domingo, dezembro 05, 2010

Rússia 2018

Fiquei satisfeito com a atribuição do Mundial de 2018 á Rússia.
Acho que foi a escolha certa face ás várias candidaturas existentes.
Atendendo á dimensão do país (o maior do mundo),ao mercado futebolistico que representa e ao facto de nunca ter organizado uma grande prova internacional de futebol.
Por outro lado estou certo que o volume de infraestruturas que terão de ser construídas nos próximos anos vão dar um incremento significativo á economia europeia.
Quanto ás outras candidaturas que dizer ?
Que a inglesa terá sido prejudicada por alguns escândalos que vieram a público nas ultimas semanas ?
Ou por já ter organizado,embora há muito tempo,um Mundial ?
Não sei.
Sei é que a FIFA parece não nutrir, desde o Coreia do Sul/Japão 2002, grande simpatia por candidaturas conjuntas de 2 países.
Tivemos Alemanha 2006, África do Sul 2010, Brasil 2014, Rússia 2018, Catar 2022.
Ou seja,pelo menos os três próximos mundiais terão apenas um país organizador.
E isso terá sido factor importante para rejeitar as candidaturas de Bélgica/Holanda e de Espanha/...Portugal.
Ainda bem.
Porque no que nos diz respeito,como já tive oportunidade de escrever,era uma candidatura vergonhosa de Espanha,Lisboa e Porto.
Que nos colocava ao nível da qualquer autonomia espanhola em termos de importância.
Felizmente a FIFA escolheu bem.
Depois Falamos

4 comentários:

Unknown disse...

Partilho o ponto de vista, escolha acertada... Vamos até à Rússia caramba, sempre nutri o interesse de lá ir, de preferência com Portugal na final :)

Luis Melo disse...

Caro Luís,

Sobre este assunto escrevi o post Mundial 2018 – Falta de fair play e boas notícias, mas não referi algo que me parecia também importante e que fiz questão de abordar em conversas com amigos, sobre o assunto.

Muitos foram os que disseram que, com este Mundial, se iria rentabilizar o investimento feito no Euro2004. Esses esquecem-se ou ignoram, que no Mundial apenas seriam utilizados os estádios de Lisboa e Porto, como diz e bem.

Ou seja, os que já estão rentabilizados. E o do Algarve, Aveiro, Leiria? E trazer negócio também às cidades de Braga, Guimarães? Enfim... é o que sabemos, mais do mesmo.

il disse...

Ora bien: e agora para que serve o TGV? Já não há jogo em Madrid e depois em Lisboa. Sim, que a linha Vigo-Faro -aquela que nos interessaria- foi adiada para as calendas gregas.

luis cirilo disse...

Caro Luis Carvalho:
Nem mais. Pensamento positivo.
Caro Luis Melo:
A candidatura ao mundial de 2018 foi mais uma "artistice" do sr Madail na sua tentativa de se manter no poder federativo.
Para isso,com a conivência do governo,nem se preocupou em colocar Portugal ao nível de uma qualquer região espanhola como a Galiza ou a Andaluzia.
Felizmente a FIFA decidiu bem.
Cara il:
TGV vamos ter,um dia, a linha Lisboa-Madrid.
Um dia...