sábado, março 03, 2012

Congresso à Vista...

Decorre este fim de semana o pró forma da reeleição do líder do PSD.
Ao contrário do que acontece quando o partido está na oposição (2007/2008/2010 foram bons exemplos) em que as directas ocupam grande atenção do país com disputas pela liderança, quando se está no poder as coisas mudam muito de figura.
O líder é primeiro ministro e por concorre sozinho às directas pese embora uns "ameaços" não concretizados de outras candidaturas.
É normal que assim seja.
Foi pena é, embora se reconheça a natural limitação de tempo disponível de Pedro Passos Coelho, não ter aproveitado a oportunidade para se "reconciliar" com um partido "ferido" pelo forma como tem sido marginalizado em muitas opções feitas nos últimos meses.
Ao que sei, e estou longe de saber tudo, PPC apenas esteve em duas sessões partidárias e considerou estar a campanha feita.
Claro que isso podia ter sido complementado por uma volta ao país dos seus vice presidentes (que são seis) que entre eles bem podiam ter ido a todos os distritos participarem em sessões com os militantes.
Infelizmente, e como se sabe, dos seis apenas dois não são virtuais em termos de acção politica pelo que nem isso foi feito.
Adiante.
Vem aí o congresso.
E dele o que de mais importante se espera, porque é a ultima oportunidade de o PSD inverter o rumo negativo dos acontecimentos,é que PPC faça as alterações necessárias nos orgãos dirigentes para devolver "vida" a um partido que se encontra num estado comatoso já demasiado tempo.
De preferência, nem vejo que possa ser de outra maneira, escolhendo para as vice presidências militantes livres de tarefas governativas e que por isso possam dar ao partido o tempo e a colaboração necessárias a preparar a dura batalha das autárquicas de 2013.
E já agora, se não for pedir muito, pessoas com experiência politica e conhecimento profundo do partido.
É que autárquicas não se preparam em tubos de ensaio nem com base em "experimentalismos" directivos.
Depois Falamos.

P.S: Matos Rosa tem sido um secretário geral eficiente e dedicado em condições bem difíceis. Se o querem substituir façam-no, ao menos, por quem seja capaz de assegurar um trabalho melhor.
Porque a secretaria geral é demasiado importante para fazer experiências, alimentar egos ou servir de trampolim a ambições apressadas.

4 comentários:

Anónimo disse...

boa análise. acho que o SG vai ser precisamente uma das hipoteses previstas no post scriptum.
Provavelmente algum jovem turco cheio de ambições

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se assim for as eleições autárquicas vão correr muito mal ao PSD...

il disse...

´pera aí! Então em Guimarães houve eleições para o presidente do PSD? No dia?

Reportagem da Mouraria:
-às 17 horas não havia no Largo do Campo Pequeno (concelhia de Lisboa) boletins de voto para a presidência do partido;

(eu estava a pensar que só chegariam a Guimarães, depois do congresso :) e ao arrabalde uma semana depois :)))))))))), logo ia-me meter com a malta do Portugal profundo, afinal...

-o povo esperava nos 4 andares e bufava...Os vizinhos chamaram a polícia porque a malta fazia barulho (foi quando eu fugi, porque tinha o burro em 3ª fila -esperando que um velhote votasse);

-pelas 17:45 lá chegaram os votos e começou a votação;

-os cadernos eleitorais que estavam nas mesas não eram iguais aos que tinham sido consultados, uns dias antes -mais bufos de um povo marginalizado;

-fui levar o sr a casa e não vi o circo do grande chefe a ir votar;

-votei à noite, para cuscar os resultados : de mais de 4000 eleitores, votaram 700 -no comments.

Quanto ao secretário geral e (vice)presidentes do partido precisam-se -a trabalhar e não apenas na lista...

As eleições aqui estão a ser bem preparadas -nada está a ser feito e perfilam-se candidatos a candidatos que assegurarão a vitória ao PS -como já fizeram anteriormente.

Se o governo sobreviver, PPC terá de ir a A PÉ a Fátima e pôr um círio do seu tamanhão.

luis cirilo disse...

Cara il:
Em Guimarães nem sei quantos foram votar.
Mas o "entusiasmo" deve ter sido igual em todo o lado.
Quanto aos nomes creio que vai ser a mesma coisa do costume; grande agitação no congresso para a formação da slistas logo seguida de apatia(quase) generalizada ao longo do mandato.
Eu vou ao congresso.
Mas admito que pela ultima vez.