Por vezes discute-se o que é realmente um dérbi.
Se um jogo entre dois clubes da mesma cidade, se da mesma região, se de grande rivalidade entre os intervenientes.
Não são coincidentes as opiniões e por isso se chama dérbi a um Marítimo vs Nacional, a um Vitória vs Braga ou a um Porto vs Sporting para dar apenas três exemplos de cada uma das situações.
No actual campeonato nacional com seis equipa da AF Braga, mais cinco da AF Lisboa , três da AF Porto, duas da AF Faro e uma da AF Aveiro e outra da AF Vila Real dá-se a curiosidade de se ver frequentemente qualquer jogo entre equipas da AF Braga ser considerado um dérbi do Minho, o mesmo se passando com jogos entre Boavista e Porto que também são considerados dérbis mas de nenhum deles com o Rio Ave, enquanto o Farense vs Portimonense é também chamado de dérbi embora com menos frequência.
Curiosmente, mas não vou aqui aprofundar o assunto, quando se trata de jogos entre clubes da AF Lisboa já se sabe que o Sporting vs Benfica é nalguns espaços noticiosos tratado como o maior dos dérbis mas já os jogos de qualquer um deles com Estoril, Estrela da Amadora e Casa Pia não tem direito a esse tratamento.
Em suma há para todos os gostos.
Surgiu esta reflexão em função das três fotografias que publico de estádios de clubes ingleses e escoceses.
Na primeira os estádios de Nottingham Forest e Notts County.
A segunda de Liverpool e Everton.
A terceira de Dundee FC e Dundee United.
E nestes casos, para lá da riquissíma história de confrontos entre os clubes, então Liverpool e Everton nem se fala, não há qualquer dúvida que com estádios tão próximos se trata de autênticos dérbis.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário