sábado, maio 31, 2014

Enfadonho

Ok.
Era um jogo de preparação e nada mais do que isso.
Ok.
Não jogaram Pepe e Coentrão que fizeram falta, Moutinho que fez muita falta e Ronaldo que fez a falta toda!
Mas jogaram os outros.
E jogaram pouquinho.
Perante a Grécia do "costume", pouco interessada em grandes correrias ou riscos desnecessários, a selecção portuguesa até entrou bem criando logo três oportunidades de golo em 15 minutos mas depois foi paulatinamente desaparecendo.
Com uma falta de dinâmica na transposição de jogo, "coxa" no flanco esquerdo, a equipa foi vivendo de algum discernimento de Miguel Veloso e de apontamentos de Nani o mais empenhado de todos os avançados utilizados neste jogo.
Pouco para quem está a duas semanas de começar o Mundial.
Quanto a exibições individuais não há muito (de bom) a dizer.
Veloso, Nani, Bruno Alves e Ricardo Costa (mais pela segurança face a gregos pouco ofensivos que por outra razão) os guarda redes utilizados (Eduardo e Beto) que tiveram um fim de tarde quase totalmente tranquilo.
João Pereira esteve dentro do habitual (até no constante discutir com o árbitro o que no mundial lhe pode sair caro) e André Almeida confirmou por completo aquilo que já se sabia: uma convocatória totalmente disparatada e que nada justifica.
A lateral esquerdo foi uma nulidade ( o lance mais perigoso dos gregos, aos 86 m, teve origem numa sua perda inacreditável de bola junto à bandeirola de canto) quer a defender quer a a atacar e noutro lugar não tem...lugar.
William Carvalho muito discreto e a demonstrar alguma "verdura"( e não é por ser do Sporting) e os avançados Varela e Postiga a passarem ao lado do jogo o que nem é propriamente uma novidade.
Eder até começou bem e, honra lhe seja feita, foi o melhor dos três pontas de lança utilizados o que podem nem ser um grande elogio face ao que os outros dois renderam
Quanto aos suplentes o único destaque vai para Vieirinha que trouxe alguma vivacidade ao jogo  e Beto que evitou o golo grego com uma excelente defesa no tal lance em que André Almeida demonstrou a sua inocência para jogar a este nível.
Hugo Almeida, Ruben Amorim, Rafa e Neto não trouxeram nada de novo nuns caso por falta de tempo e noutro por falta de jogo.
O próximo jogo de preparação, já em terras norte americanas, é na noite de sexta para sábado (como o locutor da RTP disse umas 250 vezes...) e começa à 1.30 da manhã.
Se hoje quase adormeci estou certo que na madrugada de sábado já estarei a dormir quando começar o jogo!
Salvo se Ronaldo jogar.
O que infelizmente é uma incerteza sem termo certo.
Depois Falamos

P.S. Quaresma, Adrien, Danny, Bebé, Antunes.
Sim, hoje lembrei-me deles o jogo todo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Não perco tempo com jogos a botões.
E depois, é a "velha história", quem ganhou???
Zero zero, carago mas quem foi o vencedor?
Porra não houve golos!
Vou á farmácia comprar alguns...

OttoGlória

Anónimo disse...

Apesar de concordar com algumas das suas considerações, eu gostei do que vi. Foi um ensaio. Portugal mostrou um bocadinho daquilo que é capaz, sem pôr o turbo a funcionar. Só faltaram os golos. É verdade. Mas, dado o prestígio das duas selecções e pela Selecção ter jogado sem o quarteto galático (Pepe, Moutinho, Coentrão e Ronaldo), o empate assenta-nos bem.
Portugal experimentou o 4x4x2 e às vezes o 4x3x3 e a Grégia andou ali disfarçada com um 5x4x1 para travar o maior poder de fogo nacional. Fernando Santos, mais experiente do que Paulo Bento, efectuou um teste positivo, às custas pela FPF. Mostrou que é um bom seleccionador. Ontem foi melhor do que Paulo Bento.
Repare, são duas selecções que vão participar no Mundial e estão a guardar cartuchos para os jogos sério. A Grácia jogo com tudo o que tinha e Portugal guardou a sua alma. Não se podia jogar com entradas duras, incentivando jogadores a morrer pela camisola porque seria uma estupidez se o fizessem, Sr. Luís Cirilo. Nesta fase, nenhum jogador quer ficar de fora por uma lesão de última hora. Ainda bem que o Nani não marcou golo! Todos sabíamos antes do jogo que dificilmente o placar passaria do 0-0. A agressividade praticamente nem existiu e a comprovar isso o holandês Kevin Blom não mostrou nenhum cartão, quando em jogos a doer cada uma destas selecções colecciona uma média de 3-4 cartões por jogo. Ao mesmo tempo, cada equipa fez seis substituições, quando em termos oficiais isso só é permitido em sonhos. É como se este jogo tivesse dois tempos distintos de 45 minutos.
Quanto à prestação individual dos jogadores, segundo a minha análise, fiquei preocupado com Varela e Postiga. Empolgado com Vieirinha. Sossegado com Beto, Nani e Veloso. Surpreendido com André Almeida e Éder. Desiludido com William Carvalho. Os que não referi, passaram despercebidos ou não tiveram tempo de me encantar.
Talvez em Boston, na próxima sexta-feira, se veja um Portugal diferente. Ou talvez não. Eu acho que Paulo Bento irá a jogo para perder por 1-0 e assim alegrar a imensa comunidade mexicana nos EUA. Ou então vamos novamente para defender o empate sem arriscar demasiado. Nunca gostei da seleccão mexicana, nem simpatizo com o futebol deles. Como é um jogo que não vale para nada, espero é que os nossos jogadores se poupem e cheguem fresquinhos ao Mundial, onde aí sim terão que deixar sangue e suor em campo.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Foi o que foi.
Caro Quim Rolhas:
Acho que vimos mais ou menos o mesmo jogo. Eu estou com as expectativas muito por baixo depois desta anedótica convocatória do seleccionador.E ontem apenas confirmei que há jogadores cuja convocatória é absolutamente incompreensível.
Esperemos que nos surpreendam pela positiva no Mundial

Anónimo disse...

É isso mesmo, Sr. Luís Cirilo. Vamos aguardar. Já tinha dito que as minhas expectativas para o Mundial têm uma fasquia muito baixa para que a derrota, seja ela com quem for, seja fácil de digerir.
Consideraria um grande fracasso se ficássemos pela fase de grupos. Se passarmos aos oitavos, já estarei a ser surpreendido. Não espero facilidades porque já estamos habituados ao sofrimento e à desilusão.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Eu não espero nada. É jogo a jogo. Especialmente quando se adensam as duvidas sobre a verdadeira gravidade da lesão de Ronaldo

Anónimo disse...

Também estou preocupado com isso, Sr. Luís Cirilo.
O Rondaldo começou a padecer do mal que todos nós sofremos: o PDI!
Veja uma situação: há algumas semanas, antes da Páscoa, andei aqui a pintar uma vedação durante uma manhã inteira e o pulso ainda me doía ligeiramente duas semanas depois. Não é comparável o meu esforço àquele que o Ronaldo foi subsmetido durante uma época e além disso ele é muito mais novo que eu e o tempo que o corpo dele precisa de se recuperar é menor. Porém, quando tinha a idade dele, recordo-me que ao descer umas escadas torci o pé e precisei de dois meses para recuperar.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
É normal que com o avançar dos anos,do número de épocas a jogar a alto nível e o excessivo número de jogos que jogadores deste nível fazem a recuperação de lesões comece a ser cada vez mais morosa.
Infelizmente Ronaldo chega a este final de época muito"espremido". Vamos ver como as coisas correm.