O marketing associado ao futebol tem um espaço de crescimento que parece não ter limites.
Veja-se esta campanha promocional da "Air Asia" associando-se ao Manchester United e á enorme implantação que o grande clube inglês tem nos mercados orientais.
Não é por acaso que hoje os maiores clubes europeus dedicam cada vez maior atenção ao mercado asiático quer em termos de jogos de pré temporada,quer em termos de digressões,quer na venda de merchandising.
Vi recentemente uns números relativos á venda de camisolas do Barcelona na China que são absolutamente espantosos em termos do potencial que esse país representa para os clubes europeus arrecadarem receitas.
Especialmente espanhóis e ingleses que são os mais populares.
Para os clubes portugueses esses mercados são ainda inacessíveis,ou pelo menos pouco atractivos,pela simples razão de não terem jogadores de popularidade mundial que potenciem a sua entrada no gosto massivo dos consumidores.
Mas fica,pelo menos, a ideia que o marketing gera possibilidades imensas de arrecadação de receitas.
Desde que bem trabalhado como é óbvio.
Simples dedução,que provavelmente nunca(?) será confirmada, mas acho que um avião decorado com o símbolo e as cores do Vitória devia ficar bem bonito!
Depois Falamos
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4 comentários:
Foi este que lvou o Bébe???
Caro Pedro:
Se não foi este foi parecido
Se pensarmos que quando o Real contratou o Beckham ao Manchester, a camisola deve vendia na Ásia 5 VEZES MAIS que, na altura, as camisolas do Figo, Zidane, Raul, Roberto Carlos e Ronaldo (o brasileiro) todos juntos, já dá para perceber a importãncia do marketing e da venda de merchandising e camisolas nas finanças de uma equipa...
Coisa que, pelos vistos, uns certos iluminados do nosso clube ainda não perceberam...
Caro Sic:
Lamentavelmente não perceberam.
E julgo que nunca perceberão.
COm prejuizo para o clube
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