domingo, setembro 12, 2010

Um Triunfo Normal

Foto: http://oladov.blogspot.com

Confesso que fiz um pequeno compasso de espera antes de escrever meia dúzia de linhas sobre o Vitória-Benfica de 6ª feira passada.
Quis ver as reacções.
Desde as desavergonhadas,como as LFV ,Rui Costa e Jorge Jesus, ás carpideiras profissionais que nas televisões e jornais fazem um esforço ridiculo para tentarem passar a ideia de que foi o Benfica que perdeu (com a ajuda do malvado árbitro) e não o Vitória que ganhou.
O despudor chegou a tal nível que ontem até na transmissão do Porto-Braga,na TVI, o tarefeiro de serviço arranjou maneira de falar da arbitragem de Olegário Benquerença!
Claro que ainda faltam os programas do regime.
"O dia seguinte", o "trio de ataque" e o "prolongamento".
Onde os comentadores benfiquistas,sem contraditório,vão poder intoxicar mais a opinião pública.
Mas são as televisões que temos.
Que nesta matéria de futebol ainda estão no...feudalismo!
Vamos então ao jogo.
Que foi perfeitamente normal.
O Vitória jogava em casa, perante um apoio esmagador dos seus adeptos,estando melhor classificado que o Benfica.
Logo era favorito.
Limitou-se a confirmá-lo.
Jogou melhor,controlou o andamento do jogo,teve mais oportunidades e marcou mais golos.
Pelo caminho Manuel Machado ainda deu uma lição táctica,nomeadamente nas substituições,ao...mestre da táctica.
O árbitro ?
Não teve influência no resultado.
Talvez tenha exagerado nos amarelos. O mostrado a Rui Miguel foi uma barbaridade.
No inverso foi parco nos vermelhos.
E Carlos Martins fez mais do que o suficiente para o merecer.
Penaltys?
Na televisão talvez veja um , só após várias repetições, e sem certeza absoluta.
No estádio não me pareceu.
E um penalty é uma coisa e um golo outra bem diferente.
Especialmente sendo Cardozo a marcar.
De resto enganou-se para os dois lados.
O Vitória ganhou com toda a justiça.
E os três pontos ficaram onde era justo ficarem.
E isso é o que verdadeiramente importa.
Depois Falamos

19 comentários:

slbaddicted disse...

Vê-se mesmo que é adepto da célebre frase de Pimenta Machado...
Então quando as coisas são contra o Vitória e se sentem prejudicados, é um Deus nos acuda que não há justiça em Portugal, quando as coisas são a vosso favor, já é justo...
Muito bom mesmo...digno.
E já agora um conselho...compre uma televisão nova pois a sua deve estar com problemas e não deixa ver com clareza as coisas...mas para ajudar deixo aqui um link...isto se se dignar a querer ver as coisas como aconteceram e não à político.

http://www.dailymotion.com/video/xerxp1_o-roubo-do-boiquerenca_sport#from=embed

Mas parabéns ao Vitória que não tem culpa de nada e jogou bem.

Anónimo disse...

O futuro campeão europeu (?)levou o banho não esperava e o resto são desculpas de mau pagador. Já era tempo de fazer os lampiões descer à terra, e ainda bem que o Vitória muito contribuiu para isso. Claro que as capideiras vão prosseguir a sua cruzada tentanto sensibilizar (ainda mais?) o sector da arbitragem. Só que o ano de vacas gordas (2009/2010) foi excepção, pelo que tudo irá voltar à normalidade, como de resto já está a acontecer. O Vitória à frente do Braga é, por enquanto, a grande novidade....

luis cirilo disse...

Caro slb:
Que o árbitro teve alguns erros é verdade.
Mas não apenas aqueles que dá jeito aos benfiquistas evocar.
Porque,especialmente na primeira parte,bem se enganou a favôr do Benfica.
Não preciso de televisão para ver os jogos do Vitória.
Vejo-os ao vivo. A televisão é para as repetições. E mesmo nessas,quando muito,terá existido um penalty sobre Carlos Martins.
E um penalty é diferente de um golo.
Então com o Cardozo a marcar...
QUanto á frase de Pimenta Machado é uma das maiores verdades que se disseram no futebol português.
Olhe compare as atitudes do seu presidente quando estava no Alverca e agora.
Quando ia ás Antas ver jogos ao lado de Pinto da Costa e escarnecer do Benfica e agora que até faz chorar calhaus a queixar-se dos prejuizos ao clube de que é presidente vá-se lá saber porque.
Mas tenha calma que melhores dias virão para o seu clube.
Caro Anónimo:
É bom vêlos assim.
Porque na esmagadora maioria das vezes somos nós que temos razões de queixa. E bem maiores

Anónimo disse...

Veja-se no ano passado, falta inesistente sobre fabio coentrão, que vale o golo aos 90 minutos.

Há faltas que valem mais que penaltis.

Como diria MM, um penalti não é liquido que seja golo.

Agora gostava de ganhar roubado, mas muito roubado, contra o braga, para sentirem na pele o que foi o ano passado.

VITOOOORIA

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Já tinha saudades de me arrepiar a ouvir todo o estádio, em êxtase, a cantar a plenos pulmões "Aconteça o que acontecer somos Vitória até Morrer".
Na passsada Sexta, o estádio voltou a ser aquilo que já foi, espero que volte a ser daqui para frente, um verdadeiro inferno, com os adeptos disponíveis para carregarem a equipa, que diga-se de passagem fez um excelente jogo.

É sempre digo de registo vencer um "Colosso Mundial", uma equipa, que segundo o "Monstro das Tácticas", Jorge "Chiclete" Jesus, não é inferior ao Real Madrid e Chelsea, e segundo alguns benfiquistas um sério candidato à vitória na Champions. Foi difícil, mas soube bem.

Quanto às queixas da agremiação do de Lisboa, são normais, estão habituados a ganhar, principlamente em Guimarães, da forma que agora se queixam de ter perdido.....

Pegando numa frase bem conhecida dos benfiquistas, dando-lhe um cunho pessoal, só me apetece dizer "Deixem Chorar o Benfica!!!"

Abraço

Pedro

Anónimo disse...

Olá caro Dr.,
Pelos vistos acabou aquilo a que vulgarmente se chama "MAMA" na nossa cidade e no nosso estádio, "MAMA" essa a que estes senhores se habituaram. No entanto e à cautela já começou a choradeira, até porque quem não chora não "MAMA". Já nem vou mais longe que o jogo do ano passado. Basta esse para exemplo até porque para pior só mesmo recuando até ao tempo de Cascavel, Ademir e companhia em que nos foi marcado um penalti por mão do Miguel. A mão existiu o problema é que foi no meio da meia lua. Procurem no youtube que vão encontrar. Perdemos 3-1 depois de estarmos a ganhar. Enfim...Se calhar nessa altura ainda havia muitas televisões a preto e branco e os comentadores/paineleiros/tecnologias ainda eram muito rudimentares e/ou não existiam. Felizmente que me habituei a saber ver futebol e a vê-lo "in loco". Infelizmente "in loco" habituei-me a ser escamoteado/roubado/injustiçado/etc, ao ponto de estar calejado e cansado de tanta dualidade de critérios contra o Vitória. Entre o deve e o haver tenho a certeza que o benfica ainda tem muito plafond para gastar. Atrevo-me até a dizer que esse plafond é quase ilimitado. Se houvesse seriedade no futebol estes senhores não acabavam um jogo com onze, tais as atitudes e posturas recorrentes de david luis, aimar, carlos martins. Principalmente estes e quase sempre estes. Tenham vergonha e bom senso e reconheçam que fomos melhores. O mister chiclete lá reconheceu que tivemos mérito mas que também marcamos um segundo golo com sorte. Sorte??????? Qual sorte????? E o golo do benfica foi o quê? Se calhar a televisão do mister chiclete é que está avariada. Ou será do tempo dos penaltis na meia lua??????
De facto tem toda a razão quando diz que penaltis e foras de jogo não são golos certos. Para eles são pelos vistos. Que pensará o Daúto Faquirá do golo que marcou em alvalade? É que dizer não disse nada. Mostrou uma dignidade enorme em não comentar o lance. Esse sim foi golo e esse sim teria influência directissíma no resultado.
Haja decência, bom senso e decoro.
Tenham juízo e joguem à bola.

ps.: ainda ninguém se preocupou em perguntar porque deram tanto dinheiro pelo roberto. Chegou com o acordo de todos. Rui costa, mister e presidente. Vem aí o inverno e dá jeito ter umas boas luvas. Eu se fosse benfiquista perguntava...

Abraço caro Dr. Cirilo

Jorge Nuno Folhadela

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Acho ridiculo este circo montado em volta de uma derrota normal.
Mas o que realmente importa,os 3 pontos,já ninguém os tira ao Vitória.
Caro Pedro:
Creio que o ambiente no estádio foi o maior ganho da noite de sexta feira. Mais até que os 3 pontos ganhos contra o antepenultimo.
Porque se os vitorianos se motivarem ninguém para o Vitória.

Vitoriano disse...

Caro slbaddicted

certamente no ano passado nao se queixou quando fabio coentrao mergulha e o Sr.Arbitro dá livre e na sequencia golo do benfica...ou para nao falar do penalti do flavio,que é penalti,mas nunca segundo amarelo...para nao falar do jogo de Lisboa com o resultado em 1-1 o valdomiro é agredido(nem sei se se pode chamar assim,aquilo era mais karaté) pelo javi garcia...poderia ter dado o 1-2 a favor do Vitória...certamente passou-lhe ao lado claro,e nem sequer andou a ver repetiçoes ou a distribuir links para se ver...

e ja agora gostaria de convida-lo a ver o historial deste senhor olegario contra o nosso Vitória...algum dia teria de ser...

Anónimo disse...

Boa Tarde Dr.,
Depois do comentário que aqui deixei e de umas breves pesquisas por outros blogs descobri uma verdadeira pérola no "voz do Berço". Ora essa pérola é nem mais nem menos que um vídeo da benfica tv com dois jornalistas comentando em directo o jogo de sexta feira. Presume-se que sejam benfiquistas e por aí nada a opôr a certas clubites que pudessem ocorrer. Mas, espante-se meu caro, não é isso que se verifica e podemos conferir que, e afinal, um dos penaltis não existe e que o cardozo sempre está adiantado aos defesas, logo em fora de jogo. São eles que o dizem até. Pior ainda acontece quando o Vitória marca o segundo golo. É que se ouve uma gargalhada. Pelos vistos também há benfiquistas sérios e com capacidade de ultrapassar as derrotas e o mau futebol com um sorriso. Também fico contente por, e afinal, perceber que a sua televisão meu caro já é a cores e será certamente um lcd ou plasma jeitosito. Também pude ficar descansado quanto à sua saúde ocular.
Será que alguém vai ser despedido na benfica tv como se comenta no "voz do berço"?????????
Difunda e divulgue. Faça um favor às carpideiras caro doutor.

Abraço
SOMOS ÚNICOS

Jorge Nuno Folhadela

slbaddicted disse...

Caro Vitoriano (peço desculpa ao Dr Luis Cirilo por utilizar este espaço para responder a um comentador), como pude constatar no seu perfil, é seguidor do Vimaranes e como tal pode ler nos meus comentários naquele espaço que a minha revolta não é por este jogo em particular, mas sim por um acumular de situações que se estendem a QUATRO jogos nas primeiras QUATRO jornadas.
Se fosse só neste jogo nem me dava ao trabalho de comentar.
Agora ninguém pode negar uma evidência...e essa é que querem retirar o Benfica da luta pelo título o mais cedo possível.

E como referi, parabéns ao Vitória que fez um bom jogo e independentemente de erros, mereceu a vitória.

luis cirilo disse...

Caro Jorge Folhadela:
Como o meu amigo sabe a história do nosso futebol é feita de mentiras.
Todas elas beneficinado a santissima trindade slb/fcp/scp.
Com a rarissima, e já resolvida excepção,que foi o Boavista.
Por isso só me rio quando os vejo assim.
Tem o que merecem.
Porque como diz, e bem,já podiamos ter dois titulos e um segundo lugar se não fossem as manobras de bastidores.
Também já vi esse hilariante video.
Infelizmente já retirado.
Caro Vitoriano:
E como esses são tantos os exemplos.
A arbitragem em portugal é fraca,regra geral pouco corajosa,mas os dirigentes também tem culpa e não é pouca.
Porque de uma minhoca fazem uma anaconda.
Caro slb:
Esteja á vontade.
Mas não esqueça que os árbitros nestes quatro jogos,mais a final da taça da liga,tem sido muito permissivos com a violência de alguns jogadores do benfica.
E olhe que na champions não existe essa tolerância.

slbaddicted disse...

Concordo com a violência na Supertaça (não Taça da Liga), mas não nos outros jogos.
No jogo da Supertaça, fui um dos primeiros a criticar o que se passou...não é digno de uma equipa de futebol...grande ou pequena.

luis cirilo disse...

Caro slb:
Tem toda a razão.
Foi,de facto,na supertaça.
Quanto aos outros jogos relembro-lhe as cotoveladas de david luis a sougou e de cardozo a ney.

Anónimo disse...

Eu entendo a azia dos benfiquistas pois na época passada não falavam de arbitragens, pudera estava controlada...agora, como vemos que mudou de mãos novamente, (que o diga o maritimo que já está a pagar a factura de não ter deixado sair o kleber pro fcp) já estão aos tiros contra tudo e contra todos, agora a roubalheira desta jornada foi no jogo do maritimo, mas esse ninguem fala.

FA

luis cirilo disse...

Caro FA:
Como é óbvio.
O ano passado com o mesmo presidente da arbitragem e os mesmos árbitros andavam caladinhos porque as coisas corriam a favôr.
Este ano,até porque os árbitros já não vão nos mergulhos do Aimar nem expulsam constantemente adversários,passou a estar tudo mal.
Se olhassem para a equipa e para o plantel perceberiam onde está o problema.
Mas é mais fácil lançar suspeições.
Ontem,no Porto canal,tive oportnidade de referir o Maritimo-Paços de Ferreira como o jogo mais mal arbitrado da jornada.
Porque aí sim o árbitro errou com fartura.

lourenço lima disse...

Esta vitória soube a mel. Uma Vitória da inteligência do nosso Manuel Machado conta a arrogância do Mago das tácticas Jorge Jesus. Embora reconheça alguns erros cometidos pela arbitragem do olegário
a verdade é que a Vitória caiu como uma luva ao nosso glorioso. O Vitória foi superior ao Benfica em futebol jogado pois foi a equipa que mais rematou, a que mais oportunidades criou. Não venham agora os benfiquistas deitar areia aos olhos daqueles que ainda conseguem enxergar qualquer coisa. O Benfica perdeu e logo no jogo das substituições. Gostaria aqui de deixar duas palavras a Rui Miguel, a Vitória é de todos, mas foi fundamentalmente dedicada a ele. Tarde mas apareceu e em grande, nas alturas, saltando mais que o caceteiro do David Luis.

luis cirilo disse...

Caro Lourenço:
Foi uma vitória tranquila da melho equipa.
Com mérito,justiça e total limpeza.
Se o SLB tivesse vergonha,ou ao menos conhecessem o significado do termo,lembrar-se-iam da época passada.
Em Guimarães ganharam com um golo falso como Judas.
Na Luz agressao de Javi a Valdomiro na área do slb.
Era vemelho e penalty.
Era...