quarta-feira, maio 21, 2008

Razões de um apoio



Decidi apoiar a candidatura de Pedro Santana Lopes á liderança do PSD.
Com respeito e consideração pelos outros candidatos mas considerando que PSL tem condições mais vantajosas para poder enfrentar,e derrotar,José Sócrates em 2009.
Pela experiência,pelo carisma,pela oportunidade de quinzenalmente no Parlamento poder confrontar o primeiro ministro com os falhanços do governo, com as promessas de 2005 não cumpridas,com o degradar da qualidade de vida dos portugueses.
Demonstrando,no sitio próprio,que é a alternativa.
Mas também pelas ideias que norteiam a sua candidatura e pelo projecto que tem para Portugal.
E o que está em causa,a 31 de Maio,mais do que escolher um lider para o partido é apresentar aos portugueses uma opção ganhadora a Sócrates e ao seu deprimente governo.
Uma opção assente noutras ideias,noutra forma de fazer politica,noutro modo de entender Portugal.
Creio que Pedro Santana Lopes é a opção certa para este momento da vida do PSD e do país.
Por isso o apoio.
Depois Falamos

8 comentários:

Vimaranes disse...

Permita-me discordar totalmente do seu apoio a Pedro Santana Lopes. De facto, a única coisa que tornar PSL teoricamente mais "apto" é a possibilidade de estar no parlamento ao contrário dos seus dois "reais" adversários. No resto, creio que é seguramente a pior opção para o partido. PSL representa a fatia de populismo a que não quero ver entregue o seu/nosso partido; PSL representa por si só o caso de um acto falhado quando teve responsabilidades governamentais ainda que em situação complicada; PSL representa a falta de credibilidade e de seriedade que têm necessariamente de ser atributos do líder do maior partido da oposição; PSL está ainda visivelmente "marcado" pela recente passagem pelo governo e pela câmara de Lisboa, não oferecendo as garantias que o povo português pretende; PSL seria certamente um alvo de chacota demasiado fácil para os socialistas em campanha por razões óbvias; PSL não é, neste momento e na minha opinião, a solução para o actual PSD.

Não quero com isto dizer que Santana, não tenha qualidades que devam necessariamente ser ressalvadas e aproveitadas pelo partido. Quer na bancada parlamentar, onde pode continuar a ser um trunfo importante, como na candidatura a uma autarquia como PSL tanto gosta. De uma coisa não duvido. PSL é um homem de combate e de coragem e não daqueles que vão destilando veneno nos corredores da comunicação social.

Quanto a Pedro Passos Coelho, tem sobre si o peso da juventude e de nunca ter desempenhado funções que o possam preparar para "guiar" o país. No entanto, estando certo que ainda veremos PPC na liderança do partido, mas não nesta altura.

Por isso, "apoio" a candidatura de Ferreira Leite. Uma mulher com personalidade vincada em quem o país reconhece uma postura de seriedade e credibilidade. Uma mulher com um poder suficientemente aglutinador para voltar a unir o partido e voltar a fazer dele a opção para o país que neste momento não é. Com todos os defeitos que lhe são igualmente reconhecidos, continuo certo de que é a melhor opção para a liderança do PSD e para o "assalto" ao "poder" em 2009.

João Carvalho disse...

Após demorada reflexão decidi votar em Pedro Santana Lopes, por diversas razões: melhor projecto, conhecimento profundo do pais e do partido, experiencia politica (vista de quinze em quinze dias quando sucessivamente vence o Eng. Socrates no parlamento), e por com ele estarem aqueles que em momento algum abandonaram, criticaram ou se recosaram a combater pelo PSD, os que nunca puseram o seu ego á frente da vontade das bases do Psd.
Resp+eito muito Manuela Ferreira Leite, mas o q dela ouvi em Braga é uma visão economicista e ultrapassada do pais, e em momento algum poderia passar um cheque á galeria de horrores que a acompanha e que tanto mal fez ao partido e tanto desrespeitou as bases do PSD (e q se empenham em continuar a desrespeitar durante esta campanha, enfim é uma maçada ter q aturar as bases do PSD).
Quanto a Passos Coelho não acredito em soluções providenciais, em falsos jovens (o homem tem 46 anos, qualquer dia ésse jovem até aos 50),em quem á 2 anos classificava Menezes como um desastre para o paìs e agore corre para Gaia em busca do seu apoio (ai a credibilidade). E só em Portugal e no PSD é que o facto de não ter experiencia de governação pode ser considerardo um ponto forte (mais uma originalidade). Por isto e muito mais eu vou votar Pedro Santana Lopes.

Abílio Leite disse...

A questão que coloco é: Será que não há duas, sem três?
A conseguir, fica com um CV impressionante. Sempre melhor que um qualquer acv.

Alex Prata disse...

"...pela oportunidade de quinzenalmente no Parlamento poder confrontar o primeiro ministro"??????????? então este não foi um argumento desvalorizado a quando da candidatura do Dr. Luís Filipe Menezes, tenho de descordar consigo, PSL é o pior candidato neste momento. fui apoiante da sua candidatura a 1º ministro depois de ter sido dissolvida a Ass. da Republica mas, acho que passou o seu tempo os portugueses não confiam nele, ele e o Paulo Portas estão queimados politicamente. O nosso partido necessita de gente nova , de uma lufada de ar fresco estou farto de velhos do Restelo...

SicGloriaTransitMundi disse...

Santana tem carisma, tem glamour, tem facilidade de discurso, tem voz na Assembleia, tem popularidade mas também tem inconstância, falta de inteligência política (a chamada "ratice" ou "matreirice").

Patinha Antão tem vontade de ser lider...mas pouca! E para muitos é um "ilustre desconhecido", como o outro candidato que desistiu. Como é que ele se chamava mesmo???

Sobram Pedro Passos Coelho e Manuela Ferreira Leite.
Pedro Passos Coelho que tem boa figura, ideias, discurso, experiencia parlamentar, juventude, experiência partidária como ex-lider da JSD não tem experiência governativa nem força no partido.

Manuela Ferreira Leite não tem glamour, não tem facilidade de discurso, não tem boa figura (para muitos assemelha-se a uma tia ou avó avarenta que já tivemos e de quem nunca gostámos) e tem o apoio dessa "corja" que se chamam os "barões"...
Mas tem experiência profissional, política, partidária, governativa, parlamentar...e sabe para onde vai este país e para onde ela não o quer levar!
Manuela Ferreira Leite é aquela tia ou avó "mazinha", rezingona e chata, que está sempre a estragar as nossas bricadeiras, mas que está sempre lá para nos dar a mão ou para nós pegar ao colo quando temos medo ou a coisa está "preta"!

E infelizmente, Caro Luis, esta é uma dessas alturas!
Santana pode ser um tipo curtido, benm apessoado, rebelde e com facilidade de discurso, mas Manuela Ferreira Leite parece-me ser a pessoa indicada para o PSD e, quem sabe, o país!

Nota: Como sabes, não sou filiado no PSD, não me interessa a política, mas preocupo-me com o meu país.

Anónimo disse...

É o unico Social Democrata em jogo. A Manuela Ferreira Leite é a socretina numero um e vai potencializar o bloco central...espero que se não tenham esquecido desses tempos.
O Pedro Coelho é o politico da noitada e das discotecas, que valores tras alguem cujo caminho tem sido o da golpada constante, cujo caminho é feito na sombra da Cavaco...bem este não é o meu politico. O seu liberalismo é a morte lenta do estado e dos menos favorecidos...
Bem o Patrinha Antão nem para dar aulas, são uma grande seca...
Bem só mesmo o Pedro Santana Lopes para devolver ao partido o seu cariz social democrata.

Vimaranes disse...

"O Pedro Coelho é o politico da noitada e das discotecas,"

E Santana é o quê?

Anónimo disse...

caro Dr.Cirilo,
há muito tempo que apoio santana lopes, desde de viseu, mas considero que ele já não reune as condições para ser o nosso lider.

seria no minimo estranho a direita chegar às eleições com os mesmos liders de 2005!! seria demasiado fácil para o ps e para socrates.

o meu voto vai para Pedro Passos Coelho, pois considero que é a unica candidatura que não é de facção e que pode unir o partido a partir de 1 de junho.Mais, qualquer uma das outras candidaturas passaria o proximo ano a justificar os erros do passado.

Pedro Passos Coelho, é jovem, tem um estilo diferente, que cativa e que vem com uma nova dinâmica de vitoria que envolve e que faz os militantes e os portugueses acreditarem novamente.

O FUTURO É AGORA, eu voto Pedro Passos Coelho.