quinta-feira, julho 11, 2024

Final

E tal como já se vinha prevendo há algum tempo vistas as equipas e os dois lados do quadro dos apurados para os oitavos de final  um Espanha vs Inglaterra é a final lógica entre as duas melhores equipas de cada um desses lados.
Do lado onde estavam os ingleses, e pese  embora a presença do campeão Itália e da Holanda, era evidente que eles tinha a melhor seleção e só por um acaso próprio do futebol não marcariam presença no derradeiro jogo em Berlim.
Que será a sua segunda final de Europeu consecutiva depois da derrota face à Itália em 2021.
Do outro lado as coisas fiavam mais fino porque para lá da Espanha ainda havia a França, Portugal e a Alemanha que sendo um potência do futebol, e ainda por cima país organizador, tinha credenciais muito fortes que a habilitavam como possível finalista.
Direi até, mera opinião pessoal, que qualquer uma destas quatro seleções  seria favorita num afinal frente à Inglaterra porque qualquer uma delas é no plano teórico melho que a formação inglesa.
Quis o mérito que seja a Espanha a estar presente na final o que acho perfeitamente justo porque foi claramente a melhor seleção deste Europeu não só na qualidade  mas também na ideia de jogo e na cultura táctica em todas as situações.
Para lá, e como isso é importante, de ter um excelente treinador.
Penso por isso que é clara favorita para a final de domingo.
Mas uma final é...uma final e do outro lado está uma equipa que não tendo a qualidade da espanhola tem ainda assim excelentes jogadores que podem perfeitamente desiquilibrar a balança para o seu lado porque tem valor para isso.
Será certamente um excelente jogo no qual teremos a oportunudade ver o confronto entre dois dos mais  talentosos futebolistas da actualidade como o são Jude Bellingham e Yamine Lamal.
Veremos quem ganha.
A Espanha é favorita mas nem sempre os favoritos ganham as finais.
Basta lembrar 2016.
Depois Falamos.
 

Sem comentários: