terça-feira, agosto 31, 2010

Custódio


A oferta de Custódio ao Braga deixou muitos vitorianos em estado de choque.
Por razões várias.
Desde logo porque permitimos o reforço de um rival a custo zero.
Enfraquecendo o nosso plantel.
Depois porque Custódio saiu, apenas e só, porque percebeu que no Vitória não era desejado, não contava para o treinador, era terceira opção.
Estava "condenado" ao banco.
Entre isso e poder jogar a "Champions" a opção era clara.
Ninguém no universo vitoriano deve ficar aborrecido com o jogador.
Mas há muita coisa que a direcção e Manuel Machado tem de esclarecer claramente.
Comecemos pela direcção:
Desde quando se permite a um jogador sair de borla para reforçar um adversário directo ?
Ou para a direcção o Braga já não é adversário directo, já está noutro patamar, e esses são agora o Nacional,o Marítimo,o Paços de Ferreira , a Académica ?
Esta é uma questão essencial.
Claro que podíamos perder algum tempo a acreditar nas verbas com que o Vitória vai ser ressarcido pelo Braga, a acreditar nas palavras de Emílio Macedo, mas em boa verdade nem em Dezembro acredito no Pai Natal que fará agora!
Até porque sempre que o assunto mete verbas a tradição desta direcção, em termos de esclarecimento aos sócios, não é famosa.
Depois há que perceber quem manda de facto no Vitória.
A direcção eleita ou Jorge Mendes?
Porque a imprensa num primeiro tempo anuncia que a direcção travou a saída do jogador para Braga mas a seguir esclarece que o assunto ficou desbloqueado após a intervenção do negociante de jogadores.
E é igualmente importante perceber isto.
Finalmente, e por agora no que toca á direcção,há que perceber outra coisa essencial:
Custodio,Valdomiro,Andrezinho,Desmarets,Fábio Felicio,Milhazes,Marquinho,Jorge Gonçalves,Sereno,Kamani Hill,Mendieta entre outros, saíram a custo zero ou quase atendendo ao valor do jogador(Sereno) e nalguns casos foram reforçar adversários directos.
Que gestão é esta ?
Quando alguns desses jogadores não vieram para Guimarães a custo zero como se sabe.
Emílio Macedo tem muito que explicar.
Em português corrente para todos percebermos e não através de meias palavras,subterfúgios e frases de duplo sentido.
Quanto a Manuel Machado.
Em primeiro lugar deve explicar,claro como a água,porque razão Custódio não entrava nos seus planos.
Porque se um jogador não serve para jogar a Liga pelo Vitória mas serve para jogar a Champions pelo Braga algo não bate certo.
Depois temos de perceber a razão pela qual um brasileiro dispensado do Nacional, e que para já tem jogado a passo, chega a Guimarães e é titular logo nessa semana.
Relegando para o banco um jogador que está no Vitória há ano e meio, fez toda a pré temporada e jogos de preparação, e nas vezes que jogou nunca foi inferior ao referido brasileiro.
É igualmente necessário percebermos, a bem da tranquilidade de todos, que gestão desportiva justifica a preferência por um brasileiro de 30 anos dispensado do clube onde estava há seis em detrimento de um internacional português de 27 anos e com margem de progressão evidente.
A seguir conviria perceber qual a lógica de na mesma semana dispensarmos dois trincos,Custódio e Ostolaza ambos na casa dos vinte anos, ficando reduzidos para essa posição a dois jogadores na casa dos trinta anos.
Quando toda(?) a gente sabe que esse é,para além do grande desgaste físico, o lugar do terreno mais sujeito a acção disciplinar do árbitro.
Finalmente,por agora, estou curioso para ver qual a gestão que vai ser feita do reforço(???) Jorge Ribeiro.
Parado em termos competitivos há mais de um ano, em estado de forma completamente desconhecido, mas que pelos vistos cabe nos planos de Manuel Machado.
Ou nos de Jorge Mendes ?
É que se trata de um jogador caríssimo e que no final da época regressa á origem.
Sem qualquer proveito para o Vitória.
Gostava que mais dia menos dia M.Machado esclarecesse estas dúvidas.
Também em português corrente de preferência e não naquela forma curiosa de se expressar de que os "Gato Fedorento" tanto gostam.
Só para todos podermos perceber direitinho.
Uma coisa é certa:
Há vários indicadores, da assistência ao jogo com o Rio Ave ao número de cadeiras vendidas, que demonstram que a "Nação" vitoriana anda desanimada e algo afastada do clube.
Os vitorianos andam tristes.
E a oferta de um jogador de Guimarães, formado no clube e vitoriano, ao Braga em nada contribui para aumentar o ânimo e a moral dos adeptos.
E isso tem custos.
Que o futuro imputará, infelizmente, apenas ao Vitória.
Depois Falamos

12 comentários:

Anónimo disse...

Dr. o Emilio Macedo só vê dinheiro à frente dele.

Não respeita o Clube, não respeita os Adeptos, não respeita ninguem....

Um sapo é um sapo, um mau gestou é um mau gestor (diria o MM).

Dr. avance com uma candidatura como cabeça de lista, o Vitoria jé deve ter pago aos bancos o passivo, pelo que os compromissos/responsabilidades agora são outras bem menores, contudo penso que não precisará de avales bancários.

No Desporto, quer-se um homem com visão desportiva e que saiba cativar os adeptos, não aquele que os ignora e desrespeita.

Eu VOTO Luis Cirilo.

Um abraço
APL

Anónimo disse...

infelizmente, este tipo de questões é colocado nas AGs no meio de grande agressividade e mesmo insultos, que funcionam como alibi para o presidente não responder.

Em matérias em que ele deveria ser obrigado a esclarecer os sócios.

Esperemos que haja uma alternativa credível para colocar no clube uma liderança que só queira o bem do Vitória, e ponha de lado os interesses pessoais.
estou a sonhar?

Rui Osório disse...

Quando vai acordar o nosso Vitória?! Não aguento mais, estou farto desta mediania!

Pedro disse...

Boa tarde,

Muito sinceramente estou ansioso para ver o rendimento do Custódio no Braga, já que durante estes dois anos e após 4!!!! treinadores, nada jogou.

Não era um jogador barato e podemos, e devemos, discutir o negócio em si, quais as mais-valias que o Vitória recebeu, se é que recebeu algumas. Agora em termos desportivos não me parece que fiquemos a perder, já que deixamos de pagar salários a um futebolista para apenas treinar.

Mais uma vez repito, todos achamos que é um bom jogador, provavelmente o melhor trinco, mas não acha estranho não jogar com nenhum dos últimos 4 treinadores??

Vai para o Braga, desejo-lhe boa sorte

Abraço

Pedro

Anónimo disse...

Alguém está convencido que o Vitória recebeu alguma mais valia pela transferência?

O Vitória nada recebeu, e nada receberá, apenas vai poupar os salários do jogador.

Claro, temos que poupar para pagar ao Jorge Ribeiro.
Essa é que é essa...

Anónimo disse...

Poupar salários? Essa desculpa só pode ser para rir ou chamar parvos aos sócios...
Poupar salários quando o Jorge Ribeiro está no Vitória nas condições que está?
Só me apetece saber as razões de cada sócio que votou nestes incompetentes para gerir o Vitória e depois pedir para levarem esses mesmos incompetentes e fundarem um clube à sua imagem. Isso mesmo, porque o Vitória tem uma imagem construída ao longo do tempo que estão a fazer o favor de destruir...

lourenço lima disse...

Caro Luís Cirilo não podia estar mais de acordo com tudo o que escreve.
Já diz o ditado, que quem não sente, não é filho de boa gente.
O Universo vitoriano está revoltado, está estupefacto com as tremendas jogatinas que esta direcção eleita por 64% de uma franja de Associados, tem andado a fazer.
A oferta a custo zero (porque não acredito que o Braga tenha paga um euro que seja) de Custódio ao nosso eterno rival é de tal maneira ofensivo para todos os vitorianos e vimaranenses, que me sinto insultado, injuriado, maltrato por um senhor que continua a enxovalhar e a brincar com os sentimentos de todos os vitorianos.
Quando ontem veio a publico a possível saída do jogador para Braga, acreditei que esta direcção não permitiria. No entanto minutos depois veio-se a constatar que uma intervenção do DEUS Todo-poderoso Jorge Mendes, o Presidente do Vitória não fez mais do que arrear as calças e oferecer o jogador ao Braga.
Vem agora o Sr. Emílio da silva dizer que o Vitória apenas acedeu á vontade do jogador, que já vinha insistindo em deixar o clube, por falta de oportunidades.
Mas o que escreve a imprensa é precisamente ao contrário. Diz os tablóides desportivos que foi a direcção e o técnico que aconselharam o atleta mudar de clube, porque nunca seria 1ª opção no Vitória. Falta agora saber quem está a falar a verdade.
A partir disto quer-me parecer também que neste episódio nem só a Direcção terá de dar contas aos associados.
O nosso conterrâneo Manuel Machado tem o dever, a obrigação enquanto profissional do clube e pago por todos nós, de explicar cabalmente, simples e conciso, sem metáforas, o porquê de nunca ter apostado em Custódio, tendo-o renegado para 3ª ou 4ª escolha, depois de ter ido á Madeira recrutar um jogador brasileiro de 30 anos, dispensado pelo Nacional da
Madeira.
Quer queiramos quer não, este não é o Manuel Machado vimaranense que há uns anos atrás apostava nos jovens da formação do clube.
Antes da dispensa de Custódio, já saiu Moreno, já saiu Victor Bastos e vimos entrar Cléber, Tarzan. Saem portugueses entram estrangeiros.
Ainda hoje de manhã o site desportivo Vitoria Grande dava como certa a inclusão de Dinis no Plantel, colocando inclusive uma foto em que o jogador estava a conversa com Manuel Machado. Mais tarde é o site do Vitória a informar que Dinis foi cedido ao Lousada, assim como Ostolaza foi para o Freamunde.
Quanto tudo fazia querer que um jovem vitoriano iria substituir outro vitoriano acabado de sair, eis que tudo volta á mesma forma.
Ou seja, vamos continuar a dispor de dois trincos na casa dos 30 anos (Meireles e Cléber), lentos e cansados e ainda um João Alves á procura da melhor forma.
Com todas estas mudanças ficamos dependentes destes três médios defensivos e em caso de SOS ou Manuel Machado recorre á polivalência de Ricardo, ou chama Edson Sitta para o meio e coloca na esquerda o jogador de Jorge Mendes, para justificar o investimento absurdo o que esta direcção efectuou uma vez mais.
Mas as jogatinas continuam e ao que parece Rui Miguel também vai ser exportado para a Ucrânia. Mas o pior poderá já ter acontecido, como a cedência de Nilson a Paulo Sérgio, que esperava pelo nosso guarda do Castelo até ao dia de Hoje.
Bom, isto a acontecer creio que até o Dom Afonso Henriques vinha cá baixo para com a sua longa e forte “espada” ceifar este bando de incompetentes que teimam em destruir o meu e o nosso Vitória.
Está na hora de os associados arrebitarem cabelo e não permitir que estes senhores façam do Vitória a sua quinta.
O Vitória precisa urgentemente de gente nova, ideias novas, mais profissionalismo e indo contra a sua opinião já expressa, julgo que o Vitoria tem de partir inevitavelmente para uma SAD, onde aí sim os associados terão a oportunidade de saber quais os valores que são transaccionados com as transferências de jogadores, contratos com televisão, etc.
Este modelo de gestão apenas serve para os oportunistas e para aqueles que se querem servir do Vitória e do futebol para se promoverem e enriquecer ainda mais.

Anónimo disse...

Ninguém gosta mais de jogadores feitos e nascidos, no Vitória e em Guimarães.
Custódio é apenas um deles.
Mas convenhamos, já teve várias oportunidades de mostrar valor, mas o certo é que não conseguiu convencer vários técnicos.
O facto de ir para o SCB, francamente não vejo qual é o problema.
Quanto ao resto, e como alguém dizia...é futebol.
Está na hora de acabar com "conices" por tudo e por nada.

Vitória nos triunfos e nas derrotas.

Hugo J.Silva disse...

O Custódio por várias vezes, mostrou interesse em sair do Vitória.
Amigos, colegas e familia, toda a gente sabia.
Acabou por saír, ponto final !

Unknown disse...

Não concordo com a saída do Custódio, porque acho que tem valor para estar no Vitória. Mas passaram Cajuda, Nelo Vingada, P. Sérgio e MMachado e o Custódio não passou de 2ª opção. Eu preferia que ele ficasse, mas 4 treinadores que o treinaram viram-no como 2ª até 3ª opção. Eles é que são pagos para tomar estas decisões. E nenhum deles apostou no Custódio. É que nem um !
No meio de alguma "histeria", que pelas razões expostas acho não fazer sentido, preocupa-me mais o sinal contrário dado aos atletas "da casa" e obviamente da formação. Saíram Moreno e Custódio. Dois anos seguidos na fase final de juniores, muitos jovens nas selecções, ainda esta semana são 5 salvo erro convocados nos sub-19. E nos seniores apenas o Tomané vai figurando.
Dinis, Jussane, Gonçalo, alguns apontarão outros nomes, pelo menos mereciam uma oportunidade no plantel na minha opinião.

Porque vamos ser sinceros, tirando Andrezinho, Desmarets e Sereno, da lista de jogadores que o Sr. Cirilo diz terem reforçado adversários ou saíram a custo zero, Felicio,Milhazes,Marquinho,Jorge Gonçalves, Kamani Hill,Mendieta acha mesmo que tinham lugar neste Vitória ou que alguma vez nos iam dar alegrias ou dinheiro ? Na sua opinião deviam ter ficado em Guimarães a pesar na folha salarial ?

luis cirilo disse...

Caro APL:
Muito obrigado pelas suas palavras e pela simpatia que expressa.
A seu tempo se verá o que cada um de nós pode fazer pelo Vitória.
Caro Anónimo:
Não,não está a sonhar. É isso que quase todos queremos.
Caro Pantic:
Lá virá o dia...
Caro Pedro:
Eu também lhe desejo boa sorte.
É verdade que jogou pouco com 4 treinadores.
Recordará que chegou vindo d euma longa paragem e demorou a chegar ao ritmo certo. Pelo meio ainda teve uma lesão algo demorada.
Este era o ano dele.Pode ser que seja. NOutro lado infelizmente.
Caro Anónimo:
Acho que tem toda a razão!
Caro Anónimo:
Tal como o anterior creio que tem razão. Poupar salários com um jogador que era nosso para os gastar com um emprestado é uma gestão rica...em asneiras.
Caro Lourenço:
Claro que quelaquer vitoriano se sente indignado com este frete ao Braga.
Porque se o MM não queria o jogador (mas quer um brasileiro mais velho,dispensado do Nacional, e que joga a passo)admito que o Vitória o transferisse.
Até para o Braga.
Desde que fosse pago pelo justo valor.
Assim é que nunca.
Quanto á SAD não é a existência dela que transforma as coisas da opacidade actual para a clareza desejável.
Veja o que se passa nalgumas SAD'S.
O que o Vitória precisa é de dirigentes que falem claro e trasnmitam confiança aos sócios.
Eu percebo,porque já por lá andei,que alguns negócios necessitam de reserva.
MAs de uma reserva que não cause qualquer duvida aos sócios.
Caro Anónimo:
Só pode ser convencido quem admite que pode estar enganado.
Se para um vitoriano facilitar a vida ao Braga não tem problema...não vale a pena dizer mais nada.
Caro Hugo Silva:
Eu compreendo que a direcção e apoiantes bem gostassem de por um ponto final neste assunto.
Neste e noutros.
Mas não vão ter essa sorte.
Caro Paulo César:
Estamos de acordo quanto aos jovens da formação. Eu também esperava que com a transferência do Moreno e a oferta do Custódio fosse tempo de o DInis ter a sua oportunidade no plantel.
Afinal vai para Lousada onde a sua evolução será muito duvidosa.
Tal como a dos que foram para Amarante.
Quanto aos que sairam a custo zero devo dizer-lhe que Fábio Felicio e Marquinho foram,em minha opinião,mal dispensados.
Kamani e Mendieta não sei porque nunca os vi jogar a sério.
Sobre Custódio,para finalizar, devo recordar-lhe o estado fisico em que chegou e a as lesões que teve.
Este anos,fisicamente bem e com a pré temporada toda cumprida sem problemas,podia perfeitamente ser o seu ano.
É a minha opinião.
E outra coisa: Ai de mim no dia em que tomar os critérios de Nelo Vingada ou Paulo Sérgio como definitivos.

luis cirilo disse...

Caro APL:
Muito obrigado pelas suas palavras e pela simpatia que expressa.
A seu tempo se verá o que cada um de nós pode fazer pelo Vitória.
Caro Anónimo:
Não,não está a sonhar. É isso que quase todos queremos.
Caro Pantic:
Lá virá o dia...
Caro Pedro:
Eu também lhe desejo boa sorte.
É verdade que jogou pouco com 4 treinadores.
Recordará que chegou vindo d euma longa paragem e demorou a chegar ao ritmo certo. Pelo meio ainda teve uma lesão algo demorada.
Este era o ano dele.Pode ser que seja. NOutro lado infelizmente.
Caro Anónimo:
Acho que tem toda a razão!
Caro Anónimo:
Tal como o anterior creio que tem razão. Poupar salários com um jogador que era nosso para os gastar com um emprestado é uma gestão rica...em asneiras.
Caro Lourenço:
Claro que quelaquer vitoriano se sente indignado com este frete ao Braga.
Porque se o MM não queria o jogador (mas quer um brasileiro mais velho,dispensado do Nacional, e que joga a passo)admito que o Vitória o transferisse.
Até para o Braga.
Desde que fosse pago pelo justo valor.
Assim é que nunca.
Quanto á SAD não é a existência dela que transforma as coisas da opacidade actual para a clareza desejável.
Veja o que se passa nalgumas SAD'S.
O que o Vitória precisa é de dirigentes que falem claro e trasnmitam confiança aos sócios.
Eu percebo,porque já por lá andei,que alguns negócios necessitam de reserva.
MAs de uma reserva que não cause qualquer duvida aos sócios.
Caro Anónimo:
Só pode ser convencido quem admite que pode estar enganado.
Se para um vitoriano facilitar a vida ao Braga não tem problema...não vale a pena dizer mais nada.
Caro Hugo Silva:
Eu compreendo que a direcção e apoiantes bem gostassem de por um ponto final neste assunto.
Neste e noutros.
Mas não vão ter essa sorte.
Caro Paulo César:
Estamos de acordo quanto aos jovens da formação. Eu também esperava que com a transferência do Moreno e a oferta do Custódio fosse tempo de o DInis ter a sua oportunidade no plantel.
Afinal vai para Lousada onde a sua evolução será muito duvidosa.
Tal como a dos que foram para Amarante.
Quanto aos que sairam a custo zero devo dizer-lhe que Fábio Felicio e Marquinho foram,em minha opinião,mal dispensados.
Kamani e Mendieta não sei porque nunca os vi jogar a sério.
Sobre Custódio,para finalizar, devo recordar-lhe o estado fisico em que chegou e a as lesões que teve.
Este anos,fisicamente bem e com a pré temporada toda cumprida sem problemas,podia perfeitamente ser o seu ano.
É a minha opinião.
E outra coisa: Ai de mim no dia em que tomar os critérios de Nelo Vingada ou Paulo Sérgio como definitivos.