sexta-feira, janeiro 20, 2023

Malapata

Não será novidade para ninguém considerar que é um jogo muito difícil para o Vitória.
O Porto está num bom momento, a jogar bem e a sua aspiração de renovar o título foi reforçada com o resultado do último Benfica vs Sporting que lhe permitiu diminuir distâncias para o líder do campeonato agora que acaba a primeira volta do mesmo.
O Vitória é em tudo o oposto.
Não está num bom momento, não está a jogar bem e não só não se consegue aproximar do Casa Pia, meritório ocupante do quinto lugar, como ainda permite a aproximação daqueles que o seguem com o sério risco de já nesta jornada poder ser ultrapassado pelo Arouca.
Um clube que  noutros tempo discutia lugares com os quatro primeiros do actual campeonato e com o Boavista anda agora a disputá-los com Casa Pia, Arouca, Rio Ave, etc.
Nas últimas três jornadas, face aos "poderosos" Vizela, Rio Ave e Gil Vicente, o Vitória fez apenas um ponto em nove possíveis  logo após uma deprimente prestação na taça da liga em que num grupo fácil não conseguiu ganhar nenhum jogo.
São factos.
Por isso pode bem dizer-se que raramente Vitória e Porto se encontraram num cenário à partida tão desfavorável ao clube vimaranense!
À partida porque à chegada pode não ser assim.
Pese embora as várias baixas no meio campo (Handel e Zé Carlos fora de hipóteses e André André, Tiago Silva e Matheus Indio logo se verá) e a ausência no ataque de Anderson, o nosso PL em melhor forma, o Vitória tem ainda assim os seus argumentos e as suas possibilidades de fazer um bom resultado.
Tal como frente ao Benfica, que veio a Guimarães só com triunfos, em que jogou bem e só não ganhou porque o árbitro não deixou.
É isso que se espera para este jogo.
Entrega, determinação, capacidade de sofrimento, clareza de processos, táctica adequada, mexidas na equipa durante o jogo assertivas e atempadas e talento individual que permita potenciar tudo isso.
Já se sabe que o Porto é mais forte, individual e colectivamente, mas está muito longe de ser invencível.
E por isso o melhor Vitoria pode perfeitamente ganhar ou empatar com o Porto.
Se não o conseguir que seja apenas e só porque o adversário foi melhor, teve mais argumentos e mereceu ganhar como deve acontecer sempre no futebol e não por arbitragens tendenciosas como noutras vezes já aconteceu em jogos entre os dois clubes.
Que o resultado seja apenas fruto do confronto entre competência, capacidade, qualidade de jogo de ambas as equipas.
Até porque sou daqueles que não acredita em malapatas para explicar resultados de competições desportivas.
Depois Falamos.

Sem comentários: