos(especialmente nalguns temas fracturantes) não deixa nem assim de corresponder à matriz que levou à sua fundação em 1974.
E quantas vezes, como neste cartaz das legislativas de 2005,essa irreverência e esse desassombro não se vem a revelar profeticamente acertados pese embora o ter razão antes do tempo pague sempre um preço como todos sabemos por experiência própria.
Foram quarenta e três anos que passaram depressa.
Mas valeram a pena.
E hoje, afastado da JSD há quase trinta anos, continuo a olhar para a organização de juventude do PSD como um dos principiais motores da modernização do partido, um garante de fidelidade à social democracia e a vanguarda da saudável irreverência que fazem o PSD/JSD diferentes de todas as outras organizações políticas portuguesas.
Depois Falamos

2 comentários:

luso disse...

Esse acerto, pode ter sido até confirmado pelo passar do tempo, mas é sabido que, na altura, era apenas uma alusão à suposta homossexualidade de Sócrates.

luis cirilo disse...

Caro luso:
Não me parece que fosse isso. Era uma alusão política e nada mais