terça-feira, fevereiro 02, 2010

Don Sócrates


O artigo de Mário Crespo,censurado pelo jornal onde nos últimos meses publicou alguns dos mais críticos artigos sobre a governação Sócrates, que demos á estampa no post anterior traduz bem o ponto a que chegou o totalitarismo do governo no seu desejo de calar a imprensa livre.
Foi Manuela Moura Guedes e o "Jornal de Sexta".
Foi José Eduardo Moniz.
Foi José Manuel Fernandes.
Vais ser,dentro de semanas, Marcelo Rebelo de Sousa.
Foi agora Mário Crespo.
A quem Sócrates,Lacão e Silva Pereira caracterizaram,entre outros mimos, como "um problema que teria de ter solução"(sic)!
Don Vito Corleone não diria melhor.
Porque o seu tradicional "...far-lhe ei uma oferta irrecusável..." esbarraria na integridade do jornalista e no seu desprezo por qualquer tentativa de aliciamento.
Sabedores disso estes Corleones "á portuguesa" foram direitos ao assunto.
Como não calavam o jornalista arranjaram maneira de ser o jornal a calá-lo recusando a publicação da crónica.
Que,e muitíssimo bem, o Instituto Sá Carneiro publicou no seu site(http://www.institutosacarneiro.pt/) para que todos possamos dele ter conhecimento.
E divulgar o mais possível.
Porque o totalitarismo combate-se com a liberdade.
De expressão.
E com o direito á informação.
Depois Falamos

5 comentários:

Filipe disse...

Tenho imensa pena que o nosso amigo Sócrates não nos tenha convidado para comemorar estes 100 dias de Governo (ironia). Depois de tão poucos feitos alcançados em 100 dias, comemorá-los dá ares da sua arrogância inconfundível e dos seus rasgos de falta de democracia. É triste ver gastar os dinheiros públicos com festas e almoços para não comemorar nada de jeito. Mas não é nada que já não nos tenhamos habituado... Melhor mesmo, é saber que as contas públicas estão no estado em que estão porque eles quiseram... obviamente que sim, basta ver que até ao final do ano passado apontavam para um défice pouco acima dos 8% e mais duas ou três semanas depois as contas desse ano arrastaram o défice para 9,3%. Se ele tivesse pedido ao Constâncio este arranjava-lhe uma previsão até mesmo às centésimas...mas como o pobre agora anda lá na candidatura, nem deve ter tempo para estes trocados... é pena!

Rui Osório disse...

Realmente este leitor tem razão. Comemorar 100 dias? Que palhaçada é esta? No meio desta "crise" que eles tanto nos fazem questão de lembrar ainda arranjam tempo para almoçinhos pagos por todos nós!? Por esta ordem de ideias vai ser os 100, 200, 300, 400 dias e etc... Lamentável.
Quanto ao seu post, eu acredito no Mário Crespo, ele até votava Sócrates, eu acompanho as suas crónicas e sei disso, mas graças ao caso Feeport felizmente abriu os olhos. Quanto ao Sócrates, não deve existir político em Portugal metido em tanta trapalhada como esse engenheiro. E como diz o povo, não há fumo sem fogo.

luis cirilo disse...

Caro Filipe:
Realmente festejar o quê ? A falta de vergonha deste PM e deste governo continuam,apesar de tudo, a surpreender-nos.
Fossem mas é trabalhar que é para isso que lhes pagamos.
Caro Pantic:
Realmente em trapalhadas o homem é imbativel. E vamos ver o que dá o pedido de nulidade da sua licenciatura.
Se calhar ainda nos vamos rir

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo
A ser verdade o que diz Mário Crespo, a classe jornalística independente, tem razões para estar preocupada. Salazar, comparado com este tirano que nos (des)governa, era um autêntico menino de coro.
Que raio de democracia é esta que cala todas as vozes incómodas, e continua tudo igual como se nada tivesse acontecido.
As pessoas decentes deste país, têm que alertar todas as consciências, não podemos deixar passar em claro mais esta vilania, que nos tolhe e envergonha.
Que têm a dizer os organismos europeus que superintendem os maus tratos, que todos os dias os profissionais da informação sofrem só porque não se vergam ao poder instituido.
Esta gente não tem um pingo de vergonha, ainda se permitem gastar rios de dinheiro do erário publico para comemorar coisas tão irrelevantes como se fossem grandes actos de suprema feitura.
Os desvarios da primeira republica, têm neste governo, a continuidade dos disparates que provocaram durante muitos anos, e que acabaram como todos sabemos.
Cumprimentos
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro S.Guimarães:
Estou inteiramente de acordo com a sua opinião.
se o assunto fosse para ter graça até diria que as amizades com Hugo Chaves e Eduardo dos Santos só podiam dar nisto.
Na importação de tentações totalitárias.
E depois ,para piorar,ainda somos obrigados a turar persobagens menores como Lacão,ridiculas como Santos Silva ou desavergonhadas como Silva pereira.
Estamos a bater alegremente (só faltava mesmo o Alegre ser Presidente) no fundo.