quinta-feira, setembro 22, 2022

Centenário

 O meu artigo desta semana no zerozero.pt
O Vitória Sport Clube completa hoje, quinta feira 22 de Setembro de 2022, cem anos de vida.
Que aniversário tão bonito e com tanto significado para todos os seus adeptos e também, vá lá, para todos quantos gostam de desporto e reconhecem no Vitória uma das suas maiores e mais prestigiadas instituições.
Um aniversário único e irrepetível, porque será o único Centenário que todos nós que por cá andamos veremos comemorar, para o qual o clube iniciou um ano atrás um programa de comemorações que apenas será concluido em Setembro de 2023 (únicos em tudo até na comemoração alongada de uma data tão importante) e do qual tem constado uma grande variedade de eventos.
Tertúlias, exposições, concursos nas escolas, edição de livros, debates, conferências, competições desportivas, iniciativas várias d einteracção com a comunidade e outras actividades que tem sido levadas a cabo e vão continuar a ser nos próximos meses para que os vitorianos e os simpatizantes do clube possam disfrutar plenamente desta data histórica.
E cabe aqui dizer que para lá de todas essas actividades públicas o Vitória iniciou também ainda em 2021 um processo importantissímo de classificação do património de troféus e do espólio documental do clube para que as gerações vindouras possam conhecer muito melhor a memória histórica do clube.
Mas hoje é o evento dos eventos e aquele que mais decisivamente marcará esta data..
A Gala comemorativa do Centenário.
À qual, contrariamente ao que aconteceu em Galas anteriores praticamente reservadas a convidados e homenageados , terão acesso todos os associados do Vitória que desejem estar presentes e participar nesse momento único e extraoridinário do clube bastando para o efeito munirem-se de um bilhete vendido ao preço simbólico de 5 euros.
A Gala terá um programa próprio que creio muito atractivo, um naipe de artistas à altura do que se comemora, mas será acima de tudo uma grande festa da família vitoriana.
Uma grande festa que começará, nem podia ser de outra forma porque o clube é dos sócios e para os sócios, com a habitual entrega de emblemas comemoriativos aos associados que completam 25, 50 e 75 anos de filiação ininterrupta.
E serão mais de quatro centenas a receberem os seus emblemas.
Depois a Gala propriamente dita.
Em que vamos recordar o passado, celebrar o presente e olhar o futuro.
Em que vamos recordar grandes equipas, grandes jogadores e grandes sucessos
De futebol, de basquetebol, de voleibol, de pólo aquático, de andebol, da natação, de modalidades de combate, do ténis de mesa e até de modalidades que já não praticamos mas da qual há boas memórias como o hóquei em patins e o ciclismo.
Vamos celebrar as Taças de Portugal ganhas no futebol, basquetebol, voleibol e pólo aquático.
Os campeonatos nacionais de futebol jovem em iniciados, juvenis e juniores.
A Supertaça em futebol.
O título nacional de voleibol.
O tri campeonato em pólo aquático.
Os titulos nacionais em natação e nacionais , europeus e mundiais em modalidades de combate.
Um clube que tem o ecletismo no seu ADN e que nunca foi nem será um clube exclusivamente de futebol mas sim um clube profunda e convictamente eclético.
Há tanto que celebrar, há tanto para recordar, há bases tão sólidas para desejarmos um presente e um futuro com uma ambição sempre em crescendo.
Há Vitória.
E é a esse Vitória, fundado na Chapelaria Macedo por António Macedo Guimarães e amigos e construido por sucessivas e sucessivas gerações de adeptos, dirigentes, atletas, técnicos e funcionários, que cabe às gerações actuais a responsabilidade de darem continuidade para entregarem às gerações vindouras um clube maior, mais forte, mais ganhador, mais importante no panorama nacional e internacional.
Vamos pois celebrar 100 anos de Vitória numa Gala que se deseja inesquecível.
Porque é a Gala do nosso Vitória.
E o nosso Vitória é um jovem de cem anos que tem uma longa vida pela frente.
Que a comemoração destes cem anos seja o ponto de partida para o futuro que todos lhe desejamos.
Viva o Vitória.

Sem comentários: