A detenção de Fernando Madureira não é em si uma surpresa.
Percebia-se que um dia, mais cedo ou mais tarde, teria de prestar explicações á justiça desde pelo menos a época em que publicou um livro a narrar todas as patifarias e crimes cometidos pelos Superdragões ao longo dos anos nas suas deslocações pelo país e pelo estrangeiro a acompanharem o F.C. Porto.
Se há surpresa é em ter sido mais tarde do que mais cedo.
Mas o que é verdadeiramente curioso neste caso (que ainda está no seu início e a Justiça fará agora o seu caminho) é o nome dado à operação.
Que é denominada de "Operação Pretoriano".
O que tem um significado que pode ir muito para lá do mero nome.
Vejamos o que diz o dicionário sobre o significado de pretoriano:
"pretoriano", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2024, https://dicionario.priberam.org/pretoriano.
adjectivo
1. [História] Relativo ao pretor romano (ex.: autorização pretoriana; édito pretoriano).
2. [História] Que diz respeito à guarda pessoal dos imperadores romanos (ex.: acampamento pretoriano; guardas pretorianos).
3. Que envolve intriga, interferência ou corrupção política, tal como acontecia na guarda pretoriana da Roma antiga (ex.: burocratas pretorianos).
Nesta definição de pretoriano, e muito em especial no seu ponto 2, pode bem estar a explicação de ter sido dado este nome a esta operação e ela poder ser apenas o inicio do puxar do fio de um novelo que começando pela guarda pretoriana acabe no "imperador" e na sua "corte" mais próxima.
A ver vamos.
Mas que o nome dado à operação nada tem de inocente isso não tem de certeza.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário